18 janeiro, 2019

"Cinco Esquinas" - Mario Vargas Llosa

Suponho que o senhor saiba isso de sobra: somos um país de mexeriqueiros. Queremos conhecer os segredos das pessoas e, de preferência, os da cama. Por outras palavras, e perdão pela grosseria, quem se enrola com quem e de que maneiras o fazem. Meter o nariz na intimidade das pessoas conhecidas. Dos poderosos, dos famosos, dos importantes. Políticos, empresários, desportistas, cantores, etc. E, se há alguém que sabe fazer isso, digo-lhe com toda a modéstia do mundo, sou eu.
Publicado em 2016, “Cinco Esquinas” é um misto de romance, sátira e crítica social. Um retrato do Peru nos anos do governo corrupto do presidente Alberto Fujimori; do terror da polícia política; dos atentados e sequestros do Sendero Luminoso e do Movimento Revolucionário; do compadrio e sensacionalismo jornalístico.
(Afirmam alguns críticos que é o ajuste de contas de Mário Vargas Llosa, derrotado por Fujimori na corrida eleitoral à Presidência do Peru, em 1990.)
Para compor o retrato crítico do país MVL divide a acção por dois cenários e cria um leque de personagens burlescas, desprezíveis, trágicas: o mundo (im)perfeito de dois casais da burguesia peruana, Marisa e Enrique, Chabela e Luciano, (Marisa e Chabela vivem uma tórrida e secreta (?) história de amor); o Destapes, pasquim calunioso dirigido pelo odiado  Rolando Garro, assim descrito por Enrique (a sua última vítima de chantagem): andar tarzanesco, esbracejando e rebolando-se...sorrisinho ratoneiro... cabelos lambidos... vozinha estridente, olhos pequeninos e movediços, corpinho raquítico...
A estas personagens juntam-se muitas outras mas duas há que merecem destaque, Retaquita (inesquecível) a jornalista do pasquim, que professava por Rolando uma devoção canina e “Doutor”, o secreto chefe dos serviços secretos e, segundo rumores, mecenas do pasquim.
Leia agora a sinopse:
“À conversa, sem os maridos, e desatentas à hora do recolher obrigatório, Chabela e Marisa terão de pernoitar juntas. O que aconteceu na cama passará a ser um saboroso segredo. Chabela é mulher de um advogado de renome; Marisa, de uma das figuras cimeiras da exploração de minas. O mundo perfeito em que vivem – não fora a constante ameaça dos guerrilheiros e sequestros – será fortemente abalado por um escândalo. Após uma tentativa de chantagem por parte de Rolando Garro, director do pasquim Destapes, a participação do engenheiro Enrique Cárdenas numa orgia será tornada pública em todos os seus detalhes mais sórdidos. Segue-se um assassino brutal. Mas a relação de tudo isto com o poder político, nomeadamente com o homem que na sombra governa de forma corrupta o país, o Doutor, braço direito do Presidente, será revelada: curiosamente pela coragem e fibra da redatora principal do referido tabloide; conhecida por Retaquita.”

Se pensa que ficou a saber tudo sobre este romance/comédia burlesca/crítica social, não ficou, não!
Compre, leia, deixe-se surpreender pelo original “happy end”, e ria, ria, pois é pura diversão!
Há verdades que doem, que preferíamos que fossem mentiras...
Li de um fôlego só!

Cinco Esquinas, de Mario Vargas Llosa
Tradução de Cristina Rodrigues e de Artur Guerra
Quetzal Editores, 2016
316 págs.

18 comentários:

  1. Ah deu gostinho de quero mais...

    Parece ser muito bom, Teresa.
    Fico imaginando essas duas juntas, Chabela e Marisa.
    Bjim querida.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cleo, esquece a Chabela e a Marisa e foca-te no "Destapes", o pasquim que TUDO destapa...
      Beijo e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Uma boa sugestão de leitura. Obrigada por ela.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, Elvira, é um gosto vê-la aqui.
      Beijo e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Sabes, Teresa, aqui na minha fsmilia, filhos, netos e sogros do André, costumamos fazer o amigo 7nvisivel e também o inimigo: este é a parte mais divertida, pois brinca-se com qualquer coisa que a pessoa que nos saiu desteste. Por exemplo, como sabejm que eu não gosto de cozinhar, kw me deram um fogãozinho de brinquedo. Bem..como o meu filho este ano passou o Natal no Brasilm deixamos essa brincadeiravpara agor, fim do mes; fez-se umavlista das preferências re xada um e imagina o que coloquei! Livros que tirei aqui do teu rol! Agora aparece mais um que, pelo resumo deve ser muito interessante, mas ficará para outra altura: os meus filhos e marido sabem há anos que não podem oferecer-me nada relacionado com cozinha. Sabes o que me ofereceram no aniversário, a mim e ao pai ( ele faz a 23/12 e eu a 26 ) ? Ingressos para vermos, no Porto, o Ivan Lins e a Simone e, claro vão cantar o Começar de Novo. Tudo isto, querida amiga, para te dizer que agradeço mais esta partilha e deixar-te aquele abraço bem apertadinho " que só duas boas Amigas conseguem dar". Boa noite!
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Emília, que delicioso é ler-te!
      Fico imaginando os teus convívios familiares...
      Ivan Lins e Simone, sortuda!!!
      Gostei de saber que tiras daqui dicas para novas leituras. Morasses tu aqui pertinho e todos os livros meus seriam teus.
      Beijo, querida amiga. E um abracinho dos nossos, claro!

      Eliminar
  4. É muito gostoso ler Mario Vargas Llosa. É um escritor que sabe bem misturar os ingredientes necessários a uma boa leitura. É um autor que prende quem o lê do princípio ao fim do livro. Boa sugestão minha Amiga Teresa.
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça, esta é a minha segunda leitura de Mario Vargas Llosa, logo, não tenho ideia formada sobre ele enquanto escritor.
      Este romance prendeu-me sim. Devorei-o numa tarde e pouco mais, e foi uma leitura ligeira/gostosa. Principalmente pela brilhante caracterização das personagens.
      Beijo e bom domingo, querida amiga.

      Eliminar
  5. Ainda não li...
    Recentemente, comprei a tia Júlia e o escrevinhador, encontrei-o e veio em conjunto co outros...
    Já passei a fase de ''devorar' livros... Sou muito seletiva...
    Ele publicou o livro que referiste com 80 anos...
    Um domingo muito agradável.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... 80 anos e um desejo irrefutável de vingança do rival político Fujimori.
      Eu tenho fases, ou leio muito ou nada leio. E podem durar meses.
      Devorar livros, nunca! Basta-me o que devoro à mesa e a balança não perdoa.
      Beijo, Majo, e bom domingo.

      Eliminar
  6. Querida Teresa, esqueci de dizer que, não só tiro daqui ideias para novas leituras, como também aprendi contigo a Ler de, de facto, um livro; tu, sim, LÊS UM LIVRO e eu já tenho um lápis junto ao livro que tenciono começar a ler para sublinhar e pensar na mensagem que ele transmite, porque, confesso, até aqui eu posso dizer que "devorava livros, "lendo-os depressa demais, tendo mais tarde necessidade de os reler. Lia muito, dizia eu, mas...não é verdade; agora, sim, vou aprender a
    ler um livro. Obrigada, querida amiga e boa noite. Um abraço de grande amizade
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre li anotando e sublinhando-sempre com lápis. Sem lápis não consigo ler um só parágrafo, de livros, jornais, revistas. Manias!!
      Repara que isso torna fácil encher o meu baú de "pétalas de sabedoria". E não só!
      Obrigada por seres assim, Emília. Querida e verdadeira!
      Abraço apertadinho.

      Eliminar
  7. Oi, Teresa, meu Estado (RGS) como fica meio isolado dos outros Estados do Brasil, pertinho ou grudado no Uruguay, Argentina, Chile... países de língua espanhola, estamos bem acostumados com Vargas Llosa. Temos vários livros dele, mas esse que citas, já coloquei na lista de busca. Como vi que gostas muito dele, deixo também uma dica que vais gostar: “A Verdade das mentiras”. Nele, Vargas Llosa, fala de vários autores renomados e de suas obras, numa narrativa gostosa e com muitas surpresas e curiosidades, que nós, leitores, ficamos ávidos em ler. Esse escritor sempre abordou, em muitas de suas obras, temas políticos e sociais como é o caso de "História de Mayta". Gostei da postagem!
    Beijo, querida amiga, uma ótima semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tais!
      Está decidido, este ano vou ler Mario Vargas Llosa. Alguns romances, claro, pois o senhor tem uma extensa e variada obra.
      O que indicas deve ser interessante. Vou saber se existe em português pois na net só vi a versão espanhola e o meu espanhol é básico.
      Beijo amiguinha, e uma boa semana.

      Eliminar
    2. Claro, Teresa, estou com ele aqui, em português, pega aí:

      A verdade das mentiras / tradução de Cordelia Magalhães - 2ª ed.
      editora ARX 2004 - São Paulo
      (410 páginas)
      _____________________________

      Eu disse que estamos acostumados também com os 'países de língua espanhola e seus escritores', pois estamos cercados por eles, mas li em português!

      beijo, querida.

      Eliminar
  8. Um autor que há muito acompanho.
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamentavelmente, dele só li 2 romances.
      Tenha eu tempo e todos lerei.
      Beijo, Pedro, e boa semana.

      Eliminar
  9. Este livro não li, mas não me é nada desconhecido-

    Boa semana, abraço

    ResponderEliminar