31 julho, 2018

À terça - imagens e palavras: "vida"

“- Adia tudo. Nunca se deve fazer hoje o que se pode deixar para amanhã. Nem mesmo é necessário que se faça qualquer coisa, amanhã ou hoje.
- Nunca penses no que vais fazer. Não o faças.
- Vive a tua vida. Não sejas vivido por ela. Na verdade e no erro, na dor e no bem-estar, sê o teu próprio ser. Só poderás fazer isso sonhando porque a tua vida-real, a tua vida humana é aquela que não é tua, mas dos outros. Assim, substituirás o sonho à vida e cuidarás apenas em que sonhes com perfeição. Em todos os teus atos da vida-real, desde o de nascer até ao de morrer, tu não ages: és agido; tu não vives: és vivido apenas.
Torna-te para os outros, uma esfinge absurda. Fecha-te, mas sem bater a porta, na tua torre de marfim. E a tua torre de marfim és tu próprio.
E se alguém te disser que isto é falso e absurdo, não o acredites. Mas não acredites também no que eu digo, porque se não deve acreditar em nada.
- Despreza tudo, mas de modo que o desprezar te não incomode. Não te julgues superior ao desprezares. A arte do desprezo nobre está nisso.”

Palavras de FERNANDO PESSOA, poeta português (1888-1935), in “Livro do desassossego”, Ed. Tinta da China, 2014

(Leiam mais frases/pensamentos no meu "Pétalas de Sabedoria".)
Agosto chega já amanhã e eu vou de  férias do meu "rol de leituras".
Voltarei em Setembro.
Abraço muito amigo para todos.
Leiam, leiam MUITO!

29 comentários:

  1. Lindo texto de Pessoa e a foto é maravilhosa! ADOREI! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga, Fernando Pessoa é o poeta filósofo, diz tudo do saber viver. Tem coisas em suas palavras que são puros ensinamentos, da forma que vier sempre é lindo, verdadeiro, ou triste, porém é a vida como ela é.
    E casualmente isso serviu para mim hoje! Sim, hoje!

    Torna-te para os outros, uma esfinge absurda. Fecha-te, mas sem bater a porta, na tua torre de marfim. E a tua torre de marfim és tu próprio.

    É difícil, não saiu como ele prega, mas diria, parecido!
    Boas férias para o ROL, que ele descanse e volte cheio de novidades, aguardo. Adoro o livro do Desassossego.
    Um beijo, meu carinho aos dois, a ti e ao Bloguinho.

    ResponderEliminar
  3. Ah Taresa!
    Cheguei tarde aqui hoje.
    Sua postagem fala exatamente sobre isso, pois
    desde a tarde eu queri vir te ler e
    te fazer um convite.
    Vou deixar aqui um endereço e quando voltar das ferias
    você confere.
    E se desejar
    Confere esse endereço meu,
    adorarei sua visita lá, acabei de atualizar:
    https://reflexoemcoisasdemulher.blogspot.com/
    Bjins
    Adorei a postagem desse texto
    que Eu não conhecia.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  4. Olá, minha amiga Teresa, Fernando Pessoa nos surpreende sempre não apenas pela beleza de seus poemas, mas também pela sua filosofia neles contida. Esta filosofia também está presente nessa obra que mencionas, O Livro do Desassossego. Aplausos!
    Uma boa semana e um bom descanso para o Rol.
    Beijo
    Pedro

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga, por coincidência estes conselhos do Pessoa também serviram para mim e, podes ter a certeza, cada vez me lembrarei mais deles. O Começar de Novo, também entrou de férias, mas eu vou continuar por cá, visitando os amigos. Vou ter saudades, mas quem sabe, nāo me escreves uma cartinha de vez em quando? Escrevi-te uma há dois dias e espero que a tenhas recebido; os correios andam um pouco lentos...o calor vai apertando e a preguiça se instalando. Teresa, desejo que tenhas uma boas férias e que aproveites bem cada momento, de preferência com as tuas princesas por perto. Ainda não as vi pelo Porto, mas, se vir, claro, dar-lhes-ei um abraço bem fofinho; o nome delas eu já sei e quanto ao resto, quem sabe não tirarei " pela pinta ?
    para ti vai aquele abraço bem apertadinho e, já agora também um beijinho
    Emilia

    ResponderEliminar
  6. Olá, Fernando Pessoa mo seu melhor, a imagem é linda, onde encontrou a bela pedra?.
    Continuação de feliz semana,
    AG

    ResponderEliminar
  7. Boas Férias Teresa!
    Mas, talvez ainda a apanhe a tempo de lhe dizer que nem sempre estou de acordo com Pessoa e agora também não! :)
    Isso de adiar o que tem de ser feito não é boa 'política'. Eu sou mais de não deixar para amanhã o que puder fazer hoje. :))

    Beijinhos divirtam-se muito.

    ResponderEliminar
  8. Seguindo o conselho do Poeta, não acredito em nada do que ele diz... eheheh...
    Magnífica escolha, parabéns.
    Teresa, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Excelente elección.
    Yo también voy a descansar este mes, así que nos vemos en Septiembre.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
  10. No "livro do desassossego" estamos sempre a encontrar motivos de reflexão…
    Umas boas férias, minha Amiga.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Imagem do louco coração empedernido e prosa do coração humano, amoroso e sem amor a si. Eis a dor de não doer ou a dor de não querer interagir com amor humano e sufocante ao dar-se. Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
  12. Palavras e pensamento genial só podia ser escritas por um génio.
    Um abraço, vou de férias só devo voltar em Setembro.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  13. Olá Teresa querida


    Bom seria se conseguíssemos agir sempre assim não é mesmo...
    Adorei a partilha.


    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar
  14. Tenho este livro para ler quando for em Outubro para as termas.

    Um abraço com votos de férias bem agradáveis,

    ResponderEliminar
  15. Passei para ver as novidades, apesar de saber que está de férias...
    Teresa, bom fim de semana e boas férias.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  16. Sábias palavras de Fernando Pessoa.
    Boas Férias.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  17. Continuação de boas férias, querida amiga Teresa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde!

    Convidamos-vos a ler o capítulo 6 do nosso conto escrito a várias mãos "Janelas de Tempo"
    http://contospartilhados.blogspot.com/2018/08/janelas-de-tempo-capitulo-6.html

    Bom fim-de-semana
    Saudações literárias!

    ResponderEliminar
  19. Já ando com saudades do Rol, querida amiga!! Falta algum tempinho ainda para o final do mês...rsss. Mas sei que andas ocupada.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  20. Imagina tu, Tais, que também eu ando já com saudades do Rol...
    Falta pouco!
    De momento ando realmente ocupada com outras coisitas. Tenho comigo não uma mas duas netinhas lindas. E porque são minhas e queridas, ocupo-me a desenrolar, com elas, um enorme Rol de beijinhos e abracinhos, docinhos e verdadeiros. Ser avó é bom demais!
    Beijo, querida amiga.

    APROVEITO PARA DEIXAR UM ABRAÇO APERTADINHO PARA TODOS OS AMIGOS QUE POR AQUI PASSAM. ATÉ SETEMBRO!

    ResponderEliminar
  21. Vim conhecer seu blog e gostei do que li!
    Aproveite as fériase os bons divertiemntos tb!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Diná!
      Muito obrigada e bem-vinda ao meu Rol.
      Abraço e boa semana.

      Eliminar
  22. Fantástico Fernando Pessoa! Um gênio, filosofo, poeta, pensador.

    ResponderEliminar
  23. Ainda faltam uns dias para Setembro...
    Espero que as suas férias estejam a ser excelentes.
    Beijo, amiga Teresa.

    ResponderEliminar
  24. Olá, querida Teresa!

    Já conhecia esta passagem do "livro do Desassossego", k sempre k o leio fico desassossegada-rs, pke não entendo a mente deste escritor, se calhar não é para ninguém entender.

    Não sendo Pessoa o meu poeta preferido, tenho de reconhecer-lhe mto talento e sobretudo mta filosofia de e na vida. Na prática, ele não era versátil, era sim, calado, ensimesmado, reservado e apelidava-se como "o bêbado da família". Conheceu a sua amada Ofélia, a única ao k se julga (bem, há a Titita e a inglesa, loura) qdo tinha 32 anos e ela apenas 19, mas o namoro com duas interrupções, pelo menos, foi um namoro pueril e adolescente e as cartas bem o provam.

    Um homem, que não conseguiu ser só um e por isso criou outros, os heterónimos, a quem deu vida própria, mas todos eles tinham vidas, profissões e pensares diferentes. Parece k tinha necessidade de se fazer ouvir e revelar-se através da escrita, parece não, tinha.

    Nesta passagem dá alguns "conselhos", k me parecem controversos, até. Essa de tornar-se para os outros "uma esfinge absurda" tem k se lhe diga e mostra bem como era o seu ego e o psíquico. Enfim, o pessoal da escrita é todo "marado" -rs.

    Beijos e umas excelentes férias.

    ResponderEliminar
  25. Olá amiga, sei que estás dando um tempo por aqui, mas estou com saudades como são insuportáveis, estou contando o tempo de sua volta (:
    Li sua postagem e amei.
    Beijinhos muitos, bom descanso
    Léah

    ResponderEliminar
  26. É mesmo desassossegante este "Livro do Desassossego". Até ao escrever a palavra sinto uma certa intranquilidade, uma espécie de insegurança: Será que a escrevi bem? Não lhe falta nada? Será que lhe pus "esses" a mais?
    Do texto assinalo esta passagem que me parece trazer a marca de uma grande verdade.
    "Vive a tua vida. Não sejas vivido por ela. Na verdade e no erro, na dor e no bem-estar, sê o teu próprio ser. "

    Desejo-te boas férias, querida Teresa.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  27. Voltei!
    Obrigada, meus amigos, pelos comentários e pelas mensagens.
    Abraços apertadinhos para todos.
    Me aguardem...

    ResponderEliminar