20 setembro, 2018

Em Ibiza pensando em Portugal


Eis-me de regresso às lides bloguistas, após uma semana de férias fora do país.
O destino escolhido, desta vez apenas por mim (a aniversariante teve direito a escolher…), foi Ibiza, uma ilha do arquipélago das Ilhas Baleares, no mar Mediterrâneo.
A viagem foi curtinha mas mexidinha. Em números, foram mais as tremelicadas do avião do que os noventa minutos de voo. Nem a escrita de Mário Vargas Llosa acalmou o meu nervoso miudinho.
Porquê Ibiza, se já lá estive em Agosto de 2003? Pela internacionalmente famosa vida nocturna, em festas e discotecas apinhadas até manhã adentro?
Nada disso! Apenas porque nunca esqueci aquele mar de águas paradas, quentes e cristalinas. Porque o desejo de lá voltar aumentava de ano para ano. Porque quanto mais o Carlos se decidia por outros destinos mais eu lembrava e falava, e falava, e falava de Ibiza.
Quinze anos depois voltei(ámos) a Ibiza. E desta vez, o bom de ter voltado foi… o NUNCA mais querer voltar.
O hotel foi outro, a localização na ilha outra, a praia outra, esta de areal sujo e água quase fria. Foram vários os dias  em que grandes nuvens escuras, que teimosamente apareciam de manhã, ou à tarde, encobriam o desejado sol. E uma vez por outra, caíam bátegas de chuva fria. 
Diziam os simpáticos funcionários para nos animar: «Setembro é altura de muitas “tormentas”, mas o sol vai brilhar».
No hotel a animação não podia ser pior. À noite, esganiçados cantores mais pimbas do que o maior pimba português “assassinavam” velhíssimas/belíssimas canções inglesas, num palco montado próximo da piscina. O barulho até dentro do quarto era insuportável.
Na verdade, foi uma tormenta esta semana em Ibiza. Valeu pelos muitos banhos na piscina, e por um (único) banho no mar de água quente e cristalina de uma prainha de areia branca em Formentera, uma pequena ilha acessível por ferry. Devido ao meu medo de andar de barco pusemos de parte a viagem de 40 minutos à ilha. Acabámos por fazê-la na véspera do nosso regresso a casa, convencidos por um jovem casal brasileiro que já lá tinha ido e se preparava para voltar. Ainda bem que nos cruzámos com eles. Ainda bem que eles se dirigiram a nós quando nos ouviram falar português. Estivemos apenas uma tarde em  Formentera mas o gostoso e demorado banho de mar  deu um sabor diferente à semana de férias.
Enquanto lia à beira da piscina, o pensamento voava teimosamente para as praias maravilhosas do meu Portugal.
As praias algarvias, algumas das mais belas do mundo, tantas que conheço e amo. As praias da costa alentejana, que lamentavelmente conheço mal. As praias da linha de Cascais, aqui a dois passos de casa. Das praias do norte fujo devido à água gelada mas conheço algumas lindíssimas. As encantadoras praias fluviais espalhadas de norte a sul do país, cada vez mais reconhecidas internacionalmente.
Então, o que me leva a procurar praias fora de Portugal quando tenho tantas e belas cá dentro?
O gosto da descoberta (há tanto para descobrir cá dentro); o prazer de um mergulho em águas cristalinas e quentes (entro facilmente em águas mornas/frias); as mordomias de um hotel (é grande a oferta hoteleira); o deleite das viagens (há roteiros fabulosos para fazer de automóvel).
Desta viagem trouxe comigo uma certeza: Portugal, o meu país, é LINDO! 
(Fotos tiradas minutos antes da saída do hotel para rumar ao aeroporto.)

16 comentários:

  1. Lamento saber que as férias - escolhidas a contento - não foram o que sonhava e nem repetiram o passado.
    Portugal é bonito e terá para cada português inúmeros encantos por descobrir. Acho as nossas praias uma maravilha. Mas há praias estrangeiras de um azul que não é o nosso. Mas não sei mesmo se vale a pena meter-me num avião para ter alguma coisa de semelhante ao que teria com viagem de alguns quilómetros.
    Contudo, uma das coisas que mais gosto é partir a conhecer mundo. Não precisa ser um mundo distante demais, mas há certo fascínio em surpreender lugares onde a língua é outra e a vida corre em ruas diferentes das que conhecemos. Lá, até nós somos diferentes:).

