02 novembro, 2019

Estranhei a diferença...

No retrato que me faço
- traço a traço -
Às vezes me pinto nuvem
Às vezes me pinto árvore...
Mário Quintana, poeta brasileiro (1906-1994)


Encontrei-a numa rua em Matosinhos.
Estranhei a diferença, 
Olhei, mirei, contornei, fotografei,
Em silêncio, sem pedir licença.
Entalada entre viaturas
Ao cimento encostada
Perfume não tinha, flores também não,
Apenas folhagem de vários verdes,
Quadrada, em vez de redonda.
Ainda assim, gostei de a conhecer.
Não a elogiei, nem afaguei
Ela deixou-se fotografar.
Penso que só por acanhamento
Angústias não confessámos
Nem ela a mim as suas
Nem eu a ela as minhas.
Mas...
Num silêncio absoluto 
Em rua de movimento
O nome ela não disse,
E eu não lho perguntei.
Se você souber
Por favor, desvende.
Eu, claro, agradeço!


Bom sábado. Fiquem bem!
Respeitem as árvores. Eu não danifiquei, apenas fotografei!

15 comentários:

  1. Linda arvore e infelizmente não sou boa nos nomes das árvores! Lindo post! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. bonito post com foto mt bonita mas tb nao sei bjs bfs

    ResponderEliminar
  3. Começaste este post mto bem, ou seja, com poesia de Quintana. É verdade, umas vezes, precisamos de "desaparecer", outras, de "florescer".

    As fotos que fizeste da tal árvore, que não sei o nome, e por isso, não te posso ajudar, estão lindas e invulgares.

    O teu poema, tipo prosa lírica, está de uma naturalidade máxima e com mto talento. Enfim, um rol de muitas coisas.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de paz, querida amiga Teresa!
    Muito linda a arvore diferente...
    Seu escrito esta fantástico.
    Gostei muito de ler a amiga.
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Não sei que espécie seja mas lá que é interessante é.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  6. Um dia já passou e a árvore diferente continua sem nome. Ela não se zanga se lhe chamarmos apenas "diferente". Voltarei a vê-la no Natal. Talvez esteja enfeitada com bolas, laços e luzinhas. Hum, prefiro vê-la como agora está!
    Beijinhos Chica, Isa, Céu Roselia, Elvira. Gosto que tenham gostado da minha nova amiga. Diferente, linda, tranquila, como eu gosto!
    (Tanto «gosto»! Eu sou assim, quando gosto, GOSTO!)
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, minha querida amiga do coração!
      É por isso que GOSTO um tantão assim de você desde um par de anos quando a conheci por aqui.
      Você é sincera e sei bem como isso me faz bem ao coração, amiga.
      Fique bem, minha querida!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Eliminar
  7. Bom dia daqui querida Teresa!
    Quem ama o verde tem de mim todo carinho pois sei, que são capazes de amar os outros reinos da natureza. Lindas árvores como seu olhar aqui partilhado.
    Grato sempre pela sua simpatia.
    Beijos e bom domingo de feliz novembro.
    Abraços com carinho.

    ResponderEliminar
  8. Que bom te ver noutro clima,
    Querida amiga Teresa!
    Hoje tens a luz acesa
    Dentro de ti e acima

    Porque o amor anima
    A alma e a dá leveza.
    Estás feliz, com certeza!
    Com dor, o amor faz rima,

    Mas não pode haver mistura,
    Pois a dor se transfigura
    Em mais amor por ciúme.

    Querida, eu gostei da cura
    Que fez a tua alma pura
    Como da rosa, o perfume!

    Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
  9. Poemas a “condizer” com a árvore diferente, mas que tem a sua beleza.
    Nunca tinha visto uma árvore quadrada.
    Bom resto de domingo.

    ResponderEliminar
  10. Olá! Matando saudade do seu cantinho lindo!
    Amiga, a natureza é fantástica!

    A amizade se enriquece com sentimentos bons quando o coração descobre a grandeza fraternal da vida. Hoje domingo, dia de descanso, mas também de visitar amigas e amigos queridos.

    Que seu dia de hoje seja marcado por coisas felizes e que em seus lábios esteja o sorriso da felicidade! Um ótimo Domingo.
    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Com uma forma trabalhada (?) pela mão do homem, possivelmente. Gostei das palavras e das fotos !

    ResponderEliminar
  12. Não tenho qualquer ideia acerca do nome da árvore. Mas é original. Isso sim.

    ResponderEliminar
  13. Adoro verdes, árvores, a natureza!
    E adorei 'essa do Quintana' aqui na tua página!
    Só de olhar esse monte de verde já dá um descanso...
    Beijo, minha querida amigona!

    ResponderEliminar
  14. Dois dias passaram e a árvore diferente continua sem nome.
    Nada a fazer! Em Dezembro procurarei saber.
    Beijinhos Toninho, Laerte (que bom me ver num poema seu), Catarina, Professora Lourdes (obrigada pelo carinho, retribuo em dobro), Ricardo (Não sei se foi trabalhada pela mão do homem. Sim, pode ser. Na rua há mais «quadradas», mas foi por esta, a mais bela de todas, que «me namorei».), Bea, Tais.
    Boa semana!

    ResponderEliminar