01 dezembro, 2018

8º aniversário do "rol de leituras"

Este ano decidi celebrar o aniversário do "Rol de Leituras" de modo diferente, com versos de uma amiga virtual, que recentemente tive o privilégio de conhecer pessoalmente: a Graça Pires, do blogue Ortografia do Olhar.
Nestes oito anos de actividade bloguista fiz muitas amiga(os), mas foi ela a primeira que abracei (e como foi bom o abracinho dela) e por isso decidi celebrar este dia com um poema seu.
Ao ouvido vos digo, para ela não ouvir: a Graça, a poeta fazedora de versos que despertam emoções, tem um sorriso cativante (os seus olhos sorriem) e é linda como os versos que compartilha no seu blogue. E mora pertíssimo de mim. E vamos encontrar-nos mais vezes.
Este ano o Rol deu-me um presentão!

UMA AMIGA
Não sabes se é possível recolher
as últimas estrelas da noite,
para amenizar o peso do silêncio.
Mas, do cume da manhã,
avistas sempre, tu o dizes,
um atalho para a felicidade,
porque as tuas mãos respiram
a irrecusável posse de uma alegria
capaz de multiplicar a voz,
para dizer que, em todos os rostos,
desagua um rio navegável
onde importa saber ser barco,
ou remo, ou, simplesmente,
o rumor da água corrente.
Ao acaso, repartes o gosto de viver
sem a lógica de coisa calculada
e sem nunca ficares de fé perdida,
como se usasses o optimismo
em legítima defesa.
(Poema publicado no livro "Ortografia do olhar" (1996)  e na colectânea "Poemas Escolhidos 1990-2011" (2012). 

Voltando ao Rol, foram 8 anos de muita aprendizagem e satisfação, mas também de algum desgaste e desânimo. Vencido o desânimo (com palavras que recebi e que iluminaram os dias mais tristes) agradeço a todos os amigos(as) bloguistas - os que apenas passam por aqui, os que ficam, os que leem mas não comentam, os que respondem aos meus comentários com silêncio (aprende-se muito ouvindo o silêncio) - os elogios, as críticas (construtivas), os incentivos, a simpatia, a paciência, a generosidade, o consolo e tranquilidade, a amizade, o carinho, os beijos e abraços que me acalentam (nunca saberão quanto) e dão ânimo para continuar partilhando leituras e outras coisas mais. 
Obrigada a todos, por tudo!

Agora é hora de festejar, porque «hoje, confesso, acordei com vontade de ser feliz» (palavras da Graça Pires, que faço minhas todos os dias).

Qual será o meu próximo presentão? Quando o receber, saberão!
Beijos.

(Fotos da net.)

44 comentários:

  1. Mas que ótima maneira de comemorar. Graça sempre encantadora em suas poesias e imagino o quanto deve ter sido bom o encontro ao vivo, olho no olho de vocês! PARSABÈNS pelos 8 anos desse lindo blog! Que festejemos muitos outros ainda por aqui! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre juntas, olhando o céu.
      Obrigada, Chica!
      Beijo.

      Eliminar
  2. Minha querida Amiga Teresa, fiquei muito emocionada com as tuas palavras. E sabes, este poema que publicaste bem podia ter sido feito para ti, a quem considero uma Amiga. Bem-hajas! E parabéns pelo aniversário deste teu espaço de partilha onde tenho aprendido imenso…
    Um beijo enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga!
      O nosso primeiro encontro foi o reencontro de duas grandes amigas.
      Assim o senti. E gostei muito!
      Beijo.

      Eliminar
  3. Que lindo aniversário, querida amiga! Ter um blogue é um presente que escolhemos ter, é formar um rol de amigos! Sim, a gente forma, constrói nosso rol e como é bom! Dizes certo, ele nos dá força, carinho e alegrias, muitas. Mesmo estando longe um dos outros, temos amigos de fé, como canta Roberto Carlos. O fato de vocês duas morarem bem pertinho é surpreendente!
    Adoro esse poema da Graça, está na página 38! Aliás ela é brilhante. Quero vir aqui te abraçar quando o ROL fizer 30 anos!! Até lá muitas alegrias, muitos amigos, muitos compartilhamentos de sentimentos, OK? E, naquelas dias em que tiveres meio tristinha, venha aqui e poste algo alegre ou triste para teus amigos, todos compreenderão e te abraçaremos dizendo:

    «hoje, confesso, acordei com vontade de ser feliz»

    Beijo/carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tais, o poema da Graça embeleza este aniversário...
      Obrigada, minha querida primeira amiga virtual, a especial, a presente todos os dias do ano.
      Beijo.

      Eliminar
  4. Comemorou com uma bela escolha com qualidade agradável ao ler!!!
    Que seja um bom fim-de-semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiga Gracinha, por "olhares" o ROL e não só.
      Beijo.

      Eliminar
  5. Gostaia muito, mesmo muito de te dar um " presentâo " , aprecer aí em Lisboa, de preferência de surpresa e dar-te um abracinho daqueles nossos, bem apertadinho, longo, com beijinhos e talvez algumas lagrimazitas de emoção å mistura.Nāo é possivel, até porque nāo sabia a data, mas...pelo menos , alguma coisa me soprou ao ouvido que tinha de vir aqui ao rol e assim posso estar presente nesta linda festa de oito anos do teu encantador blog. Claro que a Graça merece esta homenagem, pois, embora não a conheça pessoalmente, sinto-a uma " pessoa linda por dentro e por fora ", como tu a classificaste. Querida Teresa , apesar de não ter conhecido o teu rol há muitos anos, sinto -me em casa e, por isso, aproveitando a porta , sempre aberta aos amigos, cheguei, entrei, servi-me de um pedacinho de bolo, de uma taça de champagne e, sai, porque a viagem de regresso era longa. Vi-te acupada com a grande quantidade de amigos que tens e achei melhor não te chamar; os amigos verdadeiros são uma bênção na nossa vida e por isso é importantissimo que aproveitemos muito bem a sua presença quando surge a oportunidade, oportunidade que, tanto pode ser como a que tiveste com a nossa amiga Graça, como a que tivemos nós duas; o começar de novo e o rol de leituras um dia, por acaso ( ou não...) encontraram-se e desse encontro surgiu uma grande amizade que farei o impossivel para guardar cuidadosamente no meu coração. Conhecer-te, Teresa, foi um grande presente qie a vida me deu e tenho a certeza que um dia a oprtunidade de nos conhecermos pessoalmente surgirá. Por isso, amiga, este Rol de Leituras merece todo o meu carinho e merece também a minha PROMESSA de que continuarei a prestigiá-lo enquanto a vida mo permitir. Ficam os meus parabéns e um abraça de agradecimento pelo tanto que ele me tem dado. Para ti, Teresa, deixo-te muitos, muitos beijinhos e o pedido para que não desistas deste cantinho encantador.
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Emília!
      Amiga, as tuas palavras têm um poder tal que não consigo evitar chorar de emoção e gratidão. Conhecer-te nestas lides bloguistas foi um presentão, mesmo faltando o abracinho apertadinho.
      Um dia daremos um, dois ou três... tenho a certeza!
      Duas avós babadas, duas boas amigas virtuais. Não posso desistir!
      Beijo.

      Eliminar
  6. Parabéns ao "ROL..." e à sua autora por este oitavo aniversário.
    Que venham muitos mais, sempre com muita vontade de ser Feliz!

    Beijinhos, Teresa!
    'Montes' de dias venturosos, é o que te desejo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiga Janita!
      É um gosto "seguir-te".
      "Paletes" de saúde, amor e alegria... para partilhares e aquietares tristezas (minhas...).
      Beijo.

      Eliminar
  7. Parabéns pelo aniversário do blog, pelos amigos que fez durante esses 8 anos, pela superação das dificuldades, e por estar aqui, hoje, partilhando esse momento único de felicidade que só quem ama blogar, sabe.
    Conheço seu espaço não tem muto tempo mas o suficiente para admirá-la e tê-la em meu rol de leituras.
    Abraços brasileiros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de a ter no meu rol de amigas, Sandra.
      E gosto também de me mover nas suas letras.
      Obrigada, "artesã".
      Beijo.

      Eliminar
  8. Olá, querida Teresa!

    Parabéns ao "Rol de Leituras" pelo seu 8º aniversário e a ti, sua mentora.

    A Graça escreve, distintamente. Um bom presente!

    O bolinho está apetitoso aos olhos e não só -rs.

    Beijos e um enorme abraço. Felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Céu!
      É gostoso "falar" com a poeta de versos que despertam sensações.
      Sei que tenho alguns à minha espera... para ler!
      O presente da Graça foi um presentão!
      Beijo.

      Eliminar
  9. Querida Teresa costuma-se ganhar presentes em aniversários, enquanto você ao contrário nos doa o seu Rol de Leituras, que para nos as amigas que a acompanham é realmente um lindo presente. Obrigada por dividi-lo comigo e parabéns pelos oito anos de existência, que eles se tripliquem.
    Parabéns pela linda escolha e homenagem a essa grande poeta Graça Pires.
    Um abraço apertado e cheio de amor.
    Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Léah!
      As suas palavras são sempre tão lindas, coloridas e perfumadas como as flores que planta nas telas que partilha connosco.
      A versos da Graça poeta são igualmente lindos.
      Retribuo o amor e o abraço apertado.

      Eliminar
  10. Boa noite, querida amiga do meu coração Teresa!
    Estou muito emocionada com o fim de ano e muitas alegrias acontecendo ao mesmo tempo...
    A festa do seu blog é mais uma forte sensação de alegria imensa... sentimento que guardo no peito para explodir nas horas certas onde o coração exala só ternura.
    Já tive aqui mais cedo mas como estava com filhos e nora, não pude comentar com calma. Hoje estou tarde em tudo...
    Que delícia de bolo! Chocolate como gosto, e ainda bem que comi um alfajor que ganhei para não dar vontade agora aqui.
    Sua amizade é preciosa demais e um verdadeiro presente de Deus para mim neste segundo semestre... Tive gratas surpresas com os blogs... você é uma delas e a quero no lado esquerdo do meu peito, amiga.
    Seja muito feliz e abençoada com seu blog lindo onde nos oferta um rol de leituras belo com profundidade e reflexões muito boas pois a vida é feita de muito mais do que o supérfluo nosso de cada dia.
    Muito obrigada pelo seu carinho e incentivo estimulador lá nos meus blogs.
    Tenha a alegria de flores recém regadas na Primavera!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    "Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto."
    (Francis Bacon)

    ResponderEliminar
  11. Graça é uma amiga extraordinária igualmente, aqui só encontro pessoas bonitas até agora... que lindo! Bjm festivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roselia, você é o máximo!!!
      Você tem o coração cheio de amor, generosidade, alegria e palavrinhas de conforto. E dá tudo a todos!
      Obrigada amiga, pela sua explosão de carinho e felicidade que mudou a minha vida para melhor.
      Por mim, juntas para sempre!
      (Agora diga-me, o que é "aljafor"?)
      Beijo.




      Eliminar
    2. Olá, Teresa!

      Vê neste link o que são e como se fazem os «Aljafores».

      https://www.youtube.com/watch?v=PUe25bCiZ8Y

      Beijos, boa semana.


      Eliminar
    3. Uau!
      Os tais "aljafores" são uma bomba calórica, mas devem ser MUITO gostosos!!!
      Agora entendo porque anda sempre de sorriso no rosto a amiga Roselia...
      chocolate, leite condensado (doce de leite) e bolacha Maria num aljafore só, é brilho na escuridão!!!
      Obrigada Janita, amei!!!
      (vou até ali à minha despensa...)
      Beijo.

      Eliminar
    4. Amiga, estive sem condições de passar por aqui e já tem a explicação do que seja o alfajor. Pois bem, e a marca da Argentina e meu filho e nora trazem pra mim de lá. É uma delícia! Já fiz muito o menos calórico do que o original.
      Cobre-me a terceita, querida.
      Fique bem e adorei vir aqui para ver suas respostas.
      Seja bem vinda à IX Interação fraterna de Natal!
      Tenha dias alegres e abençoados!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Eliminar
  12. Querida Teresa

    Ainda bem que resolvi actualizar hoje o layout do meu blog e assim vi que o teu fez 8 anos ontem. Muitos parabéns. Tem sido um prazer vir aqui e tomar contacto com as obras dos excelentes escritores que lês, leituras essas partilhas connosco. Muito obrigada.

