26 novembro, 2019

Aceita um chá, ou prefere uma tisana?


"Uma mulher é como um saquinho de chá; 
você nunca sabe o quão forte ele é até que esteja na água quente."
Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos Estados Unidos, de 1993 a 1945 (1884-1962)


ACEITA UM CHÁ , OU PREFERE UMA TISANA?
Nos dias frios e chuvosos encontro aconchego num chá (ou tisana) quentinho e aromático. Com uma torrada amanteigada, um biscoito crocante, ou uma fatia de bolo fofinho, é a melhor companhia num fim de tarde cinzento.
O chá, para merecer a designação chá tem de provir da planta do chá «camellia sinensis». Como o chá verde, o chá branco (o mais raro), o preto, por exemplo, todos provenientes da «camellia sinensis», mas com tempos diferentes de secagem das folhas
Os chás de ervas, obtidos a partir de frutas, flores ou plantas, camomila, tília, limão, jasmim, etc., são tisanas, pois nada vão buscar à planta do chá.
Chás ou tisanas podem ser estimulantes, calmantes, laxantes, diuréticas, digestivas ou simplesmente reconfortantes.
Os chás de ervas são o remédio caseiro por excelência. Uma dose certa de folhinhas, flores, raízes, deitada em água na temperatura certa, alivia qualquer mal-estar.


Sugestões
A cidreira trata problemas digestivos, insónias, cefaleias, depressões.
A camomila trata perturbações do estômago, dores musculares, ansiedade, permite um sono reparador.
A tília é eficaz no tratamento da artrite, problemas digestivos, tensão nervosa.
A lúcia-lima tem um efeito calmante.
O jasmim é digestivo, relaxante e anti-depressivo.
O alecrim é excelente para recuperar da fadiga.
A hortelã-pimenta ajuda na digestão, cefaleias e descongestionamento das vias respiratórias.
A urtiga é eficaz no tratamento das alergias respiratórias.
A valeriana é excelente em casos de stress e ansiedade.


Como fazer
Chás - deite água a ferver sobre as folhas de chá (proporção de uma colher de café por cada chávena), deixe em infusão 10-12 minutos e sirva simples, ou com leite ou com limão.
Tisanas - deixe a água ferver, adicione folhas de chá, mantenha a fervura mais 2-3 minutos, deixe repousar e sirva.


Dicas
Se gosta de chá com leite, deite na chávena o chá e só depois o leite.
Eu gosto de leite com chá. Estranho? Não, delicioso! Deito leite quente na chávena e introduzo uma saqueta de chá. Chá verde, uma vez por outra; camomila, sempre!
A camomila não me acalma, nem melhora o meu sono, mas é amiga do meu sistema digestivo.
Com o chá verde tenho uma estranha relação de amor e ódio: delicio-me bebendo-o simples ou com leite ao pequeno almoço, sabendo que à noite terei por companhia uma insónia brutal.
Já para alívio de uma constipação ou uma  irritação da garganta bebo uma tisana feita com casquinhas de limão, pau de canela, gengibre e mel. Resulta!

Beba chá ou tisana. É um produto natural e tem 0 (zero) calorias!!!

"O chá é o elixir da vida."
Lao Tzu, filósofo e poeta chinês (571 a.C. - 531 a.C.)

(Fotos da net.)

27 comentários:

  1. Querida Teresa, que primor de postagem, e que xícaras lindas! Para quem faz coleção de xícaras de chá, essas apetecem!
    Tenho um livro só de ervas para chás, vou dar uma relida, faz anos que está meio esquecido. Os japoneses devem ter lá suas razões para levarem tanto tempo no preparo dos chás, é um ritual. Também gosto de chá com leite. Mergulhei no chá verde, fui com muita sede ao pote, e não fez muito bem...
    Postagem muito diferente, amiga, gostei muito! As fotos são de uma delicadeza incrível!
    Beijo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga.
      Tanto, mas tanto, ficou por dizer sobre o chá...
      Colecção de chávenas eu faço, mas de café. Café que eu não bebo...
      Beijo, amadinha.

      Eliminar
  2. Depende das horas do duas. Gosto das duas coisas bem como, gostei das dicas e da leitura. :))

    Hoje :
    Queria viver no teu silêncio


    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Larisssa!
      Beijo, boa semana.
      (Vou espreitar o seu «silêncio».)

      Eliminar
  3. Não sou de chá, querida amiga Teresa. Chás só os que recebo , por vezes do meu marido ou dos meus filhos, quando me porto mal. Adoro leite e quando o sono custa a vir, uma chicara de leite bem quente, puro e doce, faz-me muito bem. Não falaste aqui do cha de loureiro, mas não admira, pois poucos conhecem o seu efeito. A minha mãe sempre o tomou para a gastrite e má digestão. Tem também vesicula preguiçosa e ele é optimo para isso. Ferve-se umas 6 folhinhas de louro ( aquele usado no tempero) e vai-se tomando. Aqui em casa não falta e quando há má disposição de estômago prepara-se logo este bendito chá. Tirando este, amiga do coração, não tomo mais nenhum. Os meus companheiros são o leitinho e o cafezinho. Desde que tive aquela crise ainda não tomei leite, mas já estou com saudades. Gostei de saber a diferença entre chá e tissana, pois desconhecia por completo. No entanto, acredita, li todas as tuas instruções e informacoes. Um beijinho e aquele abraço, forte, apertadinho e, ja agora, de mel carregadinho; o tempo está propicio a constipações.....
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. Tisana e não como escrevi
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Emília pela dica do chá de loureiro. Um dia destes vou experimentar pois folhinhas de louro tenho muitas na cozinha.
      Amiga, hoje estás no meu Pétalas com a tua frase sobre SOLIDÃO. Que bem ela ali fica!
      Beijos e abraços apertadinhos, dos nossos.

      Eliminar
    2. Bem...experimenta só quando estiveres com problema de má digestão, sentindo aquele " enfartamento ". Um médico uma vez disse à minha mãe que acreditava que lhe fizesse bem, pq ele tinha efeito anti inflamatório e por isso não deve ser tomando pelo simples prazer de se tomar " um cházinho com umas bolachinhas ". Entendido, querida amiga?
      Vou já ao pétalas ver a " tal frase "; tinha pensado em proibir-te de fazeres semalhante asneira, mas....não adiantaria; não sei....mas, és capaz de ser um pouco teimosinha, não?
      De qualquer mode e já que não tem solução, fica o meu MUITO OBRIGADA e , em vez de um, ficam dois abracinhos, dos nossos. Dorme bem e não esqueças o chazinho de camomila. Agora lembrei uma coisa: os meus filhos nasceram no Brasil, como sabes e o pediatra mandava dar chá de camomila ou erva doce; eles tinham que beber muito por causa do calor e então, na sacola ia sempre um biberãozinho com um desses chás. Depois de uma informaca tão importante, vou deixar-te dormir. Até...
      Emilia


      Eliminar
  5. Fui criada por mulheres que só bebiam tisanas e lhes chamavam chá. Creio que nunca me vou habituar a dizer "vou fazer uma tisana".
    Boa noite, Teresa. Cuidado com o chá verde:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu!
      Continuarei a chamar «chá» até à descomplicada água fervida com casquinha de limão.
      Sim, sim, o chá verde tem um elevado teor de teína. Eu, filha de cardíaco, não devia tomar mas de vez em quando, muito de vez em quando, gosto de colocar uma saqueta no leite quente da amanhã. E claro, logo o o coração dá sinal que fiz asneira.
      Café não bebo há séculos!
      Beijo.

      Eliminar
  6. Bebo chá todos os dias.
    Normalmente a meio da manhã.
    Se tenho frio, ou quero dormir mais tranquilo, à noite (camomila).
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, Pedro, a partir da hora de almoço só bebo água ou leite quente. Até a camomila altera o meu sono... A sério!
      Beijo.

      Eliminar
  7. Bom dia de paz, querida amiga Teresa!
    Acabei dw tomar minha xicara de cha... Adoro. Todo dia e passo por varios sabores. Aprecio os que citou e outros como, por exemplo, maca e canela.
    Sempre gostei e cada vez mais aprecio.
    Nao durmo sem...
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maçã e canela, hum, é bom é, já experimentei!
      Beijo, querida amiga. Feliz quinta-feira.

      Eliminar
  8. Gosto muito de chá. Adorei esta forma de nos convidares a ler. Gostei do requinte das chávenas e da explicação dos chás…
    Um grande beijo minha Amiga Teresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida amiga Graça!
      Desta vez o convite foi realmente para uma leitura ligeira e aromática.
      Beijo, bom dia de SOL!!!!

      Eliminar
  9. Que bela aula Teresa.
    Gosto muito de camomila e do verde.
    Lindas ilustrações e deu vontade de sorver um chá perfumado.
    Grato pelas informações amiga.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chá verde deve ser consumido com moderação.
      Delicioso e perfumado é, para mim, o chá (tisana) de jasmim. Já experimentou?
      Obrigada, amigo Toninho, pelo carinho.
      Beijo.

      Eliminar
  10. Eu confesso que não gosto de chá!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu, não gosto de café!
      De chás e tisanas gosto, mas consumo pouco.
      Beijo.

      Eliminar
  11. De manhã bebo chá verde e durante o almoço café e chá de lemão bebo quando estou constipado .
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chá verde e café no mesmo dia?
      Nunca, jamais! «Rebentava» com o meu coraçãozinho em menos de uma semana.
      Beijo.

      Eliminar
  12. Querida Teresa

    Que delícia de post! Trazes belas informações sobre todo o tipo de chá. Agora no Outono e mais tarde no Inverno nada como um chá quentinho e uns biscoitinhos.

    Obrigada, amiga.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olinda, quem tem de agradecer sou eu, a tua companhia para um chá quentinho!
      Beijo, minha amiga. Desculpa o meu ruidoso silêncio.

      Eliminar
  13. Infelizmente não sou muito apreciadora de um ou outro mas obrigo_me a beber!
    Pode utilizar as fotos que lhe agradarem e fico muito feliz por gostar delas!
    Bj e obrigada pela informação

    ResponderEliminar
  14. Eu bebo uma vez por outra. O meu sistema nervoso é de tal modo que até com uma tisana de frutos vermelhos parece explodir!!!
    Obrigada, amiga! E parabéns pelas belíssimas fotos!!
    Beijo, bom domingo.

    ResponderEliminar