18 março, 2016

"Poder, liberdade e graça" - Deepak Chopra

Não se deve confundir o instrumento com quem o usa.
O instrumento é o cérebro; o seu utilizador é o Ser infinito, que se exprime sob diferentes formas.

“O reino dos céus não é um sítio remoto numa parte longínqua do Universo: é um estado de alma e de consciência. A felicidade é igual. A maioria das pessoas diz: “Sou feliz porque… porque tenho família e amigos, porque tenho um bom emprego, porque tenho dinheiro e segurança.” Todas estas razões para a felicidade são frágeis, podem desaparecer como a brisa que passa. E quando a felicidade nos foge, muitas vezes procuramos a satisfação no consumo de certas substâncias ou em comportamentos menos saudáveis, na esperança inconsciente de encontrar a alegria. Mas as causas externas da felicidade nunca produzem verdadeira alegria. A alegria é um estado de espírito interno que determina a nossa perceção e experiência do mundo. A fonte interna da alegria – a nossa ligação ao Criador, a nossa origem, o nosso eu interior – é a causa, a felicidade é o efeito. Se perdeu o contacto com a sua fonte interna de alegria, se a felicidade que sente tem sempre origem em coisas exteriores a si, então está à mercê de cada situação que vive e de cada pessoa que conhece. O tipo de felicidade que estas causas lhe podem fazer sentir é sempre fugidio. Vedanta, um dos mais antigos filósofos do mundo, dizia que a felicidade por um dado motivo não passa de uma forma de infelicidade, porque o motivo pode desaparecer a qualquer momento. Ser feliz por motivo nenhum é o tipo de felicidade que devemos desejar sentir.”

Este foi o primeiro livro que li de Deepak Chopra.
Uma leitura bem diferente do habitual, que acabou por se revelar interessante e muito enriquecedora.
Sabe bem variar!

Deepak Chopra (Nova Deli, 1947), é médico, professor de ayurveda, espiritualidade e medicina corpo-mente.
Radicado nos Estados Unidos, chamado pela revista Time “poeta e profeta das medicinas alternativas”, é autor de vários livros de auto-ajuda, e mundialmente reconhecido como um dos gurus da saúde holística.

3 comentários:

  1. Concordo ao máximo com a máxima do senhor sobre felicidade. Ou aquilo a que eu chamo bem estar. O que nos vem de fora é uma chatice que sempre acaba e só dá moíção de cabeça. Mas não é que gosto de uma data de coisas dessa natureza? Ora bolas.
    Bom, temos de ver o lado positivo das coisas (à sexta bebo um café forte pela manhã e não há verdade, por mais amarga, que me derrube), como vou tendo várias felicidadezinhas, vario um bocado, murcho e reverdeço, e no entretanto dos dois estados qualquer coisa que também é ser. E posto isto, gosto qb da felicidade interior que é um estado de alma, mas é que não sou mesmo capaz de ser feliz só com ela. Direi mesmo mais: tenho certa incapacidade de ser feliz seja com o que for e não aspiro tal estado. Mas isso é só por não ter natureza de aspirador, porque gostava de ser uma aspirante. Ai isso é que sim. E quem sabe era feliz na frente e verso
    BFS

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este título de Deepak Chopra. Mas também ele já tem imensos publicados. Por acaso, hoje, recebi um livro dele, 'Cura Quântica', um livro publicado originalmente em 89 e que agora é lançado (ou relançado) em Portugal.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel,
      Encontrei-o na livraria do Corte Inglês.
      É um livro pequenino e deleitoso.
      Vou procurar "Cura Quântica".
      Continuo a "espreitar" as tuas sugestões de leitura. Boas!
      Abraço.

      Eliminar