“Green Book – um guia para a vida” (EUA, 2018, 130 min.), comédia dramática sobre direitos civis, realizada por Peter Farrelly e protagonizada por Vigo Mortensen e Mahershala Ali, é um retrato sociológico/denúncia da América profunda retrógrada e racista dos anos 60.
Inspirado em factos reais, o filme conta a enternecedora e envolvente história de Don Shirley (Mahershala Ali), conceituado pianista de música clássica, elitista, poliglota, «um príncipe» solitário, que em Dezembro de 1962 decide fazer uma torunée de oito semanas pelo sul racista dos Estados Unidos. Consciente dos problemas que irá enfrentar, o pianista decide contratar um motorista branco capaz de resolver “todos” os problemas. Escolhe Tony (Lip) Vallelonga (Vigo Mortensen – engordou 20kg para o papel), um italiano grosseiro, preconceituoso, bom chefe de família, segurança desempregado que... odeia negros.
Será uma longa, solitária e atribulada viagem. E inspiradora para dois homens de «mundos diferentes» que absurdas contradições de um país aproxima e une para sempre. Será uma viagem de aprendizagem: o homem negro ensina boas maneiras ao homem branco, o homem branco ensina o homem negro a ser negro.
O título do filme - “Green Book” – foi retirado do «The Negro Motorist Green Book», um guia de viagens destinado a negros, com indicação de hotéis, restaurantes e outros locais que podiam frequentar naquele território americano de maioria branca e rica.
Com cinco nomeações aos Óscares 2019 - Melhor Filme, Melhor Actor (Vigo Mortensen), Melhor Actor Secundário (Mahershala Ali), Melhor Montagem, Melhor Argumento Original) “Green Book” foi entretanto distinguido com vários prémios, nomeadamente o de Melhor Filme do Sindicato dos produtores (PGA), e três Globos na 76ª Edição dos Globos de Ouro: Melhor Argumento Original, Melhor Filme na categoria Musical ou Comédia, Melhor Actor Secundário na mesma categoria (Mahershala Ali)
Este é sim, um belo filme. Veja e fique atento à extraordinária interpretação de Mahershala Ali.
Eu dou nota 5.
Hmmm...Parece bem interessante o filme. Vale ver! bjs, lindo fds! chica
ResponderEliminarEu tb dou nota 5!
ResponderEliminar: )
Boa tarde, o livro verde, parece ser um filme para se ver, obrigado pela partilha informativa.
ResponderEliminarAG
Um filme que, de certeza irei ver. Gosto muito de ir ao cinema e por sorte o meu marido também. Em casa poucos filmes vejo. Teresa, obrigada pela " dica "e espero que estejas bem, apesar deste frio desgraçado. Deixo-te um abraço bem apertadinho daqueles que esquentam, pelo menos, a alma. Até, querida AMIGA
ResponderEliminarEmilia
Sorte a tua, querida Emília, aqui eu amo cinema já o Carlos...
EliminarMesmo em casa, conseguir que veja comigo um filme ou uma boa série (que as há, e eu gosto) não é fácil.
Livros e filmes são o meu "alimento" favorito. E não engordam!!!!!!
Está muito frio... por enquanto sem gripes, haja Deus.
Um abraço apertadinho, querida amiga.
(E vão 4, da Beatriz. Viva!)
Poie é Teresa, a Beatriz está a crescer muito depressa, mas tenho aproveitado cada novo movimento, risinho novo, a descoberta das mãozinhas, etc, etc. Na hora do amoco, vêm para cá e só vão no fim do jantar. Obrigada por teres lembrado dela! Ela não sabe, mas roubei-lhe um beijinho lambuzadinho e com um sopro mandei-o para aí; espero que não se perca. De mim, vai aquele abraço, apertadinho e muito amigo.
EliminarEmilia
💚💚
EliminarHum... adoro esses 'temas'. Abordagens de nossos reais defeitos e virtudes, um desvendar da alma humana.
ResponderEliminarMas gosto de ver filmes em casa, meio esticada no sofá e comendo porcarias... rss
Guardei o nome, com certeza que o verei!
Valeu a dica, amiga!
Meu carinho.
É engraçado porque sem ter visto nada do filme ou sequer saber do enredo já era um dos que queria ver:). Pelo que aqui deixou, parece boa aposta. Capaz de ser um bom filme para ver no cinema.
ResponderEliminarVi a apresentação do filme e fiquei com vontade de o ver. Agora com este teu resumo a vontade ficou mais forte. Obrigada minha querida Amiga.
ResponderEliminarUm beijo enorme.
Boa tarde, minha querida
ResponderEliminarUm desafio bem interessante nos trazes. Um filme com tema que não deixa ninguém indiferente. Oportunidade para se aprender a viver neste mundo de tantas diferenças. Vou fazer os possíveis por vêr-lo. Muito obrigada, amiga Teresa, por esta dica.
Beijinhos
Olinda
Kung Hei Fat Choi!
ResponderEliminarObrigada, amigo Pedro!
EliminarBom Ano também para ti e família.
Beijo.
Nunca vi, mas vou tomar nota!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Também só posso dar 5 estrelas, adorei mesmo este filme :)
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana!
Olá, Isabel, bem-vinda ao meu Rol.
EliminarJá somos duas a gostar do magnífico "Green Book"...
Beijo.
Deve ser muito interessante.
ResponderEliminarGrata pela divulgação, Teresa.
Registo.
Beijinhos
~~~~