    ResponderEliminar
  2. Deve ter siso bem boa, ainda que tenha chacoalhado bastante na viagem... E por vezes essa experiência se faz necessária pra sabermos que não mais queremos voltar! Lindas fotos !" beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Tais brincando, amiga!!!! Estava esperando um entusiasmo, a minha querida amiga muito 'viajada' (como dizemos aqui), renovada em planos e projetos após umas férias deliciosas etc. etc!?
    Amiga, falando sério, como te compreendi, como sei dessa volta ao teu país! Eu vivi o mesmo há muitos anos, ainda na flor dos meus vinte anos, lá no século passado quando passei 2 meses na Alemanha para um curso. Eu escrevi sobre isso, um dia reposto. E olha, que país maravilhoso é a Alemanha, você conhece. Mas... outras coisas me tocaram, pra mim foi muito tempo.
    Fico feliz sabes com quê? Com a tua volta e por ver você feliz em 'casa', valorizando o que teu país tem de lindo.
    Falaremos.
    Beijo, amiga!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, Teresa! Vê-se por esta tua bela crônica o quanto é decepcionante uma viagem como essa que vocês fizeram, tentando encontrar o mesmo lugar de há mais de 10 anos. Mas o lucro está na valorização maior das praias do teu país, como bem narras. Às vezes temos de pagar algum preço para vermos o que temos ao nosso lado e, nesse caso, se sai ganhando.
    Um ótimo fim de semana
    Beijo
    Pedro

    ResponderEliminar
  5. Temos uma mania tremenda de denegrir o nosso País.
    Que sim, é LINDO!
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  6. A ver pelo belo olhar... e pelo registo vem aí muita novidade !!! Bj

    ResponderEliminar
  7. Lindo relato, Teresa! Relato franco, lúcido e emocionante por teu amor a Portugal! Dizia meu avô - uma poeta nato, que o melhor da romaria é a volta para casa. Muitos poucos tem a coragem da franqueza de confessar decepções desse gênero: todos dizem que a viagem foi maravilhosa... É como diz Fernando Pessoa: ainda não conheci alguém que tenha levado porrada. Só eu! Todos são príncipes... Ah Teresa, o que há de bom no mundo, está dentro de nós mesmos. Observemos o que nos rodeias com atenção renovada e redobrada, e seremos felizes! Grande abraço, querida amiga! Aprendi contigo! Tudo de bom! Laerte.

    ResponderEliminar
  8. Diverte-te Teresa.
    Abraço grande no Dia da Paz.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  9. Pois é minha amiga muitas vezes só damos valor ao que temos cá dentro quando estamos fora.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  10. Olá, querida Teresa!

    Mto grata pela tua visita e tão efusivo comentário, mas há pessoas e situações, k nunca mais esqueceremos.

    Ibiza e similares, lá perto, já deram, o k tinham a dar. Há 10/15 anos estavam no auge e toda a gente ia pra lá, incluindo eu, k não gosto de praia, mas adoro dançar.

    De facto, foi uma semana para a aniversariante esquecer (Parabéns, mta vida e saúde), mas vai pra fora, cá dentro, slogan, k há uns tempos se ouvia por aqui. Esquece o facto e para o ano, Portugal, nosso amado país, is the number one.

    Beijos, um abraço e bfds.

    ResponderEliminar
  11. Sabe Teresa,
    Adorei sua postagem em me vi,
    pois
    Eu viajo (adoro), me divirto
    mas mantenho minha
    mente na volta a meu canto.
    Feliz passeio.
    Bjins
    CatiahoAlc./ReflexodAlma
    do Blog Espelhando

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida, que Portugal é lindo! Mas também não me importava de dar umas voltinhas por Ibiza!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  13. Todos têm essa vontade e muitas vezes até mesmo a necessidade de desbravar outros mares, mas de fato há sempre tanto para conhecer, e reconhecer, dentro do seu próprio país, que, no meu caso, é o Brasil. Um abraço, Teresa, e espero que estejas bem.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, nem sempre as coisas acontecem com desejamos, por vezes imaginamos, planeamos, acabam por acontecer o muito melhor do que pensávamos, outras vezes é ao contrario, não significa que um dia mude de opinião e queira regressar a Ibiza, concordo com a beleza das praias portuguesas, costumo dizer, "em Portugal não temos a beleza, temos o paraíso" e é mesmo amiga, um dia se tiver oportunidade venha conhecer as ilhas Barreiras entre a Quinta do Lago e a Ilha da Fabrica, são 62 e dois quilómetros de ilhas selvagens ou quase, ilhas (excepto a Ilha de Faro) não existe o automóvel, pode-se desfrutar do lado da costa ou da ria.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderEliminar
  15. Também tenho essa sensação muitas vezes quando viajo: saudades daqui. Gostei do texto.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  16. Adoro passear dentro e fora do país.
    Cada viagem é sempre uma nova aventura e tento capturar em fotos, o máximo do que vejo, para mais tarde recordar.
    Ibiza ainda não conheço.
    Lindas fotografias.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar