06 março, 2020

Espaço dos amigos (2): um Céu sem limites, um Rio de poemas!

Chica e Jaime,  dois amigos que encontrei na  blogosfera.
A Chica é aquela amiga que todos os dias, bem cedo, nos manda palavras perfumadas, carinhosas e motivadoras, escolhidas como flores frescas. A amiga generosa, que recorda datas importantes, participa em todos os desafios, manda mimos quando percebe que algo nos preocupa. A amiga que fotografa céus, mares, raízes, plantas... (e até férias praianas...), e escreve frases e versos encantadores. A amiga que gosta de dar destaque ao que publicam os amigos (eu já  por lá vi céus e mares meus).  Muitas vezes me interrogo: como consegue a Chica publicar tanto e dar-se tanto, a tantas amigas e amigos?
(Diz-me só a mim, querida amiga, qual é o teu segredo. Já deves ter percebido que eu a «gerir» comentários sou um zero, um zerinho!)
O amigo Jaime é mais recatado, um avô babado (é tudo o que eu sei dele), um criador poético inspirado e inspirador. Semanalmente, brinda-nos com versos ricos em ritmo e emoção, que exigem a nossa atenção e instigam a nossa imaginação. Poetiza sobre vários temas, mas é o amor o seu «amor de perdição». (Hoje, aqui, eu confesso que por mais que investigue lendo e relendo verso a verso dum mesmo poema, ainda não descobri se naquele tanto amor o poeta a si se revela...)
Uma coisa não me sai da cabeça: porque não publica ele os seus poemas em livro?
(Se preferires, oh meu amigo diz agora, só para mim, aqui que ninguém nos ouve!)


                                                            ( Chica,  blogue "Céus da Chica", 12 Fevereiro 2020)

"Brilhos que nos chegam  aos pedacinhos..." (Chica)
"Nada melhor para os olhos e coração do que o lindo mar de perto ou longe admirar!" (Chica)
"Por mais tortos e enroscados que seja nossos "galhos", sempre poderemos com eles conviver!!!" (Chica)

                                                                   (Chica,  blogue "Mares da Chica", 26 Setembro 2019 )

VERSOS NA AREIA
A noite
é uma lua diurna sem chama.
O meu rio
é um mar de estrelas sem praia.
O silêncio
é um remanso sem rua de palavras.
A nova que se renova,
mas não mostra a outra face.
No chão,
vejo-a nua na distância
do seu véu de luz usual.
A noite ofega
e a lua nega-se cheia, sem ânsia.
O mar, com tanto isco,
mareia sem moliços no papel.
As estrelas, já orvalhadas,
dançam na rua feia sem nada.
Corro o risco, mas arrisco,
risco estes versos na areia
(Jaime, 19 Julho 2018)
                                                                         (Chica,  blogue "Fincando raízes...", 12 Agosto 2019)

UMA PLANTA, FRÁGIL QUE SEJA
Uma planta, frágil que seja,
move-se,
agita-se,
retorce-se e pode até perder folhas e ramos,
mas aproveita acção do vento
para afundar as raízes no solo
e ganhar mais equilíbrio,
enfrentando-o sempre mais forte.

Cambaleias e dobras-te
no vendaval dos lençóis escuros da insónia,
com o sabor adormecido na boca em desejo,
e maldizes os cardos que o teu corpo
teima em abrir na solidão do teu peito.
Magoas-te desgrenhada no sonho
à procura do equilíbrio,
mas cresces.

Enquanto isso acontece,
nada mais devo fazer que fabricar prateleiras
para que organizes
a tua lucidez e os teus gestos.
(Jaime, 14 Junho 2018)

Se não os conhece (duvido!), espreite os blogues:

Agora, peço que atentem no magnífico poema meu (!) feito com títulos de nove poemas do Jaime, publicados em 2015 e 2016.

Os poemas podem ser
O eco do silêncio
A seiva que nos percorre
O oposto do sol-posto
Madrugadas de pétalas marinhas
Um beijo sonante
Dança de pássaros
Cravos vermelhos
(Um) Rio sem margens

Hum, talvez lhe falte um bom título! 
(Não te zangues, poeta!)

Obrigada, amigos!

36 comentários:

  1. Bom dia:- Poemas maravilhosos, ilustrtados com fotos de uma sensibilidade fotográfica ímpar.
    .
    Feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poemas e fotos de dois amigos queridos,mesmo se apenas virtuais!
      Ricardo, beijo e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Olá Tereza
    Passando por aqui para conhecer o seu blog, gostei muito. Bela postagem. Bjs querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucinalva, bem-vinda ao meu "Rol de leituras".
      A bela postagem resulta de belas partilhas de dois amigos. Eu apenas reproduzi, com carinho e admiração!
      Beijo carinhoso, bom fim-de-semana. Prometo uma visita logo, logo.

      Eliminar
  3. UAU!!! Teresa, que linda surpresa logo cedinho aqui! Adorei o teu carinho e confesso que adoro blogar, interagir...Não sei por quanto tempo vou conseguir, mas sei que tantas vezes pensei em dar um tempo, me afastar e sabes o que acontece? Me pego inventando outras brincadeiras pra rolar,rs... E então, estou aqui pelo amor que tenho e levo à sério, mesmo sendo um hobby... Obrigadão. Teu carinho faz bem! Valeu e só posso agradecer de coração!

    E quanto ao Jaime, nem preciso falar que ele merece totalmente cada palavra tua. Sempre inspirado e cada vez mais!
    Adorei tua poesia com os títulos das dele! Valeu! Certamente ele ficará feliz como eu!

    beijos, tuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Chica se gostaste da surpresa, eu gostei ainda mais de a preparar para ti... e para o Jaime.
      Dá um tempo se necessitares, mas não desistas. Fiz isso com o meu blogue de culinária, parei, voltei, parei... e hoje me arrependo por demais. (Apesar de cozinhar apenas para dois que evitam açúcar - o que é complicado para manter um blogue - arranjaria forma de dar a volta... ). Já passou!
      Sim, amiga, tu levas o convívio bloguista muito a sério. Te admiro muitíssimo por conseguires gerir tantos blogues e comentar em tantos outros.
      Nada tens a agradecer, eu sim, agradeço a tua amizade e carinho.
      O poema com títulos de poemas do Jaime foi uma brincadeirinha. Reparei que ele nos primeiros anos do blogues «caprichava» nos títulos e decidi brincar...
      Beijos querida e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  4. Não poderia deixar de te agradecer...
    Podes ver aqui:
    https://ceuepalavras.blogspot.com/2020/03/ceu-que-fala-eagradece.html

    bjs, obrigadão! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiga! Amei a imagem e as suas palavras.
      Não necessitava...
      Beijo.

      Eliminar
  5. Querida amiga Teresa, obrigado pelo destaque. Que eu não sei se mereço...
    Também acho que a Chica, apesar de conhecer apenas os trabalhos nos seus blogues, é uma pessoa maravilhosa.
    Tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mereces, mereces, mereces!!!
      Hum, espero que não tenhas ficado zangado com o poema que fiz com títulos teus. Eu, amei! E não fazes ideia da «trabalheira» que me deu...
      E o livro? Cadê o livro, Jaime?
      Beijo, meu amigo. Bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Claro que gostei do poema que fizeste com os títulos. Só não o referi porque me esqueci... E faço mesmo a ideia da trabalheira que te deu, pois não é tão simples como parece.
      Beijo, querida amiga.

      Eliminar
  6. Homenagens lindas e bem merecidas!...
    Expressões verdadeiras e muito carinhosas... 👏👏👏
    Abraços a todos... Gostei muitíssimo da postagem, Teresa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dois amigos virtuais, dois blogues que pacificam e inspiram.
      Obrigada Anete. Gosto muito de a ver aqui.
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  7. Boa tarde de paz, querida amiga Teresa!
    Que dupla!
    Você sempre garimpando coisas boas e pessoas do bem para em seu blog nos brindar.
    Tanto os céus e mares como os poemas são enlevos para nossa alma.
    Muito obrigada, amiga, por fazer parte da corrente do bem no mundo virtual.
    Sejam os três muito felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, querida amiga!
      Um abraço em palavras - foi o modo que encontrei para retribuir o carinho que recebo das amigas e amigos da blogosfera.
      Seu dia chegará, aguarde!
      Enquanto não chega, fique com a certeza do enorme carinho que sinto por si.
      Beijo, bom fim-de-smana.

      Eliminar
  8. Olá! Que carinho bom, muito merecido, Chica encanta com simplicidade, prazer e sensibilidade ao escrever e escolher cada foto.
    Gostei muito dos poemas do Jaime tbm.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dalva, bem-vinda ao meu "Rol de leituras".
      Gostei desse seu «carinho bom». O mesmo que sinto pela Chica e pelo Jaime (espreite mais poemas no blogue dele).
      Beijo, bom fim-de-semana. Visita prometida.

      Eliminar
    2. Obrigada, Teresa! Vou, sim, conhecer as poesia do Jaime e dar uma passeada por aqui também! Inté!

