19 fevereiro, 2019

À terça - imagens e palavras: "ditaduras"

“Não há ditaduras boas, da mesma forma que não há doenças boas. Há democracias avançadas e vigorosas e há democracias em crise, democracias frágeis, democracias necessitadas de um novo começo. O que não há com toda a certeza é democracias que possam ser substituídas com proveito por uma qualquer ditadura. Nenhuma democracia é tão má que consiga ser pior do que a melhor ditadura."


José Eduardo Agualusa, escritor angolano (1960), in “O paraíso e outros infernos”, Ed. Quetzal, 2018
(Foto da net.)

14 comentários:

  1. Nenhuma ditadura é boa! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Bom dia de paz, querida amiga Teresa!
    Viva a democracia sempre!
    Tenha um dia feliz e abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderEliminar
  3. Oi, Teresa, esse tema, sobre a democracia é de grande importância. A democracia é importante para toda a humanidade. Ainda não se conheceu, na História da humanidade, nenhum regime melhor do que a Democracia.

    Um beijo, querida amiga, uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas uma Democracia quando exercida com verdade, igualdade e honestidade! Sem isso, nada é possível.

      Eliminar
  4. Olá, Teresa!
    O grande Estadista Winston Churchill, dizia durante a Segunda Guerra Mundial, que vi num documentário há poucos dias, que: "A Democracia tem os seus defeitos, mas ninguém criou nenhum regime melhor do que esse".
    Não tenho dúvida que o Estadista britânico estava coberto de razão.
    Uma ótima semana, minha amiga.
    Beijo
    Pedro

    ResponderEliminar
  5. José Eduardo Agualusa tem muita razão. E temos que estar de alerta para os perigos que o mundo corre com o avanço de populismos nacionalistas que começam a criar uma espécie de "fábrica do medo" que vai atingindo os países e as pessoas...
    Bem a propósito, minha querida Amiga Teresa
    Um enorme beijo.

    ResponderEliminar
  6. Querida Teresa, hoje, o tema não me agrada, precisamente por ser um assunto polémico que causa muitas desavenças e conflitos entre paises. Infelizmente, isso acontece porque as pessoas não se respeitam e, apesar de não vivermos em ditadura, este assunto é frequentemente proibido entre familiares ou numa roda de amigos a conversarem; religião e politica são evitados para que não haja zangas, assim como, por exemplo , falar de futebol. Então, o que falar? Amiga, conversa-se sobre banalidades, conta-se anedotas e fala-se da vida alheia, criticando e julgando os outros. As ditaduras são horriveis e as democracias não estão a ser bem sucedidas, porque os governantes, salvo raras excepções, não estão dispostos a abdicar dos seus privilégios a favor do povo ; as desigualdades sociais continuam grandes e muitos não têm o minimo para poderem ter uma vida digna; por outro lado, acho que ascpessoas não entendem o verdadeiro significado da palavra " liberdade " e isso nota-se na violência que se faz sentir, principalmente nas cidades grandes.As democracias estão, sim, " em crise e necessitadas de um novo começo " e o povo, urgentemente, precisa de mudar de mentalidade, pois, omo alguém dizia " só com boa matéria prima se faz um bom produto" Ser livre começa por saber respeitar o outro e os governantes têm de ter consciência de que o cargo lhes foi dado pelo povo e é no povo que têm de pensar e não nos seus próprios interesses. Querida Teresa, ontem pensei em mandar-te uma cartinha, mas, depois, o sono chegou e a carta ficou só em pensamento. Não ia falar de politica, de certeza! Um abraço bem apertadinho e carregadinho de beijinhos, um deles " lambuzadinho de sopa " da Beatriz; chegou há pouco, comeu a sopinha e agora adormeceu. Fica bem, querida amiga!
    Emilia

    ResponderEliminar
  7. É a isto que se chama a «Verdade de La Palisse» ou «Lapalissada»

    Não te zangues,Teresa.

    Beijinhos, querida Amiga.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  8. Querida Teresa hoje de manhã comentei. Será que nâo publiquei? Pode ter acontecido! Bem...se tiver feito asneira, faço outro Beijinho
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Como era a frase de Churchill?
    "A democracia é a pior forma de governo, com excepção de todas as demais."
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Querida Teresa, nenhum regime ditatorial é bom e sim perverso. Pena que também não haja democracia perfeita, talvez porque os seres humanos não são perfeitos.
    Mas sempre é preferível uma democracia capenga do que outro regime qualquer.
    Beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  11. Plenamente de acordo.
    Teresa, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia, querida Teresa

    Um tema que vamos deixando de lado, pensando nós que a nossa de forma de viver e que o nosso sistema político são dados adquiridos. Há que trabalhar neles todos os dias com a consciência de que merecemos viver em liberdade. Será um legado para os nossos filhos e netos e para todos os hão-de nos suceder nesta vida.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  13. As democracias são boas se forem honestamente praticadas !

    ResponderEliminar