20 março, 2020

Rol de Afectos e sabores: bacalhau em tomatada e...



"Cozinhar é um modo de amar os outros."
(Mia Couto)

Assim sendo, «bora» lá demolhar o bacalhau para o almoço de domingo.
(Confesso, eu desde que experimentei o bacalhau demolhado e congelado não utilizo outro nas minhas receitas. Atenção, há marcas e marcas. Riberalves - passe a publicidade - é a minha preferida.)

BACALHAU EM TOMATADA, NO FORNO
Eis mais uma prova de que o bacalhau permite múltiplas preparações.
Nesta receita, a companhia da cebolada é magnífica.
Ingredientes: lombos de bacalhau, tomate, pimento verde, cebola, alho, louro, salsa, azeite, vinho branco, sal, pimenta, água, farinha.
Preparação: Num tacho, refogue ligeiramente em azeite cebola cortada em rodelas, alho picado e  louro. Junte depois tomate picado, pimento às tiras e salsa.
Regue com um pouco de vinho branco e tempere a seu gosto. Deixe ferver em lume brando.
Quando a tomatada estiver quase pronta deite metade num tabuleiro, coloque por cima os lombos de bacalhau e cubra com a restante tomatada.
Regue com um cálice de água (à qual juntou um pozinho de farinha), e um fio de azeite e leve ao forno quente durante cerca de 30 minutos.
Sirva com batatas cozidas.

E agora a sobremesa!


FRAMBOESAS COM IOGURTE, NATAS E PÃO-DE-LÓ
Se gosta de frutos vermelhos, esta mistura de sabores é perfeita.
Ingredientes: 250 g framboesas, 2 embalagens de iogurte grego natural, 1 pacote de natas, 4 fatias de pão-de-ló (pode ser de compra), vinho do Porto q.b.
Preparação:
Bata as natas e depois junte-lhe os iogurtes. Reserve.
Esfarele, grosseiramente, as fatias de bolo e borrife com Porto. Reserve.
Numa taça de vidro faça camadas alternadas de bolo, natas, framboesas. Termine com natas e enfeite com framboesas.
Sirva fresco, depois de deixar que os sabores se misturem na taça.
Pode fazer-se com outros frutos vermelhos, ou com qualquer fruta em calda, cortada em pedaços.

Está pronto o almoço!
Experimente! É fácil, rápido e delicioso!
Logo, logo, trarei  outras sugestões da minha "cozinhadeafectos".
(Hoje, troquei os livros pelos tachos...)

Queridos amigos, resguardem-se!

38 comentários:

  1. Adoramos bacalhau aqui e também uso esse como o teu, já bem mais fácil fica! Ótima receita dele e a do doce também! Nesses dias de confinamento, pouco resta a fazer...beijos, te cuida! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora muito bem, Chica temos mais uma coisita em comum: «adoramos bacalhau»!
      (As outras coisitas não interessam para aqui...)
      Beijos, saúde.

      Eliminar
  2. Bom dia:- Ora aí um prato que AMO. Bacalhau de tomatada. Bom demais. Da sobremesa, embora ache que deve ser saborosa não me lembro de ter provado algo do género
    .
    Uma Sexta Feira feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo também eu gosto de bacalhau de tomatada, no forno e na panela. Gostoso demais!
      A sobremesa é facílima e...gulosa!
      Beijo, saúde.

      Eliminar
  3. Eu acrescentaria que é um modo de amar-me a mim própria. : )
    Gosto do post porque se trata de culinária. Gosto de ver novas receitas. Nas raras vezes que compro bacalhau também gosto de o comprar já demolhado se o encontrar no supermercado português.
    Hoje não farei bacalhau para o almoço, mas uma salada de quinoa.
    Continuação de bons dias! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salada de quinoa, Catarina?! Eu prefiro uma salada de bacalhau com grão, cebola e salsa, temperada com bom azeite português!!
      Pensando bem, não tenho uma única receita com quinoa na minha Cozinha. Hum, vou dar um jeito nisso.
      Beijo, proteja-se, saúde.

      Eliminar
  4. Bem, Teresa, só não fiquei com fome porque já almocei. Mas deve estar tudo delicioso. Também acredito que cozinhar é um modo de amar os outros.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, há algo melhor que conviver à mesa com familiares e amigos? Eu amo de paixão! Cozinhar é sim um «modo de amar os outros».
      E poetizar, não é também uma forma de amar? Diz-me tu, poeta.
      (O nosso sítio está cada vez mais triste. Dói o silêncio no jardim.)
      Beijo, protejam-se.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Pudesse eu, abria todas as gaiolas!
      Beijo, saúde.

      Eliminar
  6. Já não me lembra de comer bacalhau, um alimento que ADORO.

    Não me apetece ler ou comer‼️ Ando obsecada com as limpezas domésticas: jardim, terraço, cave!!

    Tudo de bom para ti e família 🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups! Não te vi.
      Teresa, ao contrário de ti eu ando a comer como uma loba (será que as lobas comem muito?). O nervoso miudinho dá-me para isto.
      Se adoras bacalhau, come bacalhau pequena, come bacalhau...
      Beijo e saúde para ti e família.
      Schütze dich!

      Eliminar
  7. e fez a Teresa muito bem. Eu já tinha copiado este seu bacalhau:). Mas ainda não o experimentei. Agora ando noutra:). Mas que hei-de lá ir, isso hei-de:).
    A sobremesa parece fácil, mas sem os meus lambareiros de eleição não há doces. E os iogurtes não fazem a minha predilecção. Portanto, passo no doce:). Talvez quando e se me apeteça, faça uma mousse de chocolate pequenina:). Eu que não aprecio chocolates, tenho por vezes destes desejos: uma mousse caseira.
    Tenha cuidado consigo, Teresa. E vá postando mais umas gostosuras da sua cozinha de afectos. Ideias precisam-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que a Bea passa pela minha cozinha, eu sei!
      Quanto a sobremesas, o mesmo se passa comigo. Lambareiros longe, para dois não há sobremesa doce. Opto por um (!) quadradinho de chocolate com mais de 85% de cacau. (Os da Lindt são óptimos!)
      Bea, da próxima vez que fizer mousse caseira, junte-lhe um refrescante chocolate «after eight». Depois diga se gostou.
      Cuide-se também, amiga (virtual). Beijo.

      Eliminar
  8. Teresa, minha boca salivou só de imaginar o gostinho cítrico desta sobremesa!
    Tão perto da Páscoa e estamos nessa incerteza...O nacalhau parece ótimo.
    Abraço e bom final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Dalva!
      O bacalhau é fácil e rápido de preparar, suja apenas um tabuleiro e é... super gostoso!
      Este ano na Páscoa não haverá o habitual alargado convívio familiar.
      Aguardemos que a vida volte rápido à normalidade. Não percamos a esperança.
      Beijo, saúde.

      Eliminar
  9. Boa noite de saúde e paz, querida amiga Teresa!
    Não fosse a interdição dos aeroportos e me convidava para almoçar com você no domingo.
    Tanto o almoço como a sobremesa estão apetitosos.
    Tenha dias abençoados na proteção contra o vírus malvado!
    Bjm cadinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Roselia, pois agora eu é que convido você: quando a vida voltar à normalidade, venha no primeiro voo para o meu almoço de domingo - comida típica portuguesa. Gosta?
      Estou em falta consigo, amiga. Me aguarde, eu apareço.
      Beijo carinhoso, proteja-se, proteja os seus, fique bem.

      Eliminar
    2. Bom dia de paz e saúde, querida amiga do meu coração, Teresa!
      Claro que vou e estava programadinho para Novembro, com nosso grupo do Coral, rumo também à Italia e agora é adiar...
      No tempo de Deus tudo vai acontecendo em todos sentidos da nossa vida, minha amiga.
      Comida portuguesa? Clarp que amo e tudo, desde o cozidão ao bacalhau de muitos tipos de confecção e comi bacalhau aí praticamente diariamente os 15 dias em que aí fiquei, sem enjoar, amo... rs...
      Estou no aguardo, pois sei que os amigos sempre vêm e não vêm por virem, isso me conforta muito...
      Tenha dias abençoados de confiança no melhor que haverá de vir prontamente!
      Bjm carinhoso de gratidão

      Eliminar
  10. O Bacalhau tem um aspeto de fazer crescer água na boca. Copiei a receita para experimentar quando possível. De momento não ligo o forno, foi-me dito que até nova ordem evitasse qualquer fonte de calor na cara, e como a consulta do dia 25 já foi desmarcada, não sei quando terei ordem para fazer certas coisas que me proibiram à saída do hospital.Sobremesas só fruta. Doces só nos aniversários.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro a saúde, depois o gostoso bacalhau. Experimente sim, Elvira, não se desiludirá.
      Aqui em casa, agora apenas dois, de segunda a sexta-feira a sobremesa é fruta. O pior é ao fim-de-semana. E sou sempre eu a quebrar a regra.
      Já tentei essa de só comer doces em datas especiais. Não resultou! Fiz de todos os domingos do calendário, dias especiais...
      Haja saúde!
      (Esclareço: gosto de um doce bem docinho, mas não abuso!)
      Beijo, proteja-se e proteja os seus.

