20 julho, 2018

Viajando e aprendendo: Brasil (de Natal a Fortaleza)

“Viajar é uma procura sem certeza do que encontrar”.
Julie Byrne, cantora norte-americana (1990-)

Em 2002 viajámos para o nordeste do  Brasil.
Ali, esperava-nos "uma emocionante aventura": fazer Natal - Fortaleza de jipe, sobre o areal de 85 praias paradisíacas. Uma aventura plena de luz, cor, sabor, ritmo, cultura e deslumbrantes cenários naturais.
Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte.
A cidade, que cresceu nas margens do rio Potenji e do Forte dos Reis Magos, no extremo nordeste do Brasil, é a terceira capital de estado com melhor qualidade de vida e a mais próxima do continente europeu. Tem cerca de um milhão de habitantes.
Foi aqui que iniciámos a aventura pelas praias do Rio Grande do Norte e Ceará (e não só!), cerca de 800 quilómetros percorrido quase na totalidade sobre o areal de exóticas  e luxuriantes praias de areia branca e água límpida e quente.
O grupo era reduzido: eu, o Carlos e um casal de jovens do norte de Portugal, que não conhecíamos mas com quem gostámos de partilhar a aventura.
O jipe foi conduzido por dois guias simpáticos e competentes, que souberam mostrar-nos os locais  e indicar-nos os momentos de maior deslumbramento, como o magnífico pôr-do-sol que vi sentada numa duna, em Canoa Quebrada, e que nunca será esquecido.
Admirámos Genipabu e as suas lagoas situadas entre as dunas.
Passámos pelo Cabo de São Roque (ponto mais próximo do Continente Africano), Caraúbas (exuberante com os seus coqueirais), Maracajaú (com água cristalina), deserto de Alagamar, Dunas do Rosado.
Chegámos à Ponta do Mel, onde o sertão chega ao mar. As suas dunas móveis e falésias gigantes deixaram-nos extasiados.
Descobrimos a exótica e mística Canoa Quebrada, onde a animação é permanente e a beleza natural uma inesgotável fonte de inspiração. Gostei particularmente "desta canoa".
Degustámos o melhor peixe e marisco, em esplanadas no areal.
Deixámo-nos embalar pelo ritmo do forró.
Dormimos em pousadas rústicas mas acolhedoras.
Em função das marés, controlámos o tempo das paragens para fotografar, mergulhar e almoçar .
Subimos e descemos dunas de buggy (o que eu gritei…).
Brincámos em dunas de areia branca e fina.
Admirámos arquitectura colonial.
Percorremos, sozinhos, quilómetros e quilómetros no areal de praias desertas. Sem medos, e só por isso esta viagem é inesquecível!
Sempre que o litoral era demasiado acidentado desviámos para estradas de asfalto.
Num desses desvios parámos em Mossoró (principal cidade do interior nordestino, a 280 km de Natal) e dormimos, uma noite, no Thermas Hotel & Resort. O que nos divertimos nas 12 piscinas de águas termais, cada uma delas com temperatura  da água e tema de diversão diferente. Na piscina dos 51 graus nenhum de nós entrou. Claro!
Entre Canoa Quebrada e Fortaleza conhecemos 21 belas praias. Destaco Morro Branco, Diogo e das Fontes, onde nascentes de água fresca se lançam das falésias rosadas sobre o mar.
Por fim chegámos a Fortaleza.
Fortaleza, capital do estado brasileiro do Ceará, está localizada no litoral Atlântico.
Com uma superfície de 313,8 km2 é a capital com maior densidade geográfica do país - tem cerca de 2,5 milhões de habitantes.
Ali o medo não deixou que saíssemos do perímetro de segurança do hotel, localizado frente à praia.
A visita à cidade foi rápida e poucas vezes saímos do jipe.
Passeámos no movimentado calçadão, em frente ao hotel,  e comprámos artesanato numa feirinha de simpáticos vendedores.
De Fortaleza voámos Natal.
Restavam dois dias de aventura.
De Natal demos um saltinho a Pirangi, para admirar o maior cajueiro do mundo, com uma copa superior a um campo de futebol. Isto porque os galhos crescem para os lados e não para cima e ao tocarem no chão criam novas raízes. O cajueiro de Pirangi foi plantado por um pescador, em 1888.
Extra programa visitámos a famosa Praia da Pipa, localizada a cerca de 85 quilómetros de Natal. Foi um dia bem passado: mergulhos no mar, almoço de marisco no areal, compras na lojinha de artesanato de um português...  Saímos da Praia da Pipa desejando lá voltar.
Esta "emocionante aventura", extremamente bem organizada, deixou saudades.
Recomendo!

(Mais fotos aqui.)

1. O Brasil há muito que me chama e eu ainda não fui lá.
    Acontecerá um destes dias.
    Bjs, bfds

2. Um belo passeio que simultaneamente foi uma boa aventura.
    As fotos são magníficas.
    Amiga Teresa, bom fim de semana.
    Beijo.

3. Realmente uma bela e empolgante,linda aventura que vale muito a recordar! bjs praianos,chica

4. Bom dia, é uma viagem que deixa saudades para repetir mais vezes, conheço mais ou menos por onde a Teresa viajou, também fiz o mesmo passeio de jipe e de buggy pelas dunas, quem por lá passa fica a adorar, mas....melhor, melhor! é o meu Algarve,o Brasil tem beleza, o meu Algarve tem o paraíso, é o paraíso.
    Feliz fim de semana,
    AG

1. Um dia mostrarei aqui "pedaços" da beleza indescritível do seu paraíso. Prometo!
      Abraço, meu amigo, e bom fim-de-semana.

Eliminar
  5. Amiga!!! Que bom ver essas tuas postagens, que mar clarinho, que azul lindo. Esse país é um continente, parece que não é aqui! rsss está tão longe... Minha filha esteve por lá, andou no jipe pelas dunas, dançou forró, adorou. Já foi algumas vezes ao nordeste. As fotos são incríveis. Que guardes essas lembranças, é bom recordar o passado, é saudável quando gostamos. Digo 'obrigada', por estares mostrando o Brasil que pisaste, realmente em solo brasileiro. Bons tempos...
    Um beijinho! Adorei, quero mais viagens! Muitas.

6. Que bela viagem fizeste, Teresa. Já conheço algumas das paragens que aqui descreves e também fiz esse passeio de buggy palas dunas; apesar de pedir " sem emoção" fiquei cheia de medo apesar de tergostado. Não sou muito dessas aventuras, amiga. Ainda me falta conhecer muita coisa do meu querido Brasil, porque, quando morava aí tinha que vir a Portugal nas férias com as crianças,; agora vou lá para ficar com a minha mãe e não viajo nada. É assim a vida! Fico feliz que tenhas gostado da experiência. Deixo-te um abraço apertadinho e os votos de um excelente fim de semana.
    Emilia

7. Teresa!
    Bravíssimo!
    Muito obrigada por descrever
    tão bem o nosso lugar (lugares do Brasil).
    Eu vivo na região Sudeste que
    compreende RJ, SP,MG e ES.
    Eu nasci em MG e vivi mais da metade da
    minha vida no RJ e SP e ha 13 anos
    vivo no paraíso que é o ES, pertinho do mar.
    Venha pra cá um dia.
    Bjins
    CatiahoAlc.

1. Viva Catiaho!
      Já festejei um fim de ano no Rio de Janeiro.Já fiz férias na Baía.
      Recordo o que me disse um dos guias desta aventura no nordeste: «o Brasil é "um continente" cheio de belezas naturais e você necessitaria de duas vidas para as conhecer todas.»
      Talvez um dia visite a região do sudeste. Haja saúde!

2. Teresa me avisa com antecedia
      pra eu e meu esposo nos
      prepararmos para encontrar com
      você e os seus. Temos amigos
      feitos na blogsfera que movemos
      o mundo e sempre nos encontramos
      desde que seja combinado antecipadamente.

Eliminar
    3. Obrigada, amiga, não vou esquecer.
      Beijo.

8. Olá, Teresa, gostei muito de ver essas fotos da viagem do casal em visita de Natal a Fortaleza, que fica muito longe de Porto Alegre. (O Estado do RGS faz fronteira com o Uruguai e Argentina, no outro extremo do país, bem próximo à Patagônia).Taís e eu não conhecemos nada do Brasil acima do Rio de Janeiro. Ficamos mais aqui no Estado, também em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio. Além desses lugares aproveitamos da proximidade com os hermanos e visitamos Uruguai e Argentina. De qualquer forma, minha amiga Teresa, viajei um pouco contigo por essas bandas do Brasil, graças a essa tua bela postagem com tantas fotos que mostram bem esses lugares onde o casal também aparece para nossa satisfação.
    Grande abraço, um bom domingo
    Pedro

9. Olá, Teresa.
    Assim, vale a pena viver!! Que viagem maravilhosa...
    ...perante tanta beleza e cor, até esquecemos que esse grande país é o mesmo das favelas, das barracas construídas morro acima, da extrema pobreza e da corrupção...Haja alegria, que a vida é para ser vivida .

Adorei as fotos, os pores-do-sol, o Mar das águas tépidas e o Sol doirado - vá lá, esse quando nasce, é para TODOS!!

Beijinhos encantados. :)

10. Fotografias maravilhosas que nos falam de uma viagem que foi aventura e aprendizagem… Obrigada por partilhar.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

11. Que aventura ótima :) gostei muito de ver as fotos, beijinhos

12. Obrigado por esta maravilhosa viagem.