01 dezembro, 2019

9º aniversário do "rol de leituras"


"Se és feliz, escreve; se não és feliz, escreve também."
MACHADO DE ASSIS

... e num abrir e fechar de olhos um ano passou e o “rol de leituras” está a celebrar mais um aniversário!
Nem tudo foi fácil, confesso. A minha relação conturbada com o "rol" chegou a atingir uma proporção difícil de gerir com lucidez. As pazes não estão de todo feitas mas eu, «abastecida» de pensamentos positivos e muito chá de camomila, vou continuar a publicar dicas de leitura, opiniões, pensamentos, fotos, e outras coisas mais…
Na «festa» do 8º aniversário partilhei o encontro que tive com a querida Graça Pires e dela publiquei um lindo poema. Pois este ano tive o privilégio de conhecer no Algarve (onde fomos passar a Páscoa) o amigo António Gomes, do blogue "Existe sempre um lugar"Um encontro previamente combinado, proporcionou uma simpática e animada conversa a quatro: eu, o Carlos, ele e a Teresa, sua mulher. De blogues, não falámos! Outro encontro será marcado logo que possível. Gostei muito do casal. É tão lindo quanto as fotos que ele no blogue publica, ou publicava, já não sei.
Ora, se da Graça publiquei um poema, do A. Gomes publico, claro, uma foto encantadora!
Este ano o "rol" deu-me outro presentão! Qual será o próximo? Quando o receber, saberão!


O que vou eu fazer a partir de amanhã? Continuar por aqui, custe o que custar!
E ler! E sublinhar! E ler! E sublinhar! E, muito importante, “conversar” mais com amigos(as) virtuais especiais, aqueles/aquelas que enchem de cor os dias cinzentos.
Obrigada a todos - os que ficam, os que apenas passam por aqui, os que respondem aos meus comentários, os que os ignoram - pelos incentivos, a simpatia, a paciência, a generosidade, o consolo e tranquilidade, a amizade, o carinho. Obrigada a todos, por tudo!
E como não há festa sem bolo, amigos(as), sirvam-se!


Beijos e abraços. 
Não esqueçam: “a felicidade não sé dá, troca-se”. 

(Fotos 1 e 3, da net.)

44 comentários:

  1. Bom dia de festa, minha tao grande e querida amiga do meu. 💟!
    Logo ao comecar a ler sua postagem de comemoracao, penso no e-mail que me enviou ontem... No pensamento de Machado.
    Fez uma bela opcao... Nem assim devemos proceder

    Blogar e amar... Na trsteza e na alegria...

    Amiga, foi um presente de Deus conhecer seu blog e VOCE, de modo especial...
    Minha fatia de bolo guardarei para a sobremesa de hoje. Parece-me uma delicia. Bem como e passar por aqui em seu blog e muito aprender.
    Muito obrigada por voce existir e ssr do jeito que e comigo de forma especial que muito me honra, faz feliz e agradeco.
    Tenha so alegrias com seu blog!
    Bjm festivo, carinhoso e fraterno.
    🍨🍧🍰🎂🍥💐🍮🍬🍦💒💌😍😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *bem assim devemos proceder...
      😘

      Eliminar
    2. Muito obrigada minha querida amiga, pelo ilimitado carinho. Com você o meu mundo está ficando mais azul. Quase, quase, da cor do seu!!
      Beijo, hoje festivo!

      Eliminar
    3. 😇🌷🌸🌺🍀🌷🌸💐🌹🌻🌺🍄🌼🌈

      Eliminar
  2. Parabéns por mais este aniversário. E que venham mais nove ou quantos mais quiser e lhe derem prazer em partilhar connosco toda a sua sabedoria, simpatia e amizade. Da minha parte agradeço de coração alegre. E tentarei retribuir de igual forma.
    Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Elvira, agradeço emocionada e de «coração alegre» as suas palavras!
      No seu «Sexta-feira», nas suas histórias e desabafos, encontro-me com a vida real. E gosto!
      Beijo, hoje festivo!

      Eliminar
  3. Parabéns pelo nono aniversario do belo blog que nos habituo a maravilhosa publicações, obrigado por gostar da minha foto e por a ter publicado o que muito me honra.
    A felicidade é sinonimo de bem estar "Quando estamos em paz, tudo fica mais bonito!"
    Continuação de bom domingo,
    AG
    Continuação de bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por onde anda, meu amigo?
      Muito obrigada pela sua amizade e por permitir que aqui publique fotos suas. Fotos encantadoras são para partilhar!
      Quanto à felicidade e paz... «trabalho» para isso!
      Já sabe, mas repito, gostei de o conhecer pessoalmente. E de conhecer a Teresa, pois então!
      Beijo, hoje festivo!

      Eliminar
  4. Parabéns pelo 9 anos desse lindo blog que há pouco tempo conheci,mas desde então sempre que posso aqui estou! Que bom encontrar amigos,amizades virtuais que passam a ser reais. Adorei a foto do Antônio Gomes e ele anda sumido.,né?
    beijos, felicidades,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratidão sem fim pela sua simpatia e amizade, querida amiga!
      Aprendi consigo a gostar duma amizade virtual. Duma boa amizade virtual!
      Ainda não aprendi consigo foi a gerir os meus blogues... Lá chegarei!
      Beijo, hoje festivo!

      Eliminar
  5. E amanhã, Teresa, também estarei aqui, porque este " rol " já faz parte do meu dia a dia há já muitos anos. Destas visitas diárias nasceu uma linda e sincera amizade, querida amiga e, mesmo que, em algum momento mais conturbado e de algum desânimo, decidas fechar esta encantadora " livraria", ela continuará, de certeza cada vez mais forte; sei que tenho aí el Lisboa uma Amiga muito especial, que me quer muito bem e que, apesar da distância, não mediria esforços para me ajudar e confortar com aqueles " abraços apertadinhos que só duas grandes amigas sabem dar ". Obrigada, querida Teresa, por seres a Amiga carinhosa e doce que tens mostrado ser, obrigada pelo tanto que me tens dado, em conhecimentos, aqui neste cantinho, principalmente por me teres ensinado a maneira correcta de se ler um livro. Parabéns por estes anos de blogue e, por favor, continua, mesmo que de vez em quando te zangues com o rol de leituras; os relacionamentos são dificeis de manter, mas com paciência, e dialogo as pazes são feitas e a caminha continua com o mesmo carinho de sempre. Eu estarei sempre por aqui, enquanto a vida o permitir e, para mim, este cantinho será sempre muito, muito especial. Amiga do coração, o começar de novo dá os parabens ao amigo rol e a ti, além dos Parabéns, deixo- te aquele abraço, nosso, bem apertadinho, hoje, amarrado com um brilhante laço para que não deixe cair nenhum pedacinho da minha grande e sincera amizade que lá dentro vai. Obrigada por todo o carinho que me dedicas, querida Teresa! PARABENS!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, de lagriminha no canto do olho só consigo mandar o meu muito obrigada, directo ao teu coração lindo e tão "azul" (cor da serenidade e harmonia) quanto a nova cor do "rol".
      OBRIGADA eu (estou a gritar para dentro) querida Emilia, pelo teu carinho sem fim!
      Beijos e abracinhos, hoje festivos!

      Eliminar
    2. Claro que queria dizer caminhada e não como escrevi. Também exagerei na palavra " sempre" essa palavra não me larga, porque será?
      Beijnho e desculpa
      Emília

      Eliminar
  6. Que linda festinha, amadinha! Pois é, tenho de me estrebuchar (rsrs) do lado de cá do oceano para ires adiante! Queres nos abandonar? Não; não vamos te perder, minha querida! Faz das tripas o coração, mas navegar é preciso, e vamos navegar juntas, juntos!
    Agora gostei de te ler, estás com gás novo, e eu gostei!
    Responderei logo mais, aqui são 15:30!
    Desejo ao Rol muitos anos de diversão, de cultura, de amizade. E que poste o que tiver vontade!
    Grande beijo nesse teu lindo coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADA querida amiga, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada...
      Chegou aí?!
      Angústias são agora rosas de papel rasgadas. Tenho um "rol" de razões para continuar navegando e brindando à amizade, à vida!
      Hoje é dia de festa! Amanhã, logo se verá!
      Te amo, amiga!
      Beijo, festivo!

      Eliminar
  7. Parabéns pelo aniversário deste blogue. Muito bom :))

    Hoje : Faz do meu corpo, o violino.

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Larrissa!
      Beijo festivo, para si e para o Gil.
      ("Faz do meu corpo, o violino", hum, promete!)

      Eliminar
  8. Parabéns pelos nove anos de blog, Teresa! Votos de mais e boas leituras e sublinhados. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Luisa!
      Leituras, sublinhados e, já agora (Teresa), mais encontros "À Esquina...". Prometido!
      Beijo, festivo.

      Eliminar
  9. Parabéns, Teresa. E continue por cá. O rol faz-nos bem à alma.
    Um beijinho grato pela dedicação a este espaço.
    Machado de Assis foi a minha descoberta formidável. Acho-o um escritor excepcional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata eu sou, amiga Bea, pela sua presença e comentários perspicazes desde o início do "rol".
      Mesmo quando «o nada» me afasta das suas crónicas inteligentes e cativantes, não deixa de marcar a sua passagem por aqui. Isso, Bea, me enche a alma.
      Conheço mal a obra de Machado de Assis. Talvez no próximo ano possa colmatar essa falha.
      Beijo, festivo!

      Eliminar
    2. Pois é de ler, como diz aqui na lateral do seu blogue, ele é Essencial!:).

