08 março, 2019

"21 Lições para o Século XXI" - Yuval Noah Harari

Quem sou eu? Que devo fazer com a minha vida? Qual o sentido da existência? Desde tempos imemoráveis que os seres humanos fazem estas perguntas… Perante tudo o que sabemos e não sabemos sobre a ciência, sobre Deus, sobre a política e sobre religião, qual a melhor resposta que podemos dar hoje?

Depois de examinar o passado da espécie humana em “Sapiens” e explorado o futuro em “Homo Deus” (ainda não li), no seu novo livro Yuval Noah Harari centra-se no presente e no futuro imediato das sociedades humanas: O que está a acontecer neste preciso momento? Quais os maiores desafios e as maiores escolhas da atualidade? A que devemos prestar atenção? O que devemos ensinar aos nossos filhos?
O livro está dividido em cinco grandes partes: O Desafio Tecnológico; O Desafio Político; Desespero e Esperança; Verdade; Resiliência; subdivididas em vinte e um capítulos/"lições", cujo intuito é estimular a reflexão e ajudar os leitores a participarem nos grandes diálogos do nosso tempo.
As perguntas são numerosas, as respostas nem sempre simples:
"O que significa a ascenção de Donald Trump? O que podemos fazer quanto à epidemia das fake news?Porque está a democracia liberal em crise? Caminhamos para uma nova guerra mundial? Que civilização domina o mundo – a ocidental, a chinesa, o Islão? Deve a Europa manter as portas abertas aos imigrantes? Conseguirá o nacionalismo resolver o problema da desigualdade e das alterações climatéricas? Que devemos fazer quanto ao terrorismo?"
Nas próximas décadas, o mundo irá tornar-se ainda mais complexo do que é hoje. Os seres humanos individuais – sejam peões ou reis – saberão ainda menos sobre gadgets tecnológicos, as correntes económicas e as dinâmicas politicas que moldam o mundo. Como Sócrates observou há mais de dois mil anos, o melhor que podemos fazer nessa situação é reconhecer a nossa própria ignorância individual.
“Os seres humanos têm dois tipos de capacidades – físicas e cognitivas. No passado, as máquinas competiam com as pessoas sobretudo nas aptidões físicas simples, ao passo que os humanos mantinham uma enorme vantagem sobre as máquinas no respeitante à cognição. Quando os empregos manuais na agricultura e na indústria foram automatizados, surgiram novos empregos nos serviços que requeriam o tipo de capacidades cognitivas que só os seres humanos possuíam: aprendizagem, análise, comunicação e, acima de tudo, entendimento das emoções humanas. Contudo, a inteligência artificial começa agora, progressivamente, a ter um melhor desempenho do que os seres humanos no que respeita a esta aptidões, incluindo a compreensão das emoções humanas. Não se conhece uma terceira área de atividade – além das áreas física e cognitiva – em que os seres humanos mantenham para sempre uma vantagem firme.”
Num mundo pejado de informação irrelevante, a lucidez dá-nos poder.
“… os terroristas são como uma mosca que tenta destruir uma loja de peças de porcelana. A mosca é tão fraca que não consegue, sequer, deslocar uma chávena de chá. Então, como é que a mosca destrói a loja inteira?Encontra um touro, entra-lhe no ouvido e começa a zumbir. O touro fica louco de medo e raiva, destruindo a loja por completo. Foi isto que aconteceu depois do 11 de Setembro, quando os fundamentalistas islâmicos incitaram o touro americano a destruir a loja de peças de porcelana do Médio Oriente. Agora, eles medram nos destroços. E não faltam touros temperamentais no mundo.”
Seremos nós ainda capazes de compreender o mundo que criámos?

Este livro é para ler devagar. Eu optei por ler uma lição, reler os sublinhados e só depois, com calma, avançar para a lição seguinte.
Os temas abordados são complexos mas o mérito do historiador para «descomplicar o complicado», aliado à sua prosa clara e acessível, torna a leitura interessante e cativante para todos os leitores.
Leia sem stress pois no final das  "21 Lições" não há prova de avaliação!
Mas... se ficou com a sensação incómoda de que isto é demais para si e não consegue assimilar tudo, tem toda a razão. Ninguém consegue.
Recomendo, claro!

21 Lições para o Século XXI, de Yuval Noah Harari
Tradução de Rita Canas Mendes
Ed. Elsinore, 2018
391 págs.

14 comentários:

  1. Já ouvi falar deste livro de Yuval Noah Harari. Não deve ser fácil de ler. Devemos levar murros no estômago ao lê-lo… Fiquei com este pensamento: "Num mundo pejado de informação irrelevante, a lucidez dá-nos poder". Espero que sim, Teresa. Afinal é a lucidez que nos deixa com os pés presos ao chão sem embarcarmos em coisas sem sentido…
    Obrigada pela tua informação sobre o livro. Um bom dia da Mulher para ti.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Parece fascinante.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Parece ser um livro muito interessante.
    Obrigado pela sugestão.
    Teresa, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Um livro de força. São tantos e tão complexos os problemas da actualidade que bem precisamos de algumas lições para tentar a melhor maneira de lidar com eles.

    Muito obrigada, querida Teresa, pela sugestão de leitura. Confesso que não conhecia o livro.

    Continuação de um feliz dia da Mulher. Esperemos que este dia tenha servido, ao menos, para se assinalar alguns dos males que ainda assolam a sociedade.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  5. Que tengas un buen fin de semana

    ResponderEliminar
  6. Já ouvi falar a algumas pessoas. Não sei se quero lê-lo. Mas talvez devesse porque explica de certeza muita coisa que não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Bea, sugiro que leias primeiro «Sapiens». É extraordinário!
      «Homo Deus» ainda nem comprei, mas sim, vou ler.
      Beijo, bom fim-de-semana, faz o favor de ficar bem.

      Eliminar
  7. Querida amiga, vou ver se encontro este livro e ler, obrigada pela sugestão.
    É difícil manter a lucidez, neste mundo tão conturbado e insatisfatório como é hoje. vivo entre assertivas e erros, achando já estar louca.
    beijinhos, boa semana.
    Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, querida Léah!
      Este seu comentário me lembrou uma frase soberba de Adélia Prado:«Estou no começo do meu desespero, e só vejo dois caminhos: ou viro doida, ou santa.»
      Leia este livro sim, mas... sugiro que comece por ler "Sapiens", o primeiro de Noah Harari.
      Beijo, amiga, boa semana.

      Eliminar
  8. QUERIDA TERESA,
    Tenho aqui o , após ter visto uma entrevista com Harari, feita por um jornalista brasileiro que foi à Israel entrevistá-lo. E comprei o livro logo, já faz um tempinho, sou apaixonada por livros que tratam da História da humanidade.
    Esse que mostras, e que aborda os temas como O Desafio Tecnológico; O Desafio Político; Desespero e Esperança; Verdade; Resiliência deve ser muito bom, ele tem uma escrita magnífica, vai direto às questões. Poxa, acho que vou ter de comprar, amiga, rsss, não vou me segurar!
    Compra sim o 'Sapiens', vais adorar.
    bjus, querida!
    Falamos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tais, já li "Sapiens" e publiquei no Rol. Amei!!!
      "Homo Deus" é que ainda não li, nem sequer comprei. Mas vou ler.
      Tens razão, a escrita de Harari é simples e super acessível. Que ninguém se assuste com o arrevesado dos temas abordados, ele descomplica-os.
      Beijo amiguinha, boa semana.

      Eliminar
    2. Lá em cima não escrevi o nome do livro: sim, é o "Sapiens"! Maravilha.
      beijinho!

      Eliminar
  9. Mais uma sugestão que registo com todo o agrado.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  10. «Seremos nós ainda capazes de compreender o mundo que criámos?»

    E eu pergunto de outra forma: irá a humanidade a tempo de emendar os erros e salvar o mundo da destruição?

    Um beijinho apreensivo
    (^^)

    ResponderEliminar