01 outubro, 2019

Imagens e palavras: "tempo" e "homens"



"Ovídio escreveu que o tempo destrói as coisas, mas enganou-se. Só os homens destroem as coisas, destroem os homens e destroem o mundo dos homens. O tempo vê-os fazer e desfazer."




















A maioria dos homens não suspeita da existência da parte sombria que, no entanto, todos possuem. Frequentemente, são as circunstâncias que a revelam – guerras, fomes, catástrofes, revoluções, genocídios. Então, quando a contemplam pela primeira vez, no segredo da sua consciência, ficam horrorizados e tremem.”


Frases de Philippe Claudel, escritor francês (1962), in “O arquipélago do cão”, Sextante (Porto Editora), 2019
(Fotos da net: Amazónia a arder, derrama de petróleo no mar e...)

8 comentários:

  1. Fortes cenas e palavras e infelizmente o homem tudo ,pouco a pouco ,destrói...beijos, lindo OUTUBRO! chica

    ResponderEliminar
  2. Grandes verdades. O homem é o único animal do mundo que mata pelo prazer e por dinheiro.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Acredito que assim seja. Há fronteiras que é perigoso ultrapassar. Depois de abolidas, tudo em volta do eu se torna relativo. Somos o nosso maior inimigo.

    ResponderEliminar
  4. Santo Deus... O que dizer? Precisa? A ação dos homens é tão evidente, tão catastrófica e não serei eu que porei a minha mão no fogo por nós! Isso não quer dizer que não temos uns lampejos de bondade, de solidariedade, de amor. Mas acredito que a humanidade vai seguir o curso como sempre seguiu: fazendo guerras pelo poder, a mais alta aspiração, ambição do ser humano. Uns dominando os outros a qualquer preço. Até acabarem com o planeta!!
    Beijo, minha querida amiga.

    ResponderEliminar
  5. Querida Teresa

    O conhecimento de nós pró+rios é fundamental para o nosso equilíbrio.
    Raramente nos detemos numa intropecção, talvez o receio de descobrirmos
    fraquezas que não queremos assumir.

    Acredito que haverá quem procure sublimar as suas imperfeições através de actos de amizade e solidariedade.

    Excelente tema de reflexão, minha querida amiga.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Sim, os " homens tremem" quando confrontados com as atrocidades cometidas pelos homens, ditos " animais racionais, " "homo sapiens" , " seres humanos " e outras classificações que nada combinam com as suas atitudes, mas logo esquecem a " tremedeira " e continuam a sua obsessão pelo poder, pelo dinheiro, pelo seu egoismo. Costuma-se dizer que o tempo é nosso aliado, porque ele acompanha-nos e ajuda-nos a atenuar o sofrimento, a dor de uma perda, as decepções, os insucessos e muitos outros percalços que encontramos pelo caminho; ele nem sequer isso destrói, pois tudo continua na nossa mente, só que, com a sua ajuda, as feridas cicatrizam, a dor vira saudade, as decepções e os insucessos vão sendo substituidos por outras emoções; continuamos caminhando mais serenos pelo tempo que a vida tiver destinado para nós, sempre na esperança de que o homem mude de atitude e deixe sair de dentro dele a humanidade que tem bem lá no fundinho do seu coração. O tempo passa, tudo muda , mas as mentalidades continuam as mesmas e o tempo de acreditar começa a ficar curto . Tenho a certeza que já não tenho tempo para ver alguma mudança, neste ser que de humano pouco tem. Coincidência ou não, o Começar de novo mostra uma das mais terriveis destruições feitas pelo tal HOMO SAPIENS e o Tempo faz questão de nos lembrar que é tempo de parar, olhar à nossa volta e pensar...pensar...pensar
    Emilia

    Teresa querida, foste hoje à caixa de correio? Tem cartinha. Um abraço bem apertadinho e com muitas saudades.

    ResponderEliminar
  7. Os homens contra os homens e contra o planeta que habitamos… Philippe Claudel dá-nos palavras para reflectir e as imagens são muito inquietantes.
    Um bom fim de semana, minha Amiga Teresa.
    um beijo grande.

    ResponderEliminar
  8. Vamos ver quanto tempo mais até nos destruirmos, por completo ! :((((

    ResponderEliminar