07 abril, 2020

"Haja saúde!"- Adília Lopes


"CÓMICA
Fui medir a tensão à farmácia. Despi uma manga do casaco de malha. É um casaco que visto pouco. Quando voltei a vestir a manga e a abotoar o casaco enganei-me por duas vezes seguidas a abotoar o casaco. Chegava ao último botão junto ao pescoço e já não tinha casa, faltava uma casa para o botão. Uma freguesa que estava na farmácia riu-se a bandeiras despregadas da segunda vez que eu não tinha casa para o botão. Como estou muito gorda, senti-me o Bucha do Bucha e Estica a fazer um gag. Tinha inventado um gag por acaso. Senti-me contente. A farmacêutica disse que, quando abotoa a bata, também lhe acontece o mesmo. Foi um momento divertido na farmácia. Nem vale a pena acrescentar que a minha tensão estava boa. Haja saúde!"

Adília Lopes, in "Estar em casa", aqui no Rol.


Já que estou aqui, acrescento que a minha tensão está boa.
O meu apetite subiu um pouco. É o bicho, o malvado bicho. Ando tão atarantado com máscaras, luvas, álcool, gel, água e sabão, para evitar/matar o bicho, que nos momentos de algum sossego ataco a comida, tal qual o bicho mais devorador.
A propósito de matar o bicho,  ao pequeno almoço comi dois kiwis e aveia e goji com leite magro. Porto-me sempre bem de manhã. Depois, o dia vai correndo, e eu... comendo!! É a vida!
Haja saúde!
Beijos e abraços (virtuais, claro!). Protejam-se! 

(Agora vou tricotar casaquinhos de lã. NÃO SABES, TERESA!!!!  Ok, vou comer...)


(fotos da net)

19 comentários:

  1. Haja boa disposição ☀ e muita saúde‼

    A minha tensão tende para ser baixa, mas segundo o meu médico é melhor baixa do que alta e ele é que sabe.

    Agora como um pouquinho mais, isto é, como estou em casa não me esqueço de comer, como acontecia no tempo das correrias...

    Abençoada semana santa 🌿 para TODOS nós, crentes e não crentes 🌿

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu Teresa, de vez em quando tenho subidas bruscas de tensão. Bruscas, mas eu sinto quando estão a chegar: porque ou bebi chá verde, ou umas miligramas de cafeína. Derramo-me no sofá, e ali aguardo que ela estabilize.
      Prefiro uma descida, pois sei que com um cálice de Porto ela logo sobe até ao meu normal.
      Agora fiquei com sede. De água. Ainda me falta beber meio litro para o total do dia...
      Beijo. Saúde. Não esqueças: de quarentena, comida saudável!!!

      Eliminar
  2. Bom humor sempre faz bem! E tricotar casaquinhos é muito lindo! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rir para não chorar, não é Chica.
      E tricotar... quadradinhos para colchas. Isso eu aprendi, mas não faço!
      Beijo, saúde.

      Eliminar
  3. Há que rir disto tudo de vez em quando. Há que fazer aquilo que gostamos e cuidar para que a tensão não suba… Tricotar é um bom entretenimento. Ler poesia também…
    Um beijo, minha querida Amiga Teresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça, eu controlo tudo o que como. Mas quando me descontrolo... como TUDO! (trocadilhos a esta hora...)
      Querida amiga, de manhã no nosso jardim ouviam-se pássaros cantar.
      Pensei em ti: será que a Graça também está a ouvir?
      De momento ando a ler poemas de... (não posso dizer, depois verás).
      Beijo, fica bem, tu e os teus.

      Eliminar
  4. Aprendi a apreciar a obra da Adília Lopes, que a princípio achava um bocado estranha.
    E também gostei do seu sentido de humor! Também vou comer qualquer coisinha!

    Beijinhos e saúde:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, Isabel!
      Espero que a «coisinha» não tenha sido um cozido à portuguesa!!!
      Pois eu acabei agorinha de lanchar:uma maçã, uma bolacha maria e uma fatia de queijo de cabra. É muito? Socorro, alguém me diga que não é!!!
      Beijos, muita saúde.

      Eliminar
  5. OLá:- Exista bom humor nestes tempos difíceis que estamos a passar. Mas cuidado. O que custa não é se ficar mais cheiinho/a, é depois ficar mais elegante...Por vezes não existe dieta nem ginásio, que resulte.
    .
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, por favor, neste terrível período de quase guerra, não me lembre batalhas que travo há alguns anos... Please!!!
      Hoje já fiz uma aula de ginástica, caminhei no paredão, pedalei numa bicicleta. Tudo sem sair de casa, sentada no meu sofá. Acredite que cansa!!!
      Haja saúde. Beijo.

      Eliminar
  6. Boa tarde de paz de semana Santa, querida amiga Teresa!
    Lendo dois post em seguida bem humorado. Que beleza imensa e depois sei que verei outro da nossa amiga Chica 🤩.
    Quanto ao seu, ri muito. Creio que pegamos o contágio do come come... Todo santo dia desço e subo 8 andares propositalmente, para empacar o bichinho guloso, mas, quando comecdi, o estrago já tinha sido feito. Só mesmo para não avançar...🤩🤩🤩🤩
    Adorei tudo aqui e ainda bem que separei vestidos soltinhos para o confinamento🤩.
    Estou saciando minha vontade de fazer quitutes, mandando pra filha, pois lá e o dobro daqui🤩
    Estamos de muito bom humor. 🙏🙏🙏
    Adoro a combinação do mix que toma pela manhã.
    Fé vê esperança sempre, minha amiga...
    Tenha dias abençoados na proteção de todo mal!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🌈🍀🐦💐🕊️💙🙏🤩😇😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oito andares, amiga? Nunca jamais!!!
      Exercício faço o que discriminei para o Ricardo. Verdade!!!
      Quanto à alimentação, tenho dias de abuso e dias de algum jejum. Algum... coisinha pouca...🤩🤩
      Há que rir para aliviar stress.
      Beijo carinhoso, muita saúde.
      (Jamais subiria e desceria oito andares, porque o meu prédio tem apenas sete).🤩🤩🤩🌼

      Eliminar
    2. Estamos ambas de muito bom humor, que legal!
      🤩😘

      Eliminar
  7. Já conhecia alguns poemas de Adília Lopes, mas não fazia ideia da cara ou da figura da senhora (sou pouco ligada nesses pormenores). Foi quando, em 2019, creio, fui à Gulbenkian penso eu que assistir à homenagem a Sophia, mas pode ter sido outra coisa que, dantes - antes do covid, que me parece há anos e anos - passava o tempo a ir por aquele adorável caminho de árvores e verde. Bom, secretamente eu estava convicta que Adília Lopes era de filosofia, por me lembrar desse nome num manual escolar. Pois quando a vi, não era afinal quem eu imaginara. Mas, salvé ó deuses do Olimpo, era muito melhor. Emendo, é. Gostei imenso de a ouvir embora não me lembre do que disse. Ficou-me a ideia de ser desarmante, uma espécie de ingenuidade à flor da pele e sem travão de mão. É provável que não volte a vê-la. Reconheço-a nesta crónica. Todinha.
    Ainda bem que não sou só eu a abotoar mal as camisas e casacos; que Adília leva-me vantagem, ainda dá por isso:)
    Então como é, Teresa, são casaquinhos, ou é mais um exercício de mastigação?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei este livro de Adília Lopes pela capa.
      Nunca tinha visto, lido, nada dela.
      Primeiro estranhei, depois gostei, dos ternurentos pequeninos textos e poemas.
      "A minha gata Lu
      era mansa meiga bondosa macia
      minha filha e minha mãe"
      Ainda não comprei o segundo livro, mas comprarei.
      Bea, confesso que tenho feito algum exercício de mastigação, mas tudo está controlado. Brincadeirinhas, menina, brincadeirinhas!
      (Neste exacto momento oiça na rua uma voz que aconselha a ficarmos em casa. Ora, o que é que vou fazer já a seguir? ver o que há no frigorífico para mastigar!!!)
      Grande abraço. Saúde.

      Eliminar
  8. hehe deu para rir desejo mta saude tudo de bom bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita saúde também para si.
      E muitos cozinhados apetitosos!!!
      Beijo.

      Eliminar
  9. Vamos todos ganhar uns quilos.
    Depois de passada a pandemia começa a batalha para perder peso.
    Beijo, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passada a pandemia? Quando passará Pedro?
      Sem a vacina como irá ser a nossa vida?
      Aguardemos para ver.
      Beijo, Santa Páscoa... em casa!

      Eliminar