31 março, 2020

"Nasceste? Pois vais a Itália!" - José Saramago

“A Itália devia ser (perdoe-se-me o exagero, se não tenho companheiros nele) o prémio de termos vindo a este mundo. Uma divindade qualquer, realmente encarregada de distribuir justiça, e não as penas, sabedora de artes, deveria murmurar ao ouvido de cada um de nós, ao menos uma vez na vida: «Nasceste? Pois vais a Itália!»

Florença é o coração do mundo, mas fechado e duro.”


“… Siena, a bem amada, a cidade onde o meu coração verdadeiramente se compraz. Terra de gente amável, lugar onde todos beberam do leite da bondade humana…”

Roma, a gigantesca, a cidade cujas portas e janelas foram feitas para homens de três metros, a cidade que não consente que a percorram a pé, a cidade que fatiga os músculos, os ossos e (seja perdoada a heresia) o espírito. Aqui deixo esta confissão humilhada: não compreendo Roma”.

“Não têm fim os museus do Vaticano. Avança-se por dezenas de enormes salas e galerias, de rotundas, de stanze, e sempre com o remorso de estar deixando para trás, talvez para sempre, o quadro, o fresco, a escultura, o livro iluminado que provavelmente nos ajudariam, à boa paz, a compreender melhor este mundo e a vida que fazemos nele.”


“De quantas cidades conheço, Veneza é a única que manifestamente morre, que o sabe, e, fatalista, não se importa muito.”

“De tão de passagem, Nápoles deixou-me a impressão de um gigantesco engarrafamento de automóveis, de gincana de doidos mansos …”

“Por minha parte, declaro que sempre entrarei em Itália em estado de submissão total, de joelhos…"

José Saramago, in "Manual de pintura e caligrafia", aqui no Rol.

13 comentários:

  1. Também ajoelho perante Itália. Pelo que diz Saramago e por tudo que ele não disse e que Itália é mais. Porque nunca tudo se dirá sobre ela. Ainda que se repita e repita. Itália a de beleza inenarrável, mulher que se ama posto em vagares e descobertas.

    ResponderEliminar
  2. Estranho esse olhar de Saramago sobre a Itália@! Gostei de ver! Da minha parte, ADORO A ITÁLIA! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Gostei do texto. De Itália, só estive em Roma e em Génova - adorei as duas viagens e gostaria muito de conhecer mais
    (só li 4 livros - era a minha mentirinha de 1 de Abril)
    um beijinho e muita saúde e sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabi, caí como uma patinha!!!!!
      Agora que sorri, não me importo.
      Beijo, saúde e... livros para ler com calma!!!!|

      Eliminar
  4. Oi, querida amiga, dei uma paradinha pequena, nada vinha na cabeça...Está difícil.
    Bem, ontem à noite estava passando na TV muito sobre a Europa, vi teu lindo Portugal e outros países que sofrem as mesmas dores do mundo: o infeliz do vírus. E quando passou a Itália... senti que me reportaram para outro mundo, aquelas construções magníficas, as ruas, o 'clima' é só dela. Vi uma Itália sem dor, um documentário da cidade. Quanta arte, lá senti lamentos, alegria, mistério, um mundo diferente de sentimentos. Voltarei lá essa semana, preciso ver muito mais os segredos da Itália.
    Seguirá correio.
    Beijinho, cuida-te!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de ler aqui hoje.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Teresa!

    Pois eu nasci, mas ainda não fui a Itália, mas ainda tempo, acho eu.

    A Itália tem azar, pois tb foi a Patria da Peste Negra em 1348, mas esperemos que as mortes comecem a abrandar.

    Gostei das análises de Saramago, qto às diversas cidades italianas. Parece profecia.

    Beijos e saúde. Stay at home!

    ResponderEliminar
  7. Teresa,
    Muito obrigada por essa viagem
    gostosa e sem pressa.
    Cuide-se e fique o
    melhor que esse momento
    permitir.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha de partilha Teresa.
    Nunca tinha visto e reli amiga.
    Grato pela generosidade.
    Que bom passar aqui hoje e ter este presente.
    Um bom lindo fim de semana com os cuidados.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia de paz e saúde, querida amiga Teresa!
    Ia à Itália em novembro, mais uma vez o sonho foi adiado.
    Deus saberá o porquê.
    Gostei de ler aqui sobre as particularidades expressas.
    Tenha dias abençoados e na proteção de todo mal junto aos seus!
    🙏🙏🙏
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez Deus só a queira em Itália em 2021.
      O sonho foi apenas adiado...
      Querida Roselia, apesar das (minhas) ausências e silêncios, o meu gostar de si só cresce.
      Beijo carinhoso. Muita saúde, para si e para os seus.

      Eliminar
    2. Tenho certeza que sim, amiga querida.
      💐💙🙏😘

      Eliminar
  10. Pois eu segui o seu conselho: já lá estive e adorei!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar