15 março, 2019

"Correio de Droga (The Mule)" - Filme

"Correio de Droga", título original «The Mule», (EUA, 2018, 116 min.), realizado por Clint Eastwood, com argumento de Nick Schenk, e protagonizado por Clint Eastwood, Bradley Cooper, Diane Wiest, marca o regresso do realizador/actor, de 88 anos, à representação, dez anos depois do aclamado “Gran Torino”.
Neste extraordinário filme dramático (com laivos de comédia), inspirado numa história real, é dele, e só podia ser dele, o papel principal: Earl Stone, veterano de guerra, frágil, envelhecido, cultivador de flores do Illinois, conservador radical, divorciado, uma filha e uma neta.
Na sequência da ruína do seu negócio, Earl vê-se de súbito sem casa e sem dinheiro. Então, mete na velha pick up os parcos haveres e ruma a casa da filha, onde decorre a festa de noivado da neta. É acolhido com sorrisos pela neta, ignorado pela ex-mulher e expulso pela filha, que o acusa de ter abandonado a família.
Quando se dirige para a pick up um convidado aborda-o e entrega-lhe um cartão que, diz, lhe proporcionará um trabalho fácil e bem remunerado, como condutor. Dias depois, Earl faz a primeira de várias travessias do Estado do Michigan, com um estranho saco na bagageira. À chegada ao local da entrega do saco as ordens são para estacionar,  afastar-se da viatura e aguardar uma hora. Quando regressa tem para si no porta-luvas um envelope com notas, muitas notas.
Duas, três viagens depois a curiosidade vence, Earl abre o saco e constata que anda a transportar droga de um cartel mexicano. Cartel que acha piada ao velho motorista, mesmo não seguindo ele as rotas predefinidas.
As viagens continuam sem sobressaltos, o velho  Earl, "correio de droga" competente, reconquista o seu estatuto social, volta a sorrir, a esbanjar dinheiro. Mas... tudo se complica quando passa a trabalhar para um traficante controlador e extremamente violento, numa das viagens é abordado por um elemento da DEA, a agência norte-americana antinarcóticos, o FBI investiga e começa a vigiar as suas longas e solitárias viagens.
Earl apercebe-se de que o fim está próximo e prepara a sua última fuga. Como e para onde? Não digo!
Vá lá, digo que  no fim Earl  recupera as suas  duas paixões: família e flores. Como o consegue? Não digo!
Destaco as grandiosas interpretações de Clint Eastwood (Earl) e Diane Wiest (ex-mulher de Earl).
E dou nota 5, claro!
Cinco magníficos filmes realizados e interpretados por Clint Eastwood, que merecem igualmente a minha nota 5:
Gran Torino, 2008
Million Dollar Baby, 2004
The Bridges pf Madison County, 1995
-  A Perfect World, 1993
Unforgiven, 1992

Veja!


9 comentários:

  1. Filme muito interessante parece ser. Deve ser bem bom! Ótima dia! beijos,lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  2. Clint Eastwood. Sou fã. Como realizador tem-me surpreendido pela lucidez e compreensão da natureza humana. Quero ver se não perco este filme.
    Um beijo enorme, minha Amiga Teresa.

    ResponderEliminar
  3. Já está anotado, pelo que contas deve ser muito bom. Grande ator! Que facilidade hoje para assistirmos filmes, essa é uma das grandes vantagens da era da informática, traz em casa, só não vê quem não quer. Mas que drama familiar, hein? E ainda se enrosca com traficantes!!! Valeu a dica, sim!
    Beijo, querida amiga.

    ResponderEliminar
  4. Não dou nota cinco, mas gostei de ver o filme no cinema. E admiro este senhor de 88 anos. Sim senhor!

    ResponderEliminar
  5. Teresa querida sabes aquela fã de carteirinha do Clint Eastwood ? Essa fã sou eu, assim sendo não vou perder esse filme, e para você que indicou dou nota 1000.
    Bom domingo amiga.
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  6. Teresa,
    Vou assistir com certeza.
    Brigadin pela dica.
    Bjins de bom domingo.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  7. Para ver na primeira oportunidade.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, nunca vi o filme, Clint Eastwood é a garantia que o mesmo é para se ver, o Videoclipe é belo, guardei no meu arquivo.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderEliminar
  9. Olá, Teresa!
    Gostei deste teu artigo sobre "Correio de Droga (The Mule)", não apenas por ter tido a oportunidade de conhecer um fillme novo (2018), já que é meu costume ver filmes mais antigos, e também por ser protagonizado esse filme por Clint Eastwood. Então, minha amiga Teresa, já estou motivado para ver esse filme, que remomendas.
    Uma ótima semana.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar