30 novembro, 2018

"Tenho vontade de lágrimas" - Fernando Pessoa


“A maioria da gente enferma de não saber dizer o que vê e o que pensa. Dizem que não há nada mais difícil do que definir em palavras uma espiral: é preciso, dizem, fazer no ar, com a mão sem literatura, o gesto, ascendentemente enrolado em ordem, com que aquela figura abstrata das molas se manifesta aos olhos. Mas, desde que nos lembremos que dizer é renovar, definiremos sem dificuldade uma espiral: é um círculo que sobe sem nunca conseguir fechar-se. A maioria da gente, sei bem, não ousaria definir assim, porque supõe que definir é dizer o que os outros querem que se diga, que não o que é preciso dizer para definir. Direi melhor: uma espiral é um círculo virtual que se desdobra a subir sem nunca se realizar. Mas não, a definição ainda é abstrata. Buscarei o concreto, e tudo será visto: uma espiral é uma cobra sem cobra enroscada verticalmente em coisa nenhuma. (…)
Uma criança que uma vez ouvi, disse, querendo dizer que estava à beira de chorar, não “tenho vontade de chorar”, que é como diria um adulto, isto é um estúpido, senão isto: “Tenho vontade de lágrimas”. E esta frase, absolutamente literária, a ponto de que seria afetada num poeta célebre, se ele a pudesse dizer, refere resolutamente a presença quente das lágrimas a romper das pálpebras conscientes da amargura liquefeita. “Tenho vontade de lágrimas”! Aquela criança pequena definiu bem a sua espiral.
Dizer! Saber dizer! Saber existir pela voz escrita e a imagem intelectual! Tudo isto é quanto a vida vale: o mais é homens e mulheres, amores supostos e vaidades fictícias, subterfúgios da digestão e do esquecimento, gentes remexendo-se, como bichos quando se levanta uma pedra, sob o grande pedregulho abstrato do céu azul sem sentido.


Passam hoje 83 anos sobre a morte do grande poeta português FERNANDO PESSOA.
Assinalo o dia com este texto do “Livro do desassossego”, Ed. Tinta da China, 2014.
(Fotos da net.)

5 comentários:

  1. Lindo texto que fala tantas verdades! Lindo pra a data assinalar! Bjs chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Pessoa dizia verdades que incomodavam... e continuam a incomodar.
      Beijo, Chica, e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. E foi graças ao "saber dizer" que Fernando Pessoa nos deixou uma obra notável. Ainda que o Lobo Antunes (que por acaso até é um escritor que admiro) diga que não...
    Teresa, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jaime, "bota" notável na "obra pessoana"...
      Lobo Antunes critica meio mundo. Eu até gosto de o ouvir, já ler... não consegui passar do romance "Memória de elefante". E acredita que tentei com outros romances. A sua escrita é, para mim, uma "floresta demasiado densa" (vi isto escrito em algum lado...).
      Beijo, meu amigo, e um fim-de-semana soalheiro.

      Eliminar
  3. E para o recordar...uma belíssima homenagem!!! Bj

    ResponderEliminar