01 março, 2019

Uma, duas, três... 25 frases curtas de Fernando Pessoa

  1 - Que o nosso amor seja uma oração...
  2 - Absurdemos a vida, de leste a oeste.
  3 - Benditos os que não confiam a vida a ninguém.
 4 - Junta as mãos, põe-nas entre as minhas e escuta-me, ó meu amor.
  5 - Tão supérfluo tudo! nós e o mundo e o mistério de ambos.
   6 - Ébrio de erros, perco-me por momentos de sentir-me viver.
  7 - Busco-me e não me encontro.
  8 - Muda de alma. Como? Descobre-o tu.
  9 - Tudo é dos outros, salvo a mágoa de o não ter.
10 - Sofre ritmicamente.
 11 - O outro é sempre o obstáculo para quem procura.
12 - Só aos mortos sabemos ensinar as verdadeiras regras de viver.
13 - A fraternidade tem subtilezas.
14 - Pedi tão pouco à vida e esse mesmo pouco a vida me negou.
15 - Passo tempos, passo silêncios, mundos sem forma passam por mim.
16 - O mistério da vida dói-nos e apavora-nos de muitos modos.
17 - Sou do tamanho do que vejo.
18 - Não tenho esperanças nem saudades.
19 - Estou triste abaixo da consciência.
20 - Nunca desembarcamos de nós.
21 - Só o sonho vê com o olhar.
22 - Meu coração dói-me como um corpo estranho.
23 - Não choro por nada que a vida traga ou leve.
24 - Nunca se viveu tanto como quando se pensou muito.
25 - Com um charuto caro e os olhos fechados é ser rico.

"Dizer! Saber dizer!"
Encontrei estas frases espalhadas nas 558 páginas do "Livro do Desassossego".  Podiam ser outras de entre as muitas sublinhadas, podiam ser  30, 40, 50, ou mais ainda, mas foram estas as que eu escolhi para compartilhar. São curtas, perfeitas, inspiradoras, provocadoras, lindas!

Lindas são também as fotos cedidas por A. Gomes, do blogue "Existe Sempre um Lugar". Obrigada, amigo!

Bom fim-de-semana!

32 comentários:

  1. Bom dia, sinto-me muito honrado por esta maravilhosa partilha, obrigado amiga, gostei de ver as fotos e de ler as frases do Fernando Pessoa, a que mais gostei, "A fraternidade tem subtilezas" tem enorme significado.
    Para a senhora e esposo, desejo-lhe feliz de semana.
    AG
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo António, as suas flores deram ainda mais brilho às frases de Fernando Pessoa.
      Muito obrigada, senhor fotógrafo.

      Eliminar
  2. As frases dele são maravilhosas e cada uma delas com seu sentido e fazem pensar! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Chica, a escrita do poeta dá que pensar.
      Beijo.

      Eliminar
  3. Eu amo essa essencia de
    Fernando Pessoa,
    tantos em um só ser.
    Bjins
    Catiaholc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Tantos em um só ser»... muito bom, Catiaho!
      Beijo.

      Eliminar
  4. Olá, Teresinha, estás bem? Por aqui, tudo normal e detesto o carnaval.

    Com lindas flores, as frases de Pessoa ficam ainda mais interessantes e significativas.

    Há umas com as quais me identifico mais, e outras, nem tanto, como é natural. A 4 foi a de k mais gostei.

    Beijinhos e bom week-end.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Céu!
      Eu estou bem e também detesto o carnaval.
      E tu, como estás tu?
      Gostei da tua escolha, uma seta certeira no amor. Sempre o amor!!
      Beijo.

      Eliminar
  5. Brilhante colectânea de frases e imagens.
    Um post espectacular.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria.
      Não esqueci o teu "divagar"...
      Beijo.

      Eliminar
  6. Bom dia, amiga!!
    Gostei dessa postagem. Li todas com atenção e se fosse comentar todas, como gostaria, o comentário iria aí, remando...então escolhi 3 muito bons! O 7, 12 e 16. Ontem passei alum tempo numa livraria e dei de cara com vários livros do Fernando Pessoa, adivinhe de quem lembrei!? Acertou, de ti.
    A frase 7, iremos até o fim nos buscando, tentando entender certas atitudes, muitos rompantes, somos seres muito complexos, sempre à procura do que não faz parte do nosso ser. É válido quando procuramos ser criaturas melhores.
    A 12, é clara, podemos ensinar sem contestação, nosso grande defeito é universal, nossa palavra é a última, aquela a ser cumprida.
    A 16, há séculos os filósofos e os religiosos tentam decifrar os mistérios da vida, mas não tem como entender a vida a não ser através da fé, e muitos não estão nessa, não se satisfazem assim, querem algo de concreto - o que jamais acontecerá. Somos muito pequeninos diante de tão grandioso mistério. Só sabemos que a vida começou nos oceanos, mas como?
    Amiga, vou parar por aqui, caso contrário a meada chega aí. Mas é muito boa esta tua postagem sobre um dos maiores poetas que temos.

    Bjus, um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Tais!
      Gostei das tuas escolhas. Imaginei que escolherias a 16. E acertei!
      Adorava que a meada aqui tivesse chegada...
      Beijo.

      Eliminar
  7. Tão inesgotável a sabedoria de Fernando Pessoa! Nunca ficamos indiferentes quando as palavras dele nos passam pelo olhar e nos chegam ao coração…
    Excelente, minha Amiga Teresa.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Graça, acredita que também as tuas palavras chegam ao coração. Ao meu chegam!
      Beijo, poeta.

      Eliminar
  8. Querida Teresa a escolha foi ótima e difícil é optar pela a que nos fala mais alto, entretanto a frase 5 me diz tudo!
    beijinhos, Léah.
    Aqui é carnaval, nem ligo para esta festa, enquanto isso outro temporal no Rio de Janeiro inundando alguns bairros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Léah!
      Todas as frases são «as minhas preferidas», mas uma delas é mais preferida dos que as outras: a frase 5. É poderosa!
      Aqui também é carnaval. Não ligo, nunca liguei.
      Mais um temporal no Rio, haja Deus!
      Beijo.

      Eliminar
  9. Boa noite minha amiga Teresa!
    Ler Fernando Pessoa é um prazer sempre renovado. Gostei de todas essas frases do poeta, que estão na sua obra "Livro do Desassossego". Dentre estas 25 citações de Fernando Pessoa, escolhidas por ti com tanto zelo e carinho escolhi para transcrevê-las as três citações que seguem:

    " Que o nosso amor seja uma oração..."
    " A fraternidade tem subtilezas."
    " Nunca se viveu tanto como quando se pensou muito."

    Um bom final de semana, querida amiga Teresa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo Pedro, aplaudo as tuas escolhas. Espelham a tua sensibilidade poética.
      Boa semana, querido amigo.

      Eliminar
  10. Este livro é de uma riqueza sem limites :-) E que belas fotos a acompanhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre que folheio este livro encontro novas «riquezas". Mesmo em páginas onde achava já ter visto tudo...
      O A. Gomes é um Senhor fotógrafo.
      Beijo.

      Eliminar
  11. Obrigada pela selecção:). Pessoa é Pessoa, e está tudo dito. Se tivesse que eleger uma não saberia qual. Mas se com algumas concordo, com outras nem tanto e a algumas acrescentava. Diria por exemplo a Pessoa que tudo que no corpo nos dói se sente como um corpo estranho, por haer algo que antes não estava e agora está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, Bea, por passares por aqui.
      Li e reli as tuas palavras. Espero que estejas bem, amiga.
      Beijo.

      Eliminar
  12. Pois um que deveria ter sido "Nobel da Literatura" bem antes do Saramago ! Um Génio !!!

    ResponderEliminar
  13. Esta alma eternamente desassossegada ainda tem o poder de nos surpreender.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto desassossego me sossega e surpreende sempre.
      Beijo Pedro, e boa semana.
      (Hoje ainda não tomei a pílula da risota...)

      Eliminar
  14. Boa tarde, Teresa!
    Minha frase preferida, a vigésima. Das fotos, todas maravilhosas, eu escolhi a última.
    Uma beleza de postagem, cujas flores acrescentaram leveza às palavras de Pessoa.
    Parabéns a você e também a Antonio Gomes.
    Um abraço brasileiro
    Obs: Estive visitando o seu blog de fotografias de viagens e fiquei encantada com tamanha beleza. Vi que não posta lá desde 2015 ou eu que não cheguei à postagens mais recentes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Nunca desembarcamos de nós", excelente escolha, Sandra!
      Respondendo à sua pergunta, já «desembarquei» de várias viagens feitas depois de 2015 mas ainda não as postei no blogue. Preguiça, minha amiga. Preguiça e MUITO preguiçosa. Talvez a vergonha, que tenho, fale agora mais alto. Obrigada!
      Beijo português.

      Eliminar
  15. Teresa querida, hoje as frases são tantas que, concordo com a Tais, se fosse falar de todas, deixarias de as ler de tão cansada. Todas elas têm motivos para reflexão e algumas parecem ter sido escritas para mim, mas a no 12 diz respeito a toda a gente; somos " peritos " a dar conselhos aos outros e a croticar a maneira de ser e viver dos outros e isso, é tempo perdido. Outra que me chocou, porque custa a admitir, foi a 5; imagina....nós somos seres superfulos!!! Às vezes achamos que somos os maiores e afinal não valemos nada. Querida amiga, a cartinha ainda não foi, mas não é culpa do carnaval....é mesmo minha...
    Deixo-te um abraço apertadinho, apertadinho para que não deixe fugir um nadinha sequer da minha amizade
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, querida amiga, gostei do teu gostar. Aliás, uma das tuas escolhas é a «minha preferida», e também eu digo que "não valemos nada", mas... estupidamente pensamos que sim.
      Não te preocupes com a cartinha: a tua não veio, mas a minha também não foi... Amigas na mesma, sempre!
      O abraço apertadinho chegou carregado de amizade. Mando outro para ti.
      Beijo.

      Eliminar