17 janeiro, 2011

"O tempo entre costuras" - María Duenãs


Sinopse: O tempo entre costuras” é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso. Sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria, mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.
Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.”

Grande sucesso da literatura espanhola de 2009, de autora desconhecida, estreante na ficção, centra a acção no período entre a Guerra Civil Espanhola e a II Guerra Mundial e a trama é cheia de reviravoltas, romance, traição, drama e suspense.
A primeira frase do romance “uma máquina de escrever arruinou o meu destino” alerta-nos para a reviravolta que se irá seguir. E que reviravolta.
Sira, a personagem principal e narradora, é uma jovem que cresceu num bairro pobre de Madrid, segue a profissão da mãe (modista) e está noiva de um rapaz simples mas generoso.
Seduzida pelo vendedor da máquina de escrever, abandona tudo e foge com ele para Marrocos. Ali, é ele que a abandona, a rouba, a deixa cravada de dívidas.
Impossibilitada de regressar a Espanha, refaz a vida em Tetuán, torna-se uma modista de sucesso e paga todas as dívidas.
Tudo corre bem, até que uma das suas clientes, uma inglesa que se tornará a maior amiga, lhe faz uma estranha proposta: voltar a Madrid, costurar para as mulheres dos altos cargos nazis e espiar para os serviços secretos britânicos.

Não gostei nem desgostei do que li. Simplesmente, considero que este livro não irá ficar por muito tempo na minha memória.
Já me aconteceu com outros livros e certamente voltará a acontecer.

O tempo entre costuras, de María Dueñas
Porto Editora, 2010
Tradução de Carlos Romão
632 págs.

2 comentários:

  1. Ando à muito tempo com olho neste livro mas não sei porquê sempre que o tenho na mão acabo por o deixar na livraria;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlinha,
    A minha opinião é que há muitos outros para leres antes deste...

    ResponderEliminar