Ao longo da história da filosofia, os filósofos usaram pequenas histórias que ajudam a estabelecer grandes conclusões.
Para esta "viagem" Nicholas Rescher recupera episódios/casos interessantes e representativos de cada período histórico e de todas as áreas da filosofia e mostra-os num livro instrutivo, original, divertido, pensado e escrito para ser lido por eruditos, iniciados no estudo da Filosofia, ou simplesmente interessados nas “grandes questões acerca dos seres humanos, do mundo e do nosso conhecimento dele”.
Os 101 episódios (textos curtos numa linguagem objectiva e simples, seguidos de episódios relacionados e sugestão de leituras complementares) aqui apresentados numa sucessão lógica, coerente, são ao mesmo tempo “uma ocasião para aprender mais acerca do pensamento e a obra dos pensadores que os protagonizaram; e um convite para pensarmos nós mesmos acerca das questões em causa”. Podem ser lidos de seguida ou aos saltos. Eu li o primeiro “A torre de Babel” e logo saltei para os episódios relacionados “O navio de Teseu” e “Os paradoxos da caixa de Aldrich”. Destes saltei para novos episódios relacionados e assim continuei saltando pela história do pensamento filosófico, numa leitura prazerosa e enriquecedora.
Escolhi ao acaso um episódio, o terceiro, sob o título "Os animais teólogos de Xenófanes" para que comprove como a narrativa é informalmente aprazível e cativante .
"Xenófanes de Cólofon (ca. 575-ca 490 a.C.) um sábio dos primórdios da Antiguidade Grega, ficou conhecido na posteridade apenas devido a um punhado de breves citações. A seguinte é entre todas uma das mais destacadas: «Se os bois e os cavalos e os leões tivessem mãos e as usassem para produzir obras de arte como os homens, então os cavalos iriam pintar as formas dos deuses como cavalos e os bois como bois, e fariam os seus corpos à sua própria imagem.» Esta pequena história (...) é um exemplo paradigmático de um modo de lançar um desafio que se tornou extraordinariamente destacado em filosofia: «O que dirias se...?)»
A suposição de Xenófanes inaugura a doutrina do relativismo: a posição de que a verdade das coisas está nos olhos do observador ou, para ser mais preciso, nos tipos de observadores em questão. (...) põe de pernas para o ar a exposição bíblica da relação homem-Deus. Pois onde a bíblia diz que Deus criou o homem à Sua imagem, Xenófanes, na verdade, diz-nos que o homem concebeu Deus à sua imagem. (...)
Em suma, procurava Xenófanes rebaixar a nossa ideia de Deus, ou elevá-la? (...)"
A filosofia é um campo no qual a resposta a qualquer pergunta fornece materiais para fazer mais perguntas ainda...
Ficou curioso? Leia!
Uma viagem pela filosofia em 101 episódios, de Nicholas Rescher
Tradução de Desidério Murcho
Ed. Gradiva, 2018
362 págs.
Interessante essa leitura. Deve ser bem bom e acrescentar à nossa vida! beijos, chica
ResponderEliminarFiquei curiosa sim.
ResponderEliminarDurante o meu percurso académico sempre fui má aluna a Filosofia e sempre me penalizei muito por isso. Hoje sinto necessidade de conhecer mais e entender.
Esta é sem dúvida uma excelente sugestão de leitura.
Beijinhos ávidos de conhecimento
(^^)
Comprei este livro por me suscitar interesse. Está na fila para ser lido. Aguçaste a minha curiosidade e vou passa-lo à frente…
ResponderEliminarUm grande beijo, minha Amiga Teresa.
Pois eu diria que pretendia elevá-la. Mas sobretudo, para além do relativismo subjacente, vejo nela certa admoestação. Como quem diz, não se ponham a dar formas ao que as não tem ou é elas todas, ideia que nenhum homem pode entender. Deus, em termos de compreensão humana, não é capítulo do mesmo livro. É outro livro, ordem para que não temos categorias pensantes.
ResponderEliminarBFS, Teresa
Querida Teresa, gostei do que li aqui e, como a Bea, nunca fui muito interessada em filosofia; gostava e gosto até hoje de psicologia, embora a minha formação não tenha nada a ver com essa matéria. Quanto à frase que Deus criou o homem à sua semelhança, eu sou da opinião de Xanofanes e penso que foi o homem que" concebeu Deus à sua imagem" Qual é a imagem de Deus? Na vemos os homens a interpretar a doutrina à sua maneira? No que lhe convém, Deus é o Supremo, o Criador de tudo e de todos, o mais perfeito Ser, mas, convenhamos, na prática esquece tudo isso e atreve-se a entrar na Igreja e mesmo a comungar, porque afinal o que ele pratica não tem nada a ver com a fé que tem no seu Deus. Mas este assunto e polémico e não vale a pena entrar em campos de fé. E já agora, Teresa, creio que ele ao falar assim elevou Deus, não te parece? Se Deus criou o homem à sua semelhança, cruz credo...Deus está em muitos " maus lençóis" pois o homem está cada vez mais horrivel, salvo algumas excepções, felizmente. Como sempre, queridaTeresa, mais um livro muito interessante que deve ser lido. Obrigada e aqui te retribuo não mil abracinhos, mas...mil e um bem, bem apertadinhos. Um bom fim de semana
ResponderEliminarEmilia
Peço desculpa pelo engano Escrevi que, como a Bea e não é. Como a Clara. Que me perdoem as três, a Bea, a Clara e a Teresa. Beijinhos
ResponderEliminarEmilia
TERESA,
ResponderEliminarTenho fascínio pela filosofia e ler sobre os filósofos, desde Tales de Mileto (624 a.C.) da era Pré-Socrática, o primeiro que rompeu com o pensamento mitológico e deu o pontapé inicial à filosofia, quando esses primeiros filósofos passaram a buscar explicações racionais e não mais religiosas, para todas as inquietações da humanidade, sobre as origens do mundo e do homem. Gosto de ler os filósofos porque o campo de filosofia é o pensar. E tantas são nossas dúvidas.
Até hoje ouve-se muito uma citação de Sêneca que gosto muito e estou sempre me policiando:
“O homem que sofre antes de ser necessário sofre mais que o necessário”.
Há coisa mais verdadeira?
Li o comentário da nossa Emília, verdade, filosofia nada tem a ver com fé. E tá mal a coisa se somos a ‘Sua imagem e semelhança’...
Nas minhas andanças verei esse livro que citas, mais um ...rss.
Beijo, querida.
ANOTADO, querida!
EliminarBeijo, excelente fim-de-semana.
Não acredito que Deus nos tenha feito à sua imagem e semelhança. Se isso fosse verdade, a teria de acreditar, que Deus não era o que acredito que seja, mas sim um demónio, capaz de encher o mundo com tanto ódio e maldade.
ResponderEliminarCom este calor os meus olhos ressentem-se, estão sempre a chorar e tenho dificuldade em andar por aqui.
Abraço e bom fim-de-semana
Então, evite andar por aqui... e por ali...
EliminarCuide dos seus olhos, Elvira. Descanse.
Vou passar por aí, para ler o que ainda não li.
Beijo, bom fim-de-semana.
Este é um livro mesmo interessante e a não perder.
ResponderEliminarVou procurá-lo, obrigado pela sugestão.
Teresa, tem um bom fim de semana.
Beijo.
Olá! Bom dia!
ResponderEliminarNeste mundo virtual encontramos de tudo, mas o seu blog é maravilhoso, vale a pena seguir e já estou ficando, com certeza voltarei mais vezes.
Criamos um blog para nossa escola- RAIMUNDO HONÓRIO, recém nascido, mas será um prazer ter você seguindo e nos impulsionando com este trabalho virtual que estamos organizando no nosso cantinho que também é de todos!
Tenha um fim de semana feliz e abençoado. Abraços.
Bom dia, família RH!
EliminarBem-vindos aos meu Rol.
Já vos conheci no vosso cantinho.
Parabéns pela ideia genial!
Abraços, feliz domingo.
Nunca li, mas vou tomar nota!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Embora as minhas estantes tenham mais livros sobre Filosofia do que livros de ficção, não conheço, nem o livro, nem o autor. Vou ver se o encontro na biblioteca da Uni.
ResponderEliminarBom dia amiga! Que espaço virtual lindo e interessante! parabéns pelas postagens, nas páginas que naveguei todas maravilhosas. Sou professora , atualmente não estou em sala de aula, mas ensinei muitos anos filosofia. Amei sua postagem. Parabéns! estou seguindo seu blog com este perfil, logo voltarei para seguir com o mais antigo que tem meu nome. Lhe convido a conhecer os meus, se gostar siga, será um prazer. Abraços, fica na paz de Deus.
ResponderEliminarBom dia, minha nova amiga virtual!
EliminarConvite aceite. Me espere que eu vou aparecer.
Senhora professora de filosofia, é um gosto vê-la no meu Rol de Leituras. Aqui, o que é meu é seu também.
Beijo.
Bom dia amiga querida! Vim agradecer sua visita e por seguir nosso blog. realmente suas postagens são maravilhosas! Caso repostemos uma das suas de excelentes conteúdos, colocaremos o link com seus créditos e agradeceremos muito sua permissão e contribuição. Obrigada! Seja sempre bem vinda!
ResponderEliminarAbraços, da família RH.
Teresa,
ResponderEliminarSempre otimas dicas em
publicações claras.
Feliz domingo e maravilhoso
mes de junho.
Bjins
CatiahoAlc.
Obrigada querida amiga, que saudades eu já tinha...
EliminarMaravilhoso mês de Junho também para si e família linda.
Beijo.
Vou dar a conhecer ao meu pai que é o filósofo lá de casa.
ResponderEliminarBeijo, boa semana