      Eliminar
  9. Querida Teresa,
    Eu cá dos meus merecidos dias de folga, lhe digo com regozijo, que foi uma bela homenagem feita por ti, para estes dois bons amigos.
    Vez por outra, também faço minhas homenagens para vocês, lá no DOUG BLOG... Isso é muito bom, pois, aquece os corações e alimenta nossas almas. É o amor na fé, qual se ama, sem precisar ver ou conhecer fisicamente.
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Merecidíssimos dias de descanso, mas não consegues desligar deste animado e salutar convívio...)
      Pois é Douglas, eu gosto de ser mimada mas gosto mais ainda de mimar. E estes dois amigos, que sem saberem já iluminaram dias meus, merecem o meu carinho e gratidão.
      Agora vai... descansa, diverte-te, celebra!
      Beijos!

      Eliminar
    2. Querida Teresa,
      Para não perder o costume, cito uma frase minha:

      “Um bom Jornalista não dorme... Cochila!”

      Mas, divertir-me e celebrar a vida, faço isso sempre (mesmo sem precisar de dias de folga), no Carnaval, como de costume, desfilei na minha Portela querida!

      Beijos e até breve!!!

      Eliminar
    3. Teresa, minha querida amiga:

      Daria a essa postagem o nome de 'Carinho aos Amigos'. Sim, Chica e Jaime são amigos de longa data, a Chica tenho a impressão de que nascemos juntas, nos frequentamos há muitos anos; Jaime, um pouco mais novas suas esperadas visitas.
      Dois amigos queridos, por isso que digo que a blogosfera une corações e afinidades, assim é que começam as amizades. É uma rede de textos literários de gente que procura a escrita.

      Como sei que você adora citações, deixo essa pra você:

      "Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..." (Clarice Lispector)

      Um beijo a você, Chica e Jaime.

      Eliminar
    4. Minha querida, querida amiga, como já me conheces bem... a escolha acertadíssima das palavras da Clarice... (vou levar para o outro lugar)
      Gostei do nome "Carinho aos Amigos". Optei por Espaço considerando ser o cantinho no meu coração onde guardo os amigos. Mesmo os que não conheço fisicamente. Quem chega ao meu coração, meu amigo é!
      Também tu um dia estarás neste espaço. Mas... a nossa amizade (por todos já conhecida) é tão grande e linda e verdadeira e infindável, que não sei como inseri-la numa só publicação. Amiga, tu já moras no meu Espaço!
      Sobre a Chica e o Jaime apenas disse/fiz o que me mandou o coração.

      "Um amigo se faz rapidamente; já a amizade é um fruto que amadurece lentamente." (Aristóteles)

      Beijo, feliz fim-de-semana.

      Eliminar
  10. Voltei pra agradecer os carinhos de todos aqui deixados também! bjs

    ResponderEliminar
  11. Dois blogues que devem ser interessantes. Parabéns aos três.
    E Bom Fim de Semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bea!
      São interessantes sim!
      Procura-os no lugar onde o céu azul toca a água serena de um rio de poemas.
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  12. Gostei muito de encontrar aqui a Chica e o Jaime. São meus amigos nesta virtualidade carinhosa da blogosfera. Gosto muito dos dois.
    Um bom fim de semana, Teresa.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, querida Graça, gosto muito dos dois e de TI!
      Gosto do teu poetizar inteligente, da tua sensibilidade e delicadeza.
      Beijo,bom fim-de-semana.

      Eliminar
  13. Uma escolha perfeita, os céus da amiga Chica que sempre encantam o nosso olhar e os lindos e sentidos poemas do nosso amigo Jaime.
    Gostei do poema que fez com os títulos das poesias do Jaime.
    Aproveito para agradecer o seu carinho ao ter comemorado comigo o aniversário da minha filha.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, eu sou assim, transparente, quando gosto mostro que gosto!
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  14. Que maravilha encontrar aqui estes dois amigos, que muito admiro. A Chica que me acompanha há cinco anos, sempre com um grande carinho. E que me encanta em cada postagem.
    O Jaime que também acompanho há uns três, quatro anos. Um dos bons poetas que se encontram neste mundo da blogosfera.
    Gostei muito da sua escolha.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Elvira!
      Ainda bem que gostou de encontrar aqui dois amigos seus e... meus!
      (Há dias fiquei de boca aberta ao saber por si quem tinha seguido total e parcialmente uma história sua. Agora, diz aqui há quanto anos a seguem a Chica e o Jaime. Elvira, ensine esta sua amiga mais recente: como se gere tudo isto... e comentários? Sei que não vai responder, ninguém me responde!!!!)
      Beijo, bom domingo.

      Eliminar
  15. Retomando as rotinas depois de uma semana em correria em Portugal.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tudo tenha corrido bem por aqui e continue correndo aí.
      Vou já te «espreitar»...
      Beijo, boa semana.

      Eliminar