01 abril, 2012

Politiquices...

Bastonadas contra chávenas de café. Ao que chegámos…
É sempre com agrado que leio as crónicas de José Vitor Malheiros, no Público.
A desta semana, intitulada – Miguel Macedo brinca com o fogo – é sobre as agressões da PSP a jornalistas e manifestantes no dia da greve geral, do passado dia 22.
“ Claramente, a PSP não percebe que a sua primeira função numa manifestação é proteger o direito à manifestação, além de proteger pessoas e bens… não é… empurrar manifestantes para os provocar fisicamente. Nem rachar cabeças para reduzir o stress.
… Quererá o ministro Miguel Macedo que algum polícia mais stressado se alivie a tiro, irritado pelo pires que lhe bateu no capacete?
… O Governo está a brincar com o fogo. A polícia deveria ser uma presença racionalizadora e apaziguadora nas manifestações. Não é. A sua actuação é provocadora e gratuitamente brutal. Deveria ser dialogante, calma e firme. Não é. É arruaceira e parece tão nervosa como o ministro. Deveria ter como preocupação garantir que a manifestação corre pacificamente e que os direitos dos cidadãos são respeitados. Não tem.
A polícia parece ter ordens para considerar que as manifestações que contestam o Governo são para reprimir pela força. Não devia ter.”

Excerto da crónica de José Vitor Malheiros, publicada no jornal Público de 27 de Março 2012.

2 comentários:

  1. Pelos vistos, essa crónica é concordante com a de Manuel António Pina, sobre o mesmo tema. É bom quando os cronistas falam claro, para todos entenderem... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Olá Teté,
    As crónicas de JVM são sempre extraordinárias. Se puderes lê, no Público, à 3ª feira.
    Bjs.

    ResponderEliminar