02 junho, 2020

A inveja é maldade pura!


“Se, em vez de nos concentrarmos na nossa obra, começamos a pensar naqueles que tiveram êxito e nos atormentamos invejando-os (...) tornamo-nos surdos e cegos. Já não vemos aquilo que valemos, já não nos sentimos estimulados a melhorar, já não conseguimos aprender”. (*)

Inveja é um sentimento negativo, repugnante, vergonhoso, que nos impede até de compreender o pensamento dos outros.
No decurso da vida conheci pessoas que gastavam mais tempo a invejar os bens materiais, os atributos físicos, a superioridade do pensamento, as qualidades morais dos outros, do que a esforçarem-se em valorizarem-se a si próprios. Pessoas que esboçavam sorrisos de esfuziante alegria pela ruína da pessoa invejada. 
O mais estranho é que algumas dessas pessoas não tinham necessidade de invejar fosse o que fosse, fosse quem fosse, pois tinham uma vida quase perfeita.
Então porque o faziam?
Porque queriam ser os maiores, os melhores, os únicos? 
Nunca percebi porque alguém inveja um anel de prata, quando tem dois de ouro.
Nunca percebi porque alguém inveja um carro utilitário, quando conduz um topo de gama.
Nunca percebi porque alguém inveja  uma  micro-empresa, quando gere uma que vale milhões.
Nunca percebi porque alguém inveja um triunfo conquistado a pulso, quando ele já está no topo.
Sem respostas, habituei-me a desfilar, indiferente, o brilho do meu optimismo, o sorriso de gratidão pela vida, pelo que tenho, pelo que sou. Mas isso, sei hoje, faz “roer”, ainda mais, os invejosos. Os falhados da vida. Os incompetentes.
Nunca invejei alguém. Nunca invejei algo de alguém. Sou feliz com o que tenho. 
Odeio a inveja. Fujo de invejosos. Às vezes escorrego... 
(Teresa Dias)


(*) “Os Invejosos”, de Francesco Alberoni

(Foto: Capadócia - Turquia)

14 comentários:

  1. Um sentimento tão mesquinho que me repugna.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Uma investigação interessante sobre a inveja na sociedade contemporânea. Embora eu pense, que houve inveja desde o início do mundo. Até o Adão ficou invejoso, ao ver a Eva comer a maçã.

    ResponderEliminar
  3. Lindo texto e infelizmente o mundo anda cheio desse repugnante sentir...beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. A inveja é simplesmente repugnante. Ponto.
    .
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  5. Já gostei bastante deste autor. Invejar parece-me perda de tempo, uma inutilidade que causa dano. Cada tem a vida que tem. Faça muito ou pouco por ela, pertence-lhe.

    ResponderEliminar
  6. pois é minha querida hoje em dia é o que se mais ve mas sempre foi assim e sera sempre assim é a vida o que é triste mas bom temos que fazer com bjs coragem

    ResponderEliminar
  7. Um mal do qual não sofro e que não permito que entre em meu coração!!! Bj

    ResponderEliminar
  8. Boa noite de paz, querida amiga Teresa!
    Já é o segundo post que leio sobre este tema por esta quinzena.
    Uma trama repugnante é a tal da inveja maldita.
    O invejoso perde muito do seu próprio potencial.
    Ao invés de administrar o que lhe compete, fica bisbilhotando a vida alheia mensprezando o que gostaria de roubar do outro.
    "Sem respostas, habituei-me a desfilar, indiferente, o brilho do meu optimismo, o sorriso de gratidão pela vida, pelo que tenho, pelo que sou. Mas isso, sei hoje, faz “roer”, ainda mais, os invejosos. Os falhados da vida. Os incompetentes."
    O autor descreveu muitíssimo bem tal negatividade.
    Escolheu muito adequadamente como abordar o tema, amiga.
    Deixemos os invejosos de morrerem no seu veneno enquanto saboreamos a vida delicadamente.
    Que Deus nos proteja de sermos assim!
    Tenha uma noite abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Roselia, o texto é meu e já tem uns aninhos...
      Obrigada pela suas palavras.
      Beijo carinhoso, boa semana.

      Eliminar
    2. Os Invejosos” - Francesco Alberoni
      Fixei-me aqui, querida.
      Mas sei do seu gabarito para escrever muitíssimo bem, amiga.
      Tenha uma noite abençoada!
      🙏🏡💐🕊️😘

      Eliminar
  9. Teresa, as pessoas perdem muito tempo "dentro" dos outros, buscando respostas quando elas estão dentro de si mesmo.
    Abstrair é o melhor modo de lidar com invejoso porque ele sempre achará algo para invejar, talvez seja porque não consegue sentir prazer por suas próprias conquistas, por melhores e significativas que elas sejam.
    Adorei o texto, abraço!

    ResponderEliminar
  10. É talvez um dos piores semtimentos, onde o "homenzinho" muitas vezes mostra bem aquilo que vale ! :(

    ResponderEliminar
  11. Teresa, querida, uma pessoa invejosa, traz consigo outros tantos sentimentos ruins, deploráveis, muitos outros! Conheço gente assim, e corro!
    É muito difícil aguentar uma pessoa invejosa. Não tem a mínima chance comigo.
    beijinho, amiga! boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Já li livros sobre a inveja, escrfevi textos,assiti a vídeos e até gravei um sobre o assunto. Acho que quem inveja, mesmo tendo mais do que o invejado, sabe que aquilo que tem, aquela vida que ele leva, é vazia e falsa, e não o deixa feliz. Não é a matéria que causa inveja, mas o vazio de si mesmo.

    ResponderEliminar