25 fevereiro, 2011

"Entre os assassinatos" - Aravind Adiga

Aravind Adiga é o autor do famoso “O tigre branco”, vencedor do Man Booker Prize, de 2008.
Esta sua primeira obra, é uma sátira mordaz à corrupta classe dominante, num país em que o povo é imobilizado pelo sistema social de castas.

Em 2010 aparece nas bancas o seu segundo romance "Entre os assassinatos".  Não o considero tão “poderoso” como o primeiro mas… vale pelo retrato das transformações que acontecem no seu país.
São catorze histórias vividas numa cidade imaginária, situada na costa sudoeste da Índia, durante o período que decorreu entre os assassinatos de Indira Gandhi e do seu filho Rajiv.
Nesta obra, o autor volta a muitos dos temas presentes no seu primeiro livro (do qual já dei a minha opinião), mas agora recorre a vários narradores de castas, religiões e até línguas diferentes.

Entre os assassinatos, de Aravind Adiga
Editorial Presença, 2010
Tradução de Alice Rocha
305 págs.

4 comentários:

  1. Ainda só li O tigre branco...achei-o brutal
    (http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com/2010/10/brutal.html).Bj

    ResponderEliminar
  2. Olá Cris,
    Na viagem que fiz à India, no ano passado,soube por um dos guias locais que muita gente correu a visitar aquele país na sequência da leitura do livro.
    O livro é brutal mas o país é BRUTAL!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Claro que dificilmente "ENTRE OS ASSASSINATOS" superaria "O TIGRE BRANCO", este sim um livro arrebatador. "ENTRE OS ASSASSINATOS" se não me desiludiu também não me arrebatou....

    ResponderEliminar
  4. Concordo. Depois de um livro como o primeiro a expectativa dos leitores era grande e a pressão do autor enorme - não resulta.
    Penso que o terceiro livro aquietou os leitores, pela positiva.

    ResponderEliminar