04 setembro, 2018

À terça - imagens e palavras: "gentileza"



"«Não há suficiente gentileza no mundo.»
Qual é o nosso problema? Por que razão não somos mais gentis? O escritor George Saunders explica-o assim: porque cada um de nós se deixa capturar por uma série de equívocos congénitos. Primeiro, achamos que somos o centro do mundo e que a nossa história é a mais importante, interessante, quando não mesmo a única que conta. Segundo, porque nos vemos desligados do Universo: existimos nós e, depois, a outro nível coexiste confusamente tudo o resto. Terceiro, porque vivemos na prática como se fôssemos eternos sobre a Terra. Sabemos que a morte existe, mas para os outros, não para nós. Ora, estes equívocos levam-nos a construir a nossa existência antepondo (ou sobrepondo) as nossas necessidades às necessidades de todos os demais."

Excerto da crónica "Algumas notas sobre a gentileza" de José Tolentino de Mendonça, teólogo e poeta português(1965-)
Foto da net.

16 comentários:

  1. Lindo texto e a imagem fala por si! Gentileza anda faltando no mundo,mas quando acontece é linda! beijos, ótimo dia! chica

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Teresa! Sou uma grande fã de José Tolentino de Mendonça. Esta crónica sobre a gentileza tem muito para reflectir. Mas entendo que ele tem razão quando diz: "achamos que somos o centro do mundo e que a nossa história é a mais importante, interessante, quando não mesmo a única que conta"... Que lúcido que é este meu poeta!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Um belo texto sobre o qual é importante refletir!!!bj e a minha Ana continua a recuperar forças em casa!

    ResponderEliminar
  4. Olhar mais (e melhor) para o outro. :)

    ResponderEliminar
  5. E já chegou a minha querida amiga, gentil, como sempre , apressando-se a levar um abracinho aos amigos. E aqui está um tem pertinente dum autor que muito me agrada. Tolentino de Mendonça aponta alguns dos principais motivos para a falta de gentileza nos dias de hoje, concordando eu com todos eles, claro. Sabes, não tenho consciência se sempre fui uma pessoa gentil, mas tenho a certeza que com a idade fui aprendendo a sê-lo muito mais; hoje dificilmente passo por alguém no meu prédio sem dizer olá, bom dia ou boa tarde; pode parecer pouco, mas fui aprendendo que para algumas pessoas é um gesto muito importante; já me aconteceu de, a partir daí ter surgido uma conversinha com uma pessoa que vive só e que, claro, precisava desse " Olá"; não me atrasou em nada e sei que ganhei uma amiga. Quanto à morte, Teresa, é claro que sempre soube que ela viria, mas só comecei a ter verdadeira consciência dela quando o meu pai partiu e podes ter a certeza que fiquei muito diferente depois disso; fiquei muito mais gentil, mais cuidadosa e mais preocupada com os outros, principalmennte com os mais idosos. O passar dos anos ensina-nos muito e tenho pena daqueles que não conseguem aprender nada com a idade; digo isto, porque infelizmente conheço algumas pessoas que em vez de melhorarem se têm tornada mais rancorosas e a pouca gentileza que conheci nelas, se transformou numa espécie de inveja, de raiva que me deixa perplexa. Num desse nossos " papos " talvez te dê a conhecer uma pessoa dessas. Gentileza gera gentileza, querida amiga e, se tivessemos isso em mente, o mundo seria muito mais pacifico. Logo talvez te escreva uma cartinha. Até lá fica o meu abraço bem apertadinho
    Emilia

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida amiga, o Rol de volta, bem-vinda!
    Sim concordo com as 3 razões e também com as palavras da Emília. A gente modifica, um pouco ou muito após um fato que acontece bem pertinho. Bem que tenho uns defeitos, mas esse, a falta de gentileza não carrego. Sou gentil sempre, prefiro que me façam algo que me magoem porque vou procurar digerir, apesar da mágoa, mas o que me deixa ruim é eu magoar e faltar com a gentileza, ser rude, grosseira. Aí não me perdoo, convivo com essa culpa por um tempo, até me explicar...
    Muito bom tema que abriu teu regresso!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  7. Gentileza gera gentilez... como actualmente o tempo corre e todos vivem apressados, creio que a razão principal dessa ausência e de outros procedimentos de afabilidade, se perdem não tanto por egoísmo como Tolentino sugere, mas porque não olhamos para o outro com benevolência e sim de espírito critico sempre em riste, qual espada pretensamente justiceira, poucos dão o primeiro passo-

    Beijinhos, bom e feliz regresso, Teresa!

    ResponderEliminar
  8. Saudades de você Teresa!
    Aqui no Brasil tínhamos um personagem no RJ
    de nome 'Gentileza' e depois que ele morreu
    tornou-se um mito com o slogan "Gentileza gera gentileza".
    Se o mundo esquece, vamos nós lembrando
    uns aos outros.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  9. Cá estamos de volta.
    Um tema muito pertinente, Teresa.
    É como afirma D.José Tolentino...
    Felizmente a maioria, à medida que cresce, torna-se mais humana...

    Grata pelas palavras simpáticas no A Vivenciar a Vida.
    Um Setembro muito agradável e ameno.
    Abraços
    ~~~

    ResponderEliminar
  10. Uma atitude que conquista o mais empedernido, faz muita falta no mundo e de que nos esquecemos pelos motivos apresentados ou mesmo por outros. E é tão bonito ser gentil.
    Ai Tolentino, Tolentino, que falta nos faz a tua gentileza e agora estamos com inveja até dos livros do vaticano, imagina tu...

    ResponderEliminar
  11. OI TERESA!
    UMA CONSTATAÇÃO, MUITO BOA PARA QUE REFLITAMOS SOBRE NOSSAS ATITUDES. ESTAMOS VIVENDO NUM MUNDO TÃO SEM PREOCUPAÇÃO COM O OUTRO QUE É DE ENVERGONHAR.
    CONCORDO CONTIGO NOS PONTOS QUE ABORDAS, TOMARA HAJA UMA REVIRAVOLTA NISSO TUDO.
    BOM ESTARES DE VOLTA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Gostei e concordo com a explicação de George Saunders.
    Continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  13. Olá, Teresa, a sensibilidade é um tema que não podemos deixar de abordar, sempre que possível. Com gentileza todos gostam de ser tratados, onde quer que estejam, no restaurante, no bar, no teatro, no cinema etc., mas infelizmente, Teresa, muitas pessoas querem ser tratadas assim, com gentileza, mas se esquecem de aos outros darem esse tratamento. Isso acontece com as pessoas que pensam unicamente em si próprias, infelizmente.
    Parabéns pela excelente postagem.
    Um ótimo final de semana.
    Beijos
    Pedro

    ResponderEliminar
  14. Se todas as pessoas se esforçassem por praticar empatia, tudo seria melhor neste nosso planeta, sem dúvida. Abraço grande

    ResponderEliminar
  15. Triste o embrutecimento humano. O homem nasce com o amor no coração e a sociedade o desestrutura por sua própria índole e vai se embrutecendo, creio. A gentileza, um sorriso, não custam nada é compram tesouros. Grato pela preciosa partilha do mestre que conseguiste nos orientar! Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar