11 setembro, 2018

À terça - imagens e palavras: "beijar"


“Beija-me pela última vez, e depois beija-me de novo. Não sabes como eu gosto de beijar pela última vez. As últimas vezes são ainda melhores do que as primeiras.”


Frase de JOSÉ EDUARDO AGUALUSA, escritor angolano (1960), in “Barroco Tropical”, Ed. Quetzal, 2018
Foto da net.

8 comentários:

  1. Porque é que eu lembrei a canção do beijinho do Carlos Paião e Herman José??
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Lindo e romântico. Sempre faz bem! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Uma frase com o seu 'quê' de picaresco...
    ...E uma pitada de romantismo, claro!! :))

    Beijos, Teresa

    ResponderEliminar
  4. «Eu não sei senão amar-te
    Nasci para querer-te.
    Ó quem me dera beijar-te,
    E beijar-te até morrer.»

    Fernando Pessoa

    Beijinhos, Teresa
    ~~~~

    ResponderEliminar
  5. " A vidacppde ser complexa, mas plena" e não posso deixar de concordar, mas para algumas pessoas ela teima em ser só complexa, sempre com um sofrimento atrás do outro e mesmo assim têm força para todos os dias dizerem " Deus, preciso do teu rosto junto ao meu; "sim, sei que pedem e imploram talvez para terem mais força, Mas não são ouvidas. Estou a falar de uma amiga que perdeu uma fikha aos 10 anos com um tumor na cabeça e agora a filha mais velha também está com a mesma doença, tendo para cuidar uma menininha tv com 10 anos. Não sei se teria a força dela, não sei se lembraria das Bem aventuraças, não sei se continuaria a chamar por Deus. Não sei mesmo, querida amiga! Uma pessoa que tratou sempre bem a vida, que não é nem melhor nem pior que eu e, no entanto há muitos anos que ela não tem um motivo para sorrir. Falei hoje de abraços e agora vou falar de beijos. Como são bons uns e outros! Domingo fui dar um abraço a um querido amigo, perto de Lisboa; foi um daqueles abraços fortes, longos, mas muito, muito doído; a vida levou a sus companheira de 63 anos , depois de muito sofrimento e agora, penso no ultimo beijo que ele lhe deu, no ultimo que as filhos lhe deram e no ultimo que ela deu aos netinhos ainda bebés. O ultimo beijinho que lhe dei foi há um ano e já aí pensei que talvez não voltasse a beijá-la e a ouvir a gargalhada que costumava dar; não tive agora coragem de ver o seu rosto e muito menos de lhe dar um último beijo. Ė, Teresa, nem sempre o último beijo é bom! Mas...sabemos, um dia daremos o último abraço, o ultimo beijo e lançaremos o último olhar. Aqueles que amamos. Hoje o meu comentário é nostálgico, mas não poderia ser de outro modo, pois os momentos nem sempre são alegres e muito menos bem -aventurados. Um beijinho, Teresa que com certeza não será o último. Nunca sabemos!!!
    Emilia

    ResponderEliminar
  6. ah, ah, lembro-me desta frase. Os romancistas são de todo. Beijos são manifestação de afecto, valem em todos os números.

    ResponderEliminar
  7. Não sei se o Agualusa tem razão.
    Mas ele lá sabe...
    Teresa, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Não, não será o último beijo e nem a última vez, porém a palavra 'última' tende a deixar as coisas melhores, t~em um gosto de despedida, de mais intensidade.
    Beijinho, amiga.

    ResponderEliminar