      Eliminar
  10. Bom fim de noite querida Teresa. Ainda em tempo de provar do bolo e me encantar com a beleza da foto do amigo,que realmente tem belas imagens por lá. Lindo este niver com suas histórias e revelações. Que possa ter folego e paciência para nos suportar em mais um ano e assim comemorar com mais festas os 10. Dicas e informações são sempre bem vindas neste corre-corre da vida.
    Parabéns pelo blog e pelas generosas partilhas.
    Um feliz dezembro colorido com paz e alegrias.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querido amigo «Mineirinho», pelo carinho gostoso que deixa sempre que passa por aqui. (Toninho rima com carinho, né?!)
      Amigos eu não suporto, eu adoro!
      Tenha também um feliz Dezembro, o mês do amor.
      Beijo, festivo!

      Eliminar
  11. Venham muitos mais 9!!!
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver vamos, meu amigo Pedro!
      Entre muitas outras coisas o número 9 significa esforço, conclusão... Mas também infinito, o que me deixa «baralhada das ideias»!
      O que for será, agora quero é festejar!
      Beijo, boa semana.
      (Festa sem galhofa não tem graça, portanto... aí vou eu!)

      Eliminar
  12. Já me servi do bolo, Teresa. Está tão delicioso como tudo aquilo com que nos foste brindando neste espaço culto e maravilhoso. Parabéns pelo teu "Rol de Leituras"!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida amiga!
      "Sem horas. Sem coordenadas. Sem pontos de referência. Sem pressa nem vagar." (citei-te, poeta), vou continuar escrevinhando no "rol". Com lucidez, espero!
      Boa semana. Beijo, ainda festivo!

      Eliminar
  13. que venham mtos mais e levo tb uma fatia do bolo desejo de tudo de bom bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Isa!
      Tudo de bom também para si.
      Beijo, ainda e sempre em festa!

      Eliminar
  14. Muitos parabéns para um dos melhores blogues que sigo 💙 muitas felicidades e muitos anos de vida 🍀

    Mil sorrisos para ti ti, querida TERESA 💚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imerecida generosidade tua, querida Teresa.
      Obrigada pelas palavras e pelos sorrisos. Se um sorriso me anima, mil encorajam-me a «navegar» e enfrentar tempestades.
      Beijo, ainda e sempre festivo!


      Eliminar
  15. Parabéns e que venham muitos mais anos! Eu espero estar por aqui a acompanhar!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Isa!
      É um gosto vê-la por aqui. Eu, também espero andar por aí!
      Beijo.

      Eliminar
    2. Olá Teresa,
      Embora com um "ligeiro" atraso, também quero dar os parabéns ao Rol de Leituras e à sua criadora e cuidadora.
      Que venham, pelo menos, outros nove.
      Tenho de cá voltar para ler com mais calma...

      Um beijo :)
      🥂🍾
      Maria

      Eliminar
    3. Muito obrigada, Maria!
      Aqui ninguém se atrasa, chega sempre no momento certo!
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  16. O seu espaço é uma referência
    A autenticidade é um valor inestimável
    que acrescenta muito ao que bem publica

    Cá estarei
    aj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo poeta, nada mais consigo responder a não ser obrigada!
      Aí estarei, para continuar a maravilhar-me com o seu poetizar.
      Abraço.

      Eliminar
  17. Ainda sobrou por aí uma migalhinha para mim??
    OH Amiga... eu não dei conta deste dia maravilhoso em que festejaste mais um aniversário do teu Rol de Leituras. Parabéns!!!! 🎇🎁🍾

    Nós somos muito parecidas em muitas coisas, sabes... e no valor que tu dás às amizades (sejam elas de que natureza forem) é onde somos de factos mais parecidas. Por isso não poderia faltar aqui, já fora de "timming" mas sempre a tempo de te pedir que recheies o próximo ano de momentos maravilhosos aqui no ROL (e em todos os lugares por onde semeias a tua generosidade) para podermos estar sempre na tua companhia.

    Um beijo imenso Amiga... e um abraço de amizade que te toque o coração
    😘💙🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos, beijinhos e mais beijinhos!
      Claro, Clara(!), que guardei uma migalhinha para ti. Segue no primeiro voo!
      Nós somos parecidas em muitas coisas... hum, gostei de saber!
      Obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  18. Minha querida Teresa

    Como me passou esse dia? É certo que estive uns dias afastada do meu blogue por motivos de força maior, mas não me perdoo.

    Minha amiga, é verdade, o tempo passa num abrir e fechar de olhos. Por vezes, achamos que não temos tempo para nada, mas também gerimo-lo mal. Falo por mim.

    Mais um aninho que se inicia na vida deste querido Rol de Leituras ( e outras coisas mais), leituras, pensamentos e tudo que nos queiras trazer, que será muito bem recebido e com prazer.

    Felicidades! Cá estarei para continuar a ler o "Rol" com as tuas magníficas selecções.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida amiga!
      Eu sabia que passarias por aqui...
      Como tu sabes que eu tardo mas passo por aí...
      Quanto a gerir tempo, não sei se é da idade se do frio, mas vou de mal a pior. É do frio! Claro que é do frio! É do frio, pronto!!!
      Beijo, fica bem!




      Eliminar