05 fevereiro, 2019

À terça - imagens e palavras: "família"


“Há imensas coisas na história de uma família que são pura fantasia: qualquer família. As histórias vão passando de geração em geração
 e a verdade vai-se perdendo”.


Cormac McCarthy, escritor americano (1933-), in “Este país não é para velhos”, Ed. Relógio d’Água, 2007

Leia mais sobre este violento mas magnífico romance aqui.
(Foto da net.)

12 comentários:

  1. Imagem bem legal e as palavras falam muito...Há tanto a falar dos acontecimentos nas famílias!!! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. E até se confunde a fantasia com a verdade, não se percebendo bem qual é uma e qual é outra. "Este país não é para velhos" é realmente um livro terrivelmente belo, minha Amiga Teresa… A imagem é mesmo bem apanhada.
    O nosso abraço.

    ResponderEliminar
  3. Existem belas famílias felizes, mas muitas nem tanto... há montanha de histórias, sim. Há anos escutei uma frase que até procede pelo número de desentendimentos que acontecem em milhões de famílias: família só é bonita em porta-retrato, ou então em propaganda de Margarina (uma manteiga do Brasil em que apareciam famílias sempre felizes!). Propagandas!! Não sei o motivo que as pessoas escondem os maus relacionamentos dentro de suas famílias e descrevem um paraíso, como se fosse coisa anormal! É a realidade pura, nada nas famílias é sempre muito meigo, discussões zero! isso não existe.
    Amiga, esse livro com esse título é muito curioso: "Esse país não é para velhos", fiquei deveras curiosa...
    Meu carinho, amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, aconselho que leias este e outros romances de Cormac McCarthy. São violentos, duríssimos (vais fechar diversas vezes os livros para respirar fundo e continuar) mas «terrivelmente belos», como diz a nossa amiga poeta, Graça.
      "Este país não é para velhos" foi levado para o cinema pelos irmãos Cohen e conta com interpretações fabulosas de Tommy Lee Jones e Javier Bardem. Ganhou 4 Óscares (merecidos) em 2008: melhor filme, melhor realizador, melhor actor secundário (Javier Bardem), melhor argumento adaptado. É fiel ao livro, na medida do possível. A escrita de MacCarthy é única, mágica, e difícil de... "argumentar".

      Querida Tais, “A família são altas matemáticas… demasiados parênteses e demasiadas elevações ao quadrado e toda essa complicação…”, como escreveu David Grossman no magnífico romance " Até ao fim da Terra".
      Beijo.

      Eliminar
  4. Boa noite, querida amiga Teresa!
    Verdade!
    Fico só com o que seja verdadeiro pois a fantasia é cruel.
    Felicidades e bênçãos para você!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderEliminar
  5. "Há imensas coisas na história de uma familia que são pura fantasia" , há muitas zangas numa familia, seja ela pequena ou numerosa, e nesse desentendimento há sempre a tendência de protegermos aquele cujo laço " é de sangue ", como se costuma dizer; a culpa é sempre da cunhadad ( dois casos que conheço de perto ), da nora ou do genro e muitas vezes até é dos próprios pais que acabam por " fazer guerra " dum lado e do outro e este caso, infelizmente, tenho na família do meu pai. Desde pequena que ouço histórias contadas pelo meu pai, outras pela minha mãe e agora, na idade que tenho e, conversando às vezes com primas minhas, constato que elas também ouviram conversas de um lado e do outro e nem sempre coincidem com as que ouvi. Sabes, Teresa, acho que a tendência que temos em proteger os nossos, faz com que fantasiemos um pouco ao contarmos, por exemplo, aos nossos filhos, coisas sobre os nossos
    antepassados e assim se vão deturpando os acontecimentos. Há uma amiga minha que costuma dizer : " a familia é boa para pôr num porta - retrato " e ela tem razão, porque, embora sejam poucos, ela considera-se uma pessoa sem familia e os filhos não têm sobrenome do lado dela. Mas, tem razão, Teresa! No caso dela, faria o mesmo. Amiga querida, este era um assunto que daria umas boas horas de conversa, pois é muito complicado o relacionamento familiar e há sempre muitos casos complicados. Desejo-te uma noite serena e deixo-te um abraço carregadinho de amizade. O telefonema chegará, podes crer!
    Emilia

    ResponderEliminar
  6. Querida Amiga, esqueci de dizer que bi esse filme há anos no cinema. Na realidade, aquele país não era para velhos e continua a não ser, este, aquele e tantos outros pelo mundo afora. Beijinhos e boa noite
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E este nosso Portugal, querida amiga, que nos últimos anos deixou de ser para velhos, para mulheres, para crianças inocentes?
      Uma vergonha e tristeza!
      (Sabes a que me refiro.)
      Beijo e abracinho, este ainda mais apertadinho.

      Eliminar
  7. Querida Teresa, vi agora que a Tais também sugere que a familia " só é bonita em porta-retrato", mas não era a ela que me referia, mas, sim, à sogra do meu filho que é brasileira" Achei graça a coincidência e essa da margarina também está muito boa., familias felizes tomando a café da manhã com pão quentinho escorrendo de margarina. Beijinhos, Teresa, beijinhos Tais!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rssss, ficou engraçadíssimo! Eu escrevi sobre isso há anos, frase de um parente meu (mais distante), diante dos rolos de família. Até penso em repostar.
      Beijinho, querida Emília.

      Eliminar
  8. Aqui no norte, troca-se muito o v pelo b na linguagem falada, mas aqui o problema foi o dedo gordinho no teclado pequeno do tablet. Claro, vi e não como apareceu. Sorry, amiga!Pelo menos, tenho mais uma oportunidade de te mandar um abracinho bem apertadinho
    Emilia

    ResponderEliminar
  9. O bem mais precioso que temos é a família.
    Base, suporte, para tudo o resto.
    Beijo, bfds

    ResponderEliminar