      Eliminar
  11. "Cozinhar é um modo de amar os outros.", e é!

    Hoje,
    almoço, fiz ovos mexidos com farinheira
    jantar, fiz Lasagna, à minha maneira

    Ontem
    almoço, fez ela
    jantar, estava boa a minha cabidela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, ora, Rogério o "chef de cuisine"!
      Tenho aqui uma farinheira... talvez para o almoço de amanhã...
      Lasanha e cabidela ao jantar, nunca, jamais! Já estamos na idade de coisinhas leves à noite.
      Gosto de cabidela. A minha (podes vê-la na "Cozinha de Afectos") não é nada má. Verdade!
      Já agora, Rogério manda aí mais sugestões culinárias. Eu nunca sei o que fazer...
      Beijo, saúde.

      Eliminar
    2. Somos notivagos... a ceia costuma ser mais ligeira...
      Quanto a sugestões culinárias... ia pedir-lhe o mesmo...

      Eliminar
    3. Prometo mais umas tantas...
      Beijo, boa semana (em casa).

      Eliminar
  12. adoro tudo com bacalhau pois nestes dias o melhor mesmo é a cozinha desejo tudo de bom mta saude bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isa, tudo de bom também para si e sua família.
      À volta dos tachos sossegamos medos.
      Beijo, bons cozinhados.

      Eliminar
  13. Oi, querida amiga, já te falei que tenho preferência por pratos rápido de montar, e um dos poucos peixes que gosto de verdade é bacalhau. Até como outros, por serem mais saudáveis que a carne vermelha, o franguinho quase não como, é meio parecido com o chuchu, ele pega o gosto do molho que colocarmos. Então o bacalhau fica sendo o número 1, com batatas como guarnição.
    Tomei nota desse, agora que não estamos almoçando fora tenho de ser criativa, voltando aos velhos tempo. Realmente olhado aqui...tá uma loucura! Loucura aqui quer dizer muito gostoso, acima da média. É bom explicar (rss).
    Os morangos adoro, , iogurte, qualquer coisa, mas esses tem algo especial. Mas sofisticado.
    Beijão, querida, uma comidinha especial para um momento muito difícil que atravessamos!
    Beijinho, foi correio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amadinha, começo já pelo correio. Esta semana responderei a tudo. Prometo!
      Estamos bem. Espero que vocês também. Fartinha de estar em casa. Comendo à bruta e a pensar deitar fora a balança.
      Falei ontem com a nossa amiga Emília. Continua tristinha, mas bem de saúde. Foi super gostoso!
      Beijos amiga. Protege-te. E protege o teu poeta.


      Eliminar
  14. A minha mãe coloca ovo e pão ralado em cobertura.
    É uma delícia.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O quê? Ovo e pão ralado sobre bacalhau de tomatada?
      Se a tua mãe coloca, só pode ser bom. Tudo o que uma mãe faz na cozinha... é gostoso por demais!!
      Vou experimentar.
      Beijo, fica bem.

      Eliminar
  15. Querida Teresa

    Que belas receitas nos trazes, amiga. Adoro bacalhau de tomatada e essa sobremesa parece-me uma delícia.

    Almoço bem bom para esses dias de isolamento.

    Obrigada.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Olinda!
      A sobremesa é facílima! Mas, por isso, não deixa de ser deliciosa. Experimenta.
      Amiga, acabei ontem de ler "O terrorista elegante". Vi-o pela primeira vez no teu «Xaile».👏👏 Gostei mais do Baltazar, que do terrorista...
      Beijo, saúde.
      (Hum, tenho andado afastada do conforto do teu «Xaile». Por nada!!!)

      Eliminar
  16. Há muito que por aqui não passava!
    Levo as sugestões... Bj Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, amiga, há muito que não petisco na tua cozinha!
      O meu tempo devia esticar... devia, sim!
      Beijo, saúde.

      Eliminar
  17. Parece mesmo bom, vou registar para experimentar um destes dias
    um beijinho e um bom início de semana

    ResponderEliminar
  18. Que maldade Teresa, lendo aqui já alta hora e vejo uma delicia dessa, é de dar muita água na boca e fome.
    Adoro bacalhau de todo jeito.
    Este deve ser uma suculenta delícia e sem muito mistério para fazer.
    Adorei.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar