21 fevereiro, 2016

Harper Lee (1926-2016)



"Lembra-te que é pecado matar uma cotovia. As cotovias não fazem nada a não ser cantar belas melodias para nós. Não estragam os jardins das pessoas, não fazem ninhos nos espigueiros, só sabem cantar com todo o sentimento para nós. É por isso que é pecado matar uma cotovia."
Em "Mataram a cotovia", ed. Preença, 2012.

"Cega, é isso mesmo. Nunca abri os olhos. Nunca me ocorreu olhar o coração das pessoas, vi-lhes apenas o rosto. Ceguinha de todo, pior que uma pedra... Preciso de uma sentinela para andar comigo e informar-me do que vê de hora a hora. Preciso de uma sentinela que me diga que isto é o que um homem diz mas não é o que ele pensa, que trace uma linha pelo meio e diga isto é um tipo de justiça e aquele é outro, e me faça compreender a diferença." 
Em "Vai e põe uma sentinela", ed. Presença, 2015

HARPER LEE  (28 de Abril, 1926 /19 de Fevereiro, 2016), escritora americana que publicou apenas dois romances:
- o magnífico e luminoso "Mataram a cotovia", um enorme  e imediato sucesso de vendas, logo após a sua publicação em 1960.
- o singelo e opaco "Vai e põe uma sentinela", cujo manuscrito ela escondeu em meados da década de 1950 e alguém descobriu e publicou em 2015.
Aconteceu, mas não devia.
Digo eu!

Sem comentários:

Enviar um comentário