    Por coincidência, publiquei hoje um poema da nossa querida Graça, do seu livro "Uma vara de medir o sol", que estou a ler e que estou a adorar.

    Muitas Felicidades.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, querida Olinda, pela tua amizade e por estares sempre presente.
      Vou já espreitar o teu novo Xaile... e ler o poema da Graça que publicaste.
      Beijo.

      Eliminar
  13. Venham MUITOS mais oito!!
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amigo Pedro!
      Confesso que esteve por um triz o ficar por aqui.
      Mas, depois de muito pensar (nas palavras de certa pessoa) cheguei à conclusão de que o 8 não é um número bonito. É mais bonito o 10. Logo se verá!
      E mais, os dias tornar-se-iam cinzentos sem o convívio com as minhas queridas "amizades bloguistas", sem a galhofa das segundas e sextas-feiras, sem a pressão da "alimentação" do Rol.
      Enquanto houver bolo de chocolate, sigo cantando e rindo!
      Beijo.

      Eliminar
  14. Boa tarde, PARABÉNS! pelo 8º aniversário do "Rol de Leituras", o mesmo representa, maravilhoso trabalho partilhado com bons temas, que faz a delicia dos visitantes, desejo que no futuro venham muitos aniversários.
    O poema da Graça Pires é lindo.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amigo António, pela sua simpatia, pela paciência e generosidade (que chatinha eu sou, sempre a pedir-lhe fotos...), pela tranquilidade que encontro no seu "Lugar", onde gosto de voltar.
      Beijo.

      Eliminar
  15. Muitos Parabéns pelo teu Blogue e pelo seu Aniversário !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo!
      És o meu mais recente amigo bloguista, e o único com quem firmei um "Pacto Português".
      Beijo.

      Eliminar
  16. Parabéns ao Rol e você Teresa.
    Maravilhosa forma de comemorar.
    Adoro encontros e meu amigo mais chegado
    foi conquistado através de meus blogs
    e do dele. Hoje somos uma família só:
    a minha e a dele. Eu meu esposo somos
    padrinhos de casamento dele e da esposa.
    Adoro.
    Parabens!
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Catiaho!
      Gostei muito do que li. Deus "espalha" para nós amigos, onde menos esperamos. Encontrá-los é uma bênção.
      Tenho andado fugida dos seus "reflexos"... mas eu volto!
      Beijo.

      Eliminar
  17. Bom dia, Teresa! Pois não é que desta vez me passei, quando deveria ter vindo já no primeiro dia desta postagem comemorativa ao aniversário do Rol de Leituras, este teu simpático espaço, verdadeiro farol de cultura e de amizade. Mas, minha amiga Teresa, penso ter vindo ainda a tempo para te dar o meu abraço afetuoso por esse dia importante na vida dos blogueiros, em especial todos nós que aqui estamos presentes neste comentário. Espero que continues neste labor intelectual dando a todos nós um pouco mais de luz. parabéns, então, por este dia!
    Uma boa semana
    beijo
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, tenho para mim que os poetas nunca se "passam" apenas se perdem na própria criação poética...
      Meu amigo, muito obrigada por te juntares à festa do Rol, pela tua amizade e pelas palavras de incentivo, que eu absorvo encantada.
      Beijo.

      Eliminar
  18. Atrasados, mas aqui estão os meus sinceros parabéns
    e... venham mais oito...
    Abraço grande.
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Majo!
      Aqui desvalorizam-se atrasos e enaltecem-se abraços. Esses eu saboreio!
      Beijo.

      Eliminar
  19. Muitos parabéns (sorry pelo atraso) e venham mais oito e muitos mais
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gábi!
      É um gosto ver-te aqui.
      Sorry digo eu, por andar tão ausente do teu cantinho.
      Beijo.

      Eliminar
  20. Teresa, embora atrasadita dou hoje os meus Parabéns pelo aniversário do seu encantador blogue. Que a vida nos ajude a comemorar muitos e muitos mais.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha amiga.
      Que a vida nos ajude, mesmo, a comemorar muitos e bons momentos. A «amizade bloguista» está, claro, na minha lista.
      Quanto a encanto, encontro muito no seu "Divagar".
      Maria, aqui «atrasadita» nunca!
      Beijo.

      Eliminar