05 fevereiro, 2012

"O meu país inventado" - Isabel Allende

Realmente, o bom nestas coisas da blogosfera é a partilha de informações, opiniões e até de críticas.
No blogue tonsdeazul li uma opinião sobre o livro de Isabel Allende - Inês da Minha Alma - que, como diz a autora do blogue e eu confirmo, é uma verdadeira lição de história.
Lembrei-me, então, de um livro da mesma autora que li depois de uma viagem ao Chile e que me maravilhou e ensinou imenso sobre aquele país fantástico.
Recordo que Isabel Allende nasceu em Lima, no Peru, em 1942, mas tem a nacionalidade chilena.
Como considero a sinopse do livro muito bem feita vou reproduzi-la:
O amor pelo Chile e uma grande nostalgia são a origem deste livro. A presença contínua do passado, o sentimento de ver-se ausente da pátria, a melancolia por essa perda, a consciência de ter sido peregrina e forasteira: em O Meu País Inventado, Isabel Allende recolhe toda a emoção que isto implica, e transmite-a com inteligência e humor. Analisado pelo olhar e pelas recordações da autora, o Chile torna-se um país real e simultaneamente fantástico, uma terra estóica e hospitaleira, de homens machistas e mulheres fortes, apegadas à terra.
Organizado sobre o eixo da nostalgia, O Meu País Inventado é uma obra divertida, rápida e inocente. Nela está presente uma caracterização do povo chileno, geográfica e sociológica. Mas a autora não nos mostra apenas o seu país, o livro apresenta-se também como uma oportunidade para conhecer o mundo interior de Isabel Allende e as suas origens.
Uma amálgama entre o ensaio e a biografia, na qual, como diz a autora "dança com a memória" tratando-se de "recuperar o que é e o que foi o Chile, a minha infância, a minha família e a minha literatura".
Prometo não voltar tão cedo à autora....
Conseguirei?

O meu país inventado, Isabel Allende
Difel, 2003
Tradução de Armando Pereira da Silva
215 págs.

8 comentários:

  1. Olá Teresa,
    Tenho este livro aqui em casa mas ainda não lhe peguei, apesar de adorar esta escritora.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  2. Também gostei muito deste livro da Isabel Allende. Sempre que leio livros dela fico com vontade de visitar o Chile e este foi um dos que mais me deixou curiosa. :)

    ResponderEliminar
  3. Mais um livro dela que não li. Mais um para a lista.
    Passe no meu blog que tenho lá um selo para si.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O Chile é um país que me fascina, por parte da Patagónia se encontrar lá. Parece-me a mim que este livro também vai fazer parte das minhas leituras. Só que este não o tenho na pilha dos não lidos, por isso terá que esperar...
    E sim a partilha de ideias e de opiniões é sempre algo enriquecedor. Obrigada. ;)

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso deste livro. Mas sou suspeita que gosto imenso desta escritora. Ando com imensa vontade de ler o último livro dela.
    Boas leituras
    Patrícia

    ResponderEliminar
  6. Olá para todas,
    Esta autora é fabulosa, logo, todos os livros são verdadeiras pérolas. Um dia que possam visitem o Chile. E a Patagónia. A crise não vai atazanar-nos eternamente, há que ter esperança em melhores dias.
    Viajar é das melhores coisas que podemos fazer nesta curta passagem pela vida... e ler, claro... e ver cinema... e comer... e rir...e amar... MUITO!
    Desculpem a galhofa.

    ResponderEliminar
  7. Eu amo Isabel Allende, mas esse livro eu ainda não li, depois de tantos elogios vou comprá-lo, logo,logo, depois darei meu comentário.
    Grata a todos.

    ResponderEliminar
  8. Olá Marly,
    Compra e lê, que vais amar. Eu fico à espera do teu comentário.
    Descobri o livro numa livraria depois de uma viagem ao Chile e foi interessante ler e recordar os sítios por onde andei.
    Marly, podes ver fotos da minha viagem Chile-Argentina-Patagónia, no blogue http://fugasreveladas.blogspot.pt/
    Se puderes visita o Chile. É fantástico.
    Bjs.

    ResponderEliminar