08 outubro, 2019

Uma só manhã no Porto, mas «bi» muito, carago!

PORTO, manhã de sexta-feira, 4 de Outubro. O sol tarda em aparecer e o cinzento do céu acentua o ar melancólico da cidade do norte de Portugal, agora procurada por viajantes de todo o mundo. 
As ruas fervilham de turistas.
No céu veem-se gruas e mais gruas, utilizadas na recuperação-remodelação de inúmeros imóveis.
Aqui e ali dança-se e canta-se.  Um par de dançarinos encanta e uma tuna académica toca, canta e, claro, também encanta.
As pastelarias enchem as montras de guloseimas acabadas de sair do forno. Não entrei, não provei, juro! E também não entrei (era grande a fila) no belíssimo Café Majestic, localizado na Rua de Santa Catarina (a tal, a rua das compras, que nós mulheres tanto gostamos de percorrer para baixo e para cima...).
Não resisti e tirei da net uma foto do sumptuoso interior do histórico café, para o motivar a si a aguardar na fila, entrar e tomar um café. É uma experiência inesquecível!
O passeio terminou no Restaurante Antunes, na Rua do Bonjardim. Desta vez deliciámo-nos com um pernil assado e uma rabanada à Antunes (e só por ela, eu voltarei lá!). Fotos do almoço... não tive coragem de tirar. Acontece! Mas tirei muitas em outros locais da cidade. Um dia mostrarei, aqui.
Bora ao Porto, pessoal?!

13 comentários:

  1. A cidade mais bela do mundo, afunda com tantos turísticas. Claro que elevam a economia, mas também são a causa de muitos problemas‼

    Beijinho outonal 🍁 agradecendo as belas fotografias ‼

    ResponderEliminar
  2. Verdade, fartou-se de "ber". Mas o Porto é uma cidade com um agradável cheiro a província que nos faz sentir bem. Talvez tenha gente a mais nas ruas de que fala e que fotografou, mas que se há-de fazer, fomos invadidos pelos hunos. Mas parece que fazem falta. Deixá-los vir.
    Não tenho qualquer pena por não ter entrado no Majestic; e acho um desperdício esperar numa fila para beber um café. Mas é muito bonito, sim. Vale pela arquitectura e decoração.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite de paz, querida amiga Teresa!
    Muita saudade do Porto. Lugar lindo demais. A famosa francesinha calorica... Os doces famosos. A Lelo livraria...
    A Igreja cujas escadas ate o alto subidas com muito folego... Rs...
    Enfim, os suntuosos predios, o bellíssimo por do sol... A ponte famosa... O Douro maravilloso... a Estacao ferroviaria linda com aqueles azulejos.
    Ah! Bateu uma saudade forte...
    Adorei o post... O Porto merece ser divulgado.
    Tenha dias abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. Imagino como te deves ter divertido. É sempre tão bom ir ao Porto. Gostei das fotografias.
    Um grande beijo, minha Amiga Teresa.

    ResponderEliminar
  5. Me espere, Portugal. Ano que vem, eu vou!

    ResponderEliminar
  6. Querida Teresa, adorei as fotos, como Porto é lindo, mostras bem a arquitetura maravilhosa, sua grande praça, seu restaurante muito chique. Olha, está tudo bom, mas eu quero mais!! Sei que tem mais fotos, portanto... como dizem os portugueses, BORA LÁ!! Aguardo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Querida Amiga

    Que belo passeio pelo Porto, cidade que adoro e à qual já não vou há algum tempo. Só de falares nela assim de forma tão encantadora, e com essas belas fotos, sinto que não demorarei a lá voltar. E firmemente convicta de que farei
    uma visita ao Café Majestic, com filas ou sem filas...

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  8. Olá, Teresina!

    Estás bem, feliz e recomenda-se, não é? Pois, o teu post diz-nos isso.
    Gostei mto da maneira como apresentaste a tua manhã no Porto, cidade que já não visito há uns anitos, mas fica desde já aceite a tua sugestão.

    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  9. Estou outra vez com saudades de ir ao Porto :(, mas não tem havido oportunidade para isso acontecer !

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Teresa, vi que a fotógrafa é experiente na arte de fotografar. Muito linda a cidade do Porto, cenário muito bonito, com sua bela arquitetura e, logicamente, os turistas se divertindo e matando a curiosidade que Porto desperta. Ninguém fica indiferente numa viagem como essa.
    Gostei muito, minha amiga. Parabéns pela bela postagem!
    Um bom fim de semana.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
  11. Isto mesmo Teresa tem sido uma correria de brasileiros viajando para Portugal e o Porto tem sido um dos locais procurado.
    Mas eu enfrentaria a fila do pastel,kkkk.
    Mas em compensação seu menu de almoço valeu o sacrifício.
    Bela partilha e dica.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar