13 dezembro, 2015

"Em nome do mel" - Marques da Cruz


Bolo de Mel e Laranja
Bata 125 g de manteiga com 2 ovos e 250 g de mel.
Acrescente 400 g de farinha à qual adicionou cerca de 15 g de fermento em pó. Junte, também, 1 cálice de um bom licor de laranja e ½ colherzinha de gengibre em pó. Deite esta massa numa forma untada e polvilhada e leve a cozer em forno médio durante cerca de três quartos de hora. Depois de frio, desenforme-o, faça-lhe um ou dois cortes transversais de modo a dividir o bolo em duas ou três partes que montará umas sobre as outras recheando-o com um doce de laranja. Barre-o exteriormente com o mesmo doce e decore-o com lascas de amêndoas torradas, rodelas de laranja descascadas e natas batidas.
“Durante milhares de anos, única fonte de açúcar disponível na natureza em quantidades apreciáveis, o mel, cuja composição é, essencialmente, açúcar simples, sob a forma de frutose e glicose (cerca de 75%), mas também sacarose, maltose e outos açúcares mais complexos, fornecia ao homem uma excelente fonte de energia, ao mesmo tempo que possuía notáveis virtudes curativas para muitos dos males que os afligiam. (…)
Sabemos que os Egípcios já faziam, com ele, inúmeros remédios e em toda a antiguidade foi muitas vezes o único “remédio” à disposição de muitas populações. Pela Idade Média adentro o seu poder curativo e alimentício continuou reconhecido. (…)
Demócrito, o filósofo, que atingiu os 109 anos ou Hipócrates, o pai da medicina e que igualmente superou a centúria, recomendavam o mel como o mais são e poderoso dos alimentos. (…)"
Salada de Cenoura e Maçã
Descasque e rale 2 cenouras e 2 maçãs rainetas.
Misture estes dois ingredientes e regue com um molho feito com o sumo de 1 limão e 1 colher de mel.
É docinho este livro de Marques da Cruz.
Com ele aprendi muito sobre o mel e sobre a sua utilização na cozinha e na farmácia. E fiquei com imensas novas receitas de doces e salgados – sopas, molhos, saladas, conservas, bolos, bolachas, licores, etc., etc.. - onde o ingrediente principal é o mel, pois claro.
Não sei se será fácil de encontrar nas livrarias. Eu, Aleluia!, achei-o na estante da minha filhota, que é o meu favo de mel.

Em nome do mel (história, gastronomia e saúde), de Marques da Cruz
Colares Editora, 1997
240 págs.


Como estamos em época de gulodices natalícias, partilho convosco um bolo de mel que, juro e volto a jurar, é de comer e chorar por mais. A minha sogra Amélia, outro favo de mel, deu-me a receita antes de partir para junto dos deuses maiores.

Bolo de Mel e Azeite
Ingredientes:
1cháv. (chá) de mel
1cháv. (chá) de azeite
2 cháv. (chá) de farinha
8 ovos (separar as gemas das claras)
8 colh. (sopa) de açúcar
1 colh. (chá) de fermento
Preparação:
Misture muito bem o mel com o azeite, o açúcar e as gemas.
A seguir, bata as claras em castelo firme.
Por fim, junte alternada e cuidadosamente as claras e a farinha com o fermento à mistura de mel.
Deite em forma untada e leve a forno médio cerca de uma hora. (Vá vigiando porque o tempo de cozedura varia consoante o forno).
Sirva simples, sem qualquer cobertura.
Acredite, é delicioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário