30 janeiro, 2019

SAUDADE ETERNA - feliz 90º aniversário, minha mãe!


AUSÊNCIA
Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua

Por mais que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.


"Amamos as nossas mães quase sem o saber e só nos damos conta da profundidade das raízes desse amor no  momento da derradeira separação."


Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, poetisa portuguesa  (1918-2004)
Frase de Guy de Maupassant, escritor francês (1850-93)
Flores, do jardim da minha mãe (1919-2017)
Coração, da net.

25 comentários:

  1. Nossa...que postagem dolorida.
    Querida, a dor da saudade é a que dói. Ah, se soubéssemos! Mas a realidade das nossas dores só aparecem nas perdas. Só quando se é mãe que se percebe a lacuna que fica e que ninguém a preenche. É o tal 'sentimento de mãe', cantado por todos os poetas.
    A gente escuta que mãe é mãe e não se dá muita bola para o real significado, mas ele está certíssimo, e é muito entendido em algum momento de nossas vidas. Adivinha se lendo essa tua postagem não pensei na minha!?
    Meu carinho, querida.

    ResponderEliminar
  2. Linda homenagem e grande saudade sempre presente! bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
  3. A Tais pensou na mãe dela que já a não tem, e um aperto no peito eu senti só de pensar que um dia perderei a minha, já com 88 anos. Muito triste este teu post e muito triste deves estar tu hoje, querida amiga. Tanto mel há sempre em cada gesto das nossas mães e um dia a vida nos deixa sem ele, muitas vezes em alturas em que ainda gostavamos de nos lambuzar nele; nunca enjoava esse mel e também nunca faltava mesmo que para ela não sobrasse nenhum. Depois que vai, a saudade deve ser tremenda e, embora a minha esteja longe e sinta saudades, sei que tem na mesa, à minha espera, um potinho de mel para o cafezinho da tarde que tanto gosta de tomar comigo quando a visito; sei que não sai de lá esse potinho e para mim isso é um consolo. Querida amiga, gostei de vir cá hoje pois assim posso deixar-te um abraço muito, muito apertadinho e dizer-te que estou contigo nessa saudade imensa, com a minha grande AMIZADE.
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. Um grande e terno abraço, querida Amiga.
    Lamento muito, porém, partiu com uma linda idade.
    A minha era de 27, deixou-nos quase 30 anos mais nova do que a tua.
    Há uma hora escrevi este poema de Sophia numa postagem, inserida
    mum contexto completamente diferente...
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  5. As nossas mães ficam para nós na idade que tinham à data da morte. Ou pelo menos foi assim comigo. Portanto, hoje sou bem mais velha que ela e se nos encontrássemos eu seria a de cabelos brancos. Não sei que acaso ou destino retira uma mãe de seus filhos. Mas a vida é o que é mais o que dela fazemos.
    Mas, se das mães temos saudade é porque o tempo que nos deram foi bom. Isso é o que mais importa, o que vivemos juntas. E a Teresa teve de certeza bons momentos, muitos bons momentos.
    Boa noite:)

    ResponderEliminar
  6. Esteja onde estiver a tua amada mãe, a saudade e as lembranças ficam para sempre.
    Imagina eu, k perdi a minha qdo ela tinha 55 anos.

    Beijos e recebe uma flor branca das minhas mãos para as tuas, querida Teresa!

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, querida amiga Teresa!
    Que todas as mães além seus filhos!
    Sem Amor, não se é Mãe.
    Meus sentimentos, querida, pela sua saudade.
    Felicidades e bênçãos para você!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. * que todas as mães além seus filhos, quis dizer.

      Aproveito para dizer que percebe-se o Amor recíproco da amiga e da sua mamãe.
      Bjm
      😘😘😘

      Eliminar
  8. Só agora reparo no título.
    Por favor elimina o outro comentário idiota.
    E recebe um beijo solidário juntamente com o meu pedido de desculpas.

    ResponderEliminar
  9. A dor que a falta de uma mãe nos faz sentir é tão pessoal, tão íntima… Entendo-te tão bem, minha Amiga Teresa. Esta é uma homenagem muito sentida.
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  10. Bonita homenagem, onde a saudade e o amor estão bem presentes.
    Teresa, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Teresa linda homenagem para uma saudade cheia de amor,
    beijinhos com carinho, Léah

    ResponderEliminar
  12. Querida Teresa

    Uma homenagem sentida e cheia de amor. Um amor que te acompanhará sempre, minha amiga. E também sentimos que a nossa mãe não nos abandona nunca. Nos momentos difíceis e também nos de alegria sentimos que nos dão a sua benção e força caso precisemos.
    A certeza que podemos ter é que elas moram nos nossos corações.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  13. Sem palavras que possam mitigar a sua saudade, deixo um abraço de quem também a sente.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, Teresa!
    Sim, a saudade é eterna, e, como dói...
    As flores do jardim da sua mãe eram lindas, hortênsias.
    Concordo com as palavras de Olinda Melo, quando diz que: "A certeza que podemos ter é que elas moram nos nossos corações".
    A minha mãe se foi aos 68 anos, há vinte anos, e até hoje não me recuperei.
    Um forte e carinhoso abraço, Teresa.

    ResponderEliminar
  15. MUITO OBRIGADA!
    DEIXO PARA TODOS UM EMOCIONADO ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  16. Olá Teresa quero agradecer sua visita ao meu humilde blog e seja bem vinda. quanto à saudade também sofro do mesmo mal saudades do meu papá e já vai para doze anos e minha mãe fez em Janeiro um ano gostei do seu cantinho, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda Xunandinha!
      Ambas sabemos o quanto dói esta saudade...
      Beijo e obrigada!

      Eliminar
  17. Que coisa bela! Adorei chegar aqui através de indicação de Cátia do blog Espelhando e espalhando amigos. E me deparo com esta preciosidade. Não só pela delicadeza e da beleza do blog como pela qualidade de suas postagens. Fico grato a você por ter compartilhado estas preciosidades: o poema "Ausência", as frases de Guy de Maupassant, e a bela homenagem à mãe que, finda sendo a todas as mães. Abraços poéticos.

    http://verdadesdeumser.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alberto, amigo de amiga minha, meu amigo é. Seja bem-vindo ao meu Rol!
      Muito obrigada pelas suas palavras, um estímulo para eu continuar neste convívio bloguista.
      Abraço e bom domingo.

      Eliminar
    2. Alberto, lamentavelmente não consegui entrar no seu blogue.
      Complicado!!!
      Abraço.

      Eliminar
    3. Teresa, por favor, me informe qual foi a dificuldade que você teve.

      Eliminar
    4. Não consegui comunicar consigo.
      Talvez por você estar no Google+ e eu no Blogger. Não sei!
      Entrar num blog Google+ não é fácil. Falo apenas por mim, claro!
      Desculpe.

      Eliminar
    5. Minha cara Teresa, grato pela resposta mas estou achando que você acessou o blog errado. Deixei o endereço no meu comentário inicial mas, pelas suas palavras, estou quase convicto que você acessou outro blog pois, meu blog não é do Google+ e sim do Wordpress. E não há dificuldade alguma em deixar comentário. Houve um tempo que usei um captcha pois estava recebendo muitos spams mas eu já eliminei isso. Clicando em "Continue a leitura" pois a página inicial apresenta apenas um breve resumo das postagens, basta ir até o final dela, no final mesmo, antes de começar a parte escura, e aparece em letras bem grandes: "Deixe seu comentário. Ele é muito importante!" Então aparece as opções de você colocar seu nome e email que são obrigatórios, e o comentário. Se preferir, também pode clicar nos símbolos do Wordpress, ou do Google, ou do Twitter ou Facebook para se identificar através de algum deles, para não precisar escrever nome e email. E deixa o comentário.

      Queria lhe pedir a gentileza de tentar mais uma vez. É importante para mim pois se você não conseguir, eu preciso repensar a estrutura do blog. Acesse o endereço; http://verdadesdeumser.com.br
      E eu lhe agradeço. Tenha uma ótima semana.

      Eliminar
    6. Alberto, já consegui...
      Não foi fácil!
      Abraço e boa semana também para si.

      Eliminar