… tal como a vida dos homens, a história dos povos não se faz: acontece.
Foi em 2005 que li pela primeira vez este romance histórico, o segundo do autor. Ainda hoje recordo a satisfação que senti ao descobrir um jornalista que investigara factos da nossa história e sobre eles escrevia numa linguagem contemporânea irreverente e cativante.
Agora, e tal como eu esperava, a releitura desta arrevesada intriga política voltou a seduzir-me.
É extraordinária esta história sobre intrigas palacianas, traições, assassinatos e guerras com Castela, que giram à volta do romance de D. Fernando - o rei namoradeiro, que dava mais espaço à preguiça que ao trabalho, que gostava mais de soltar dois tiros numa caçada do que fazer ou assinar uma lei, que faz e desfaz alianças que não pretende cumprir e D. Leonor Teles de Menezes - a aleivosa, mulher bela e sedutora, perversa, egoísta, ambiciosa e vingativa.
A governação desastrosa de D. Fernando levou o país ao colapso económico e depois do casamento com D. Leonor o colapso foi também social e político, com constantes crises e guerras que culminarão na crise da sucessão de 1383-85.
Depois da morte do rei, D. Leonor é obrigada a abandonar o paço.
Como e onde acabará, nesta história, a rainha mais odiada de sempre?
Leia para descobrir, aprender e se divertir.
Rosa brava, de José Manuel Saraiva
Oficina do livro, 2005
447 págs.
Olá Teresa
ResponderEliminarLi este livro no final do ano que passou e adorei a história e principalmente o modo como está escrito.
Boas leituras!
Olá,
ResponderEliminarRealmente a história é encantadora e está muitissimo bem escrita.
Não tenho passado pelo teu cantinho, um dia deste dou lá um salto valente e vejo tudo.
Bjs e boas leituras também para ti.
Este livro é simplesmente fabuloso. Li-o à cerca de 2 anos e estou a lê-lo de novo para a escola. É uma historia encantadora sobre uma das mulheres mais encantadoras da nossa historia. Simplesmente incrível. Grande escritor, grande livro. Bjs, boas leituras para si :*
ResponderEliminarOlá!
EliminarHá (atenção ao à e ao há) já uns anos li um romance interessante sobre outra mulher da nossa história - "Inês de Castro", de María Pilar Queralt del Hierro. Se puder leia. Vai gostar. É pequenino. Vou colocá-lo no meu rol.
Eu gostei que tivesse passado por aqui.
Bjs e muitas e boas leituras.