22 maio, 2020

"Orlando" - Virginia Woolf

… mal Orlando abriu a janela, o seu rosto ficou iluminado apenas pelo próprio Sol (…) Feliz a mãe que gera um filho assim e mais feliz ainda a biógrafa que lhe narra a vida! Porque jamais terá de se preocupar e ir pedir ajuda a um poeta ou a um romancista. A um tal biografado, basta ir de façanha em façanha, de triunfo em triunfo, de cargo em cargo, e o escriba apenas tem de o seguir, e ambos alcançarão as alturas que desejam.
Quem é Orlando? Um aristocrata inglês, com uma grande variedade de eus, azarado, rico, erudito, «inapto para o convívio social», amante da poesia, que certo dia acorda em corpo de mulher, e que vive mais de 400 anos - da Inglaterra isabelina do século XVI a 1928, ano da publicação deste romance. Romance/biografia, fantasiosa, hilariante, detalhada, uma história de vida que primeiro se estranha, depois se entranha,  depois não se esquece: quem é Orlando, o que fez, como viveu, com quem privou, quem amou? Uma vida tão longa não pode ter sido vivida por uma só pessoa. E não foi! Ou foi?! Isso agora não importa, como não importa se ficamos a saber, ou não, quem é Orlando. Tudo escapa. E não é só ao leitor. Do mesmo se queixa a narradora/biógrafa/escritora desta história "traquinas irreverente, rebelde"«haverá coisa mais irritante do que ver o nosso biografado (a quem dispensámos tanto tempo e por quem nos prestámos a tanta maçada) escapar-se-nos por entre os dedos…».
Não se assuste com a prosa densa, não desista se tudo lhe parecer destituído de sentido. Continue a ler e logo perceberá que este livro inteligente e muitíssimo bem escrito, não sendo fácil se lê com gosto, se lê sorrindo! 
"Orlando" é invenção - mas atenção, invenção devidamente documentada com ilustrações e índice remissivo -, paródia, desconstrução de género, crítica literária, crítica política, crítica social, retrato de um país nebulento: «Quanto menos virmos, mais acreditamos.» Uma "obra virada para a modernidade, para o futuro (...) um dos raros momentos em que a literatura, rompendo barreiras e o pudor de uma época, alcança a intemporalidade, para nunca mais se sentir datada ou ultrapassada na sua coragem, beleza, e estilo.»
Há quem diga que "Orlando" é uma apaixonada e provocadora carta de amor de Virginia Woolf para a amante Vita Sackville-West, que terá servido de modelo ao/à protagonista Orlando. E não será Orlando a própria Virginia Woolf?
«Escrevi este livro com mais rapidez do que qualquer outro, e é uma grande piada; acho, apesar disso, que é uma leitura alegre e fácil: Umas férias de ser escritora.», pode ler-se numa das entradas dos diários da escritora.
«A verdade destrói-nos. A vida é um sonho. (...) E aquele que nos rouba os sonhos está a tirar-nos a vida. (Podia seguir nesta linha por mais seis páginas, acreditem, mas é uma escrita maçuda, portanto mais vale parar por aqui.)»

Leitura maçuda é que não foi, juro!
E juro também, que quase gastei um lápis em imennnnnsos sublinhados.
O segredo da vida é...
(Não digo; é segredo!)

Orlando, de Virginia Woolf
Tradução de Miguel Romeira
Ed. Cavalo de Ferro, 2019
239 págs.

11 comentários:

  1. Nunca li nada de Virginia Woolf, tenho muita curiosidade. Devido à fama da sua escrita ainda não tive coragem para investir numa das suas obras. Depois desta opinião penso que Orlando seja um bom livro para iniciar a autora.
    Boas Leituras.

    ResponderEliminar
  2. Li o livro e vi o filme. ADOREI ambos.
    Virginia Woolf é uma das minhas escritoras favoritas.
    Admiro também a escrita de Vita Sackville-West.
    Na minha modesta opinião, digo que ORLANDO tanto é a Virginia como a Vita. Duas mulheres admiráveis.

    Votos de uma semana feliz e literária, Teresa.

    ResponderEliminar
  3. Li e assisti ao filme. Uma história intrigante, maravilhosa.

    ResponderEliminar
  4. Também gostei de ler Orlando e li rapidamente. Chamou-me até para outros livros de Virgínia Woolf.
    Bom fim de semana, Teresa.

    ResponderEliminar
  5. Gostei da sugestão, deu-me uma boa pitada de curiosidade pela leitura, muito interessante.
    Abraço e bom final de semana, Teresa!

    ResponderEliminar
  6. Deixou-me curiosa! Acredita que nunca li nada de Virgínia Woolf?
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Pois é, Teresa, Orlando é uma das obras importantes de Virgina Woolf. Antes de ler Orlando, li Os Anos, livro de 466 páginas, publicado pela Editora Nova Fronteira, em 1982, com tradução de Raul Sá Barbosa. A leitura dessa obra foi muito difícil por sua narrativa pesada, embora profunda: mas, mesmo assim, exigiu de mim um certo esforço.
    Outros livros de Woolf, que li, também publicado pela Editora Nova Fronteira, são As Ondas e O Quarto de Jacob, editados em 1980, com tradução de Lya Luft, romancista, contista de muito talento (para orgulho dos porto alegrense), livros esses que Taís e eu compramos numa livraria de livros usados, aqui chamados de "Sebo".
    Parabéns pela postagem falando na obra e na grande escritora Virginia Woolf.

    Uma ótima semana, com os necessários cuidados com o Coronavírus, minha amiga Teresa.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
  8. Teresa, querida, não li Orlando, li há tempos o livro As ondas e O Quarto de Jacob, ambos traduzidos pela nossa ótima escritora Lya Luft, poetisa e contista a qual gosto imensamente, postei alguns de seus poemas no blog.
    Esses dois livros da Virginia são da Editora Nova Fronteira.
    Bem, a narrativa de Virginia é meio complicada, não anda, não sei se ficastes com a mesma impressão, mas como gosto de romances mais objetivos, custei um pouco a desenvolver. Ele não flui. Mas, quem sabe agora com teu estímulo, eu tiro o Orlando da prateleira e me arrisco, vá la que me dê bem...
    Beijinho, uma boa semana.

    ResponderEliminar
  9. Já li "Orlando" há muito tempo, mas lembro a estranheza com que o comecei a ler. Mas a criatividade de Virginia Woolf fez-me apreciar muito o livro.
    Uma semana muito boa para ti minha Amiga.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Há livros que valem pelos sublinhados
    dos leitores
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Quem tem medo de Virginia Woolf?
    Eu não tenho.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar