08 janeiro, 2019

À terça - imagens e palavras: "dinheiro"


“Se pensam que é difícil falar sobre dinheiro quando se está totalmente apaixonado, experimentem falar sobre ele mais tarde, quando estiverem desiludidos, zangados e o amor tiver morrido”.


Frase de Elizabeth Gilbert, escritora norte-americana (1969-) in “Comprometida", Ed. Bertrand, 2010
(Foto da net.)

12 comentários:

  1. Há quem o coloque sempre em primeiro lugar,rs...beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. O poder do dinheiro...
    Boa semana!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, o dinheiro e matemática estão juntos para a maioria das pessoas, em que situação é mais difícil falar em dinheiro?.
    Continuação de feliz semana com sorrisos,
    AG

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, querida amiga Teresa!
    Há amores por conveniência e acaba por terra toda boa intenção.
    Nunca bens materiais favorecem o que não existiu pois, se existe, se supera tudo.
    Quando uma comidinha simples é banquete se torna visível as reais intenções e não ambivalências do 💙.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🌷🌼🌻🌹🌺💐🌸🏵🙏

    ResponderEliminar
  5. Ai o vil metal! É certo que agora há várias formas de apresentar o dinheiro, em cheque, já um pouco fora de moda, em cartão em que o multibanco desempenha um papel fulcral, transferências, depósitos, enfim uma série de suportes e a verdade é que nem precisamos manuseá-lo nem senti-lo a tilintar, mas o resultado ao fim e ao cabo é o mesmo... E sim, é muito difícil falar dele ou das suas implicações quando a paixão está no meio, embora a vontade nomeá-lo talvez esteja sempre presente. Mas há o receio de ofender o outro, enfim. Realmente, quando o fogo se apaga apaga-se também o respeito e a consideração e então é que se vê a realidade das coisas. Isto, generalizando, claro, pois acredito que nem sempre acontecerá assim.

    Um bom tema para reflexão, querida Teresa.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Nelson Rodrigues tem uma frase muito conhecida:
    "O dinheiro compra até amor verdadeiro".
    Até hoje fico a pensar nessa frase...
    Beijo, uma excelente semana, amiga!

    ResponderEliminar
  7. E depois apareceu a célebre frase Money makes the World go around.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. O dinheiro. Por ele se matam até as pessoas amadas… Por ele há tanta corrupção no mundo, tanta guerra, tanto sofrimento. A ganância instalou-se e não vai embora tão depressa…
    Boa reflexão, minha Amiga Teresa.
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  9. Como diz a nossa amiga, Graça, " a ganância instalou-se e não via embora tão depressa " e, eu acrescentaria que só desaparecerå se o dinheiro acabar o que não é provável. No que diz respeito aos relacionamentos e o mal que o dinheiro traz a eles, creio que a frase diz tudo. Teresa, quando estamos naquela fase de grande paixão, aquela " paixão assolapada " como se dizia quando eu era jovem, o dinheiro não causa problema nenhum porque procuramos agradar o outro de qualquer jeito e então esses " vil metal " parece não faltar e as mãos de um e outro estao sempre prontas a abrir a carteira; mas, quando o relacionamento ja é longo e já se está naquela fase de " amor, respeito e muita, muita, muita paciência " tudo muda e o dinheiro começa a ser causa de muitas discussões, porque um acha que o outro gasta muito, tem uns hobbies caros, só pensa em marcas, viagens, etc, etc e então chega a hora em que a tal paciência tem de ser bastante para que as brigas não aumentm; um aponta o dedo ao outro, principalmente quando chegam as contas. Depois de 43 anos de casada, aprendi que a paciência e de facto uma boa aliada para que o relacionamento dure. Sabes, amiga, o dinheiro é causador de muitas desavenças entre amigos, familiares e casais, mas é preciso ter a sensatez bastante para não deixar que essas " brigas," acabem com o relacionamento; não é fácil, mas consegue-se . E, quando um casal vive já sem os filhos em casa? Piora a situação, porque, como costumo dizer, o " assunto acaba " e há que arranjar motivo para uma zangazinha. Pena não podermos viver sem o dinheiro, não é Teresa!? Daria " pano para mangas " este assunto, mas o meu comentário ficaria um " testamento " e por isso vou terminar, deixo-te um abraço bem apertartadinho e de amizade carregadinho. Fica bem, querida amiga!
    Emilia

    ResponderEliminar
  10. Detesto falar em dinheiro, em qualquer altura, como se fosse algo repugnante...
    Porém, penso que o juízo da autora é humorado, pela excelente ironia.
    Momentos de humor, todos precisamos...
    Beijinhos, Teresa.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  11. O dinheiro em si é bom, complicado é o amor a ele. Tenho visto familiares se desentendendo, crimes hediondos sendo cometidos, tudo por dinheiro ...
    Valeu pela mensagem escrita de forma bem humorada, suave.

    ResponderEliminar
  12. Dinheiro é coisa de usar e dele não podemos prescindir. Não é um bem mas uma utilidade e cultivá-lo não faz muito sentido.

    ResponderEliminar