28 fevereiro, 2020

Curiosidades "Rol de leituras" - os 5 livros mais "espreitados"

"O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler."
(Mark Twain)

Durante os nove anos de existência do "Rol de Leituras" foram muitos os livros que li (ou reli) e aqui postei. A estratégia usada para convencer alguém a lê-los foi: texto simples mas convincente, não desvendar toda a trama, não abusar das citações.
Consegui? Não sei, mas tentei!
Estes são os 5 livros mais visualizados:

1º "A História do senhor Sommer", de Patrick Süskind
«No tempo em que eu ainda trepava às árvores – há muitos, muitos anos, há dezenas de anos atrás, media apenas pouco mais de um metro, calçava o número vinte e oito e era tão leve que podia voar – não, não estou a mentir, naquele tempo eu podia de facto voar – ou pelo menos quase...»
Um livrinho encantatório que entre-cruza histórias de um rapazinho (o narrador) com histórias do senhor Sommer, o estranho que chegou à aldeia pouco depois da guerra.
Pouco ou nada se sabe sobre o senhor Sommer, mas todos o conhecem, pois é visto a caminhar apressadamente por montes e vales, estradas, bosques, de aldeia em aldeia, do nascer do dia ao pôr do sol, todos os dias do ano. Caminha apoiado num cajado e nas costas transporta uma mochila com o lanche e uma capa de borracha com capuz, que usa quando a chuva o surpreende. Quando alguém lhe dirige a palavra limita-se a abanar a cabeça, mal humorado. Ao rapazinho parece que ele move os lábios, como se falasse para si próprio, enquanto caminha...  (Ler mais...)

2º "Homem Invisível", de Ralph Ellison
«(...) sou um homem invisível!!. E, contudo, não sou nenhuma aberração da natureza nem da história. Não me envergonho de os meus avós terem sido escravos. Só me envergonho de mim próprio por em certa altura me ter envergonhado.»
“Invisível para os brancos racistas, para os brancos emancipados, e para os próprios negros radicais, o protagonista desta obra deseja apenas ser como é. E não como realmente acontece, ou seja, um “homem invisível”, já que realmente todos vêem o que o rodeia e não a ele próprio.
Homem Invisível revela a dor da existência do homem negro num mundo branco."  (Ler mais...)

(Sobre este livro recebi já várias mensagens pedindo mais informação sobre a trama e indicação das livrarias onde se vende. Já houve até quem quisesse adquirir o meu exemplar.)

3º "O Retorno", de Dulce Cardoso
«Descemos as escadas do avião e a minha irmã disse, estamos na metrópole. (...) Foi esquisito pisar na metrópole, era como se estivéssemos a entrar no mapa que estava pendurado na sala de aula.»
Corria o ano de 1975, Portugal vivia em pleno processo revolucionário e assistia ao ruir do império.
Em poucos meses, mais de meio milhão de portugueses foi forçado a abandonar as colónias e a regressar à metrópole. Eram os “retornados”.
Este fantástico romance é o relato emocionado do retorno à metrópole de uma família que vive em Luanda, onde o pai tem um negócio de transportes. O pai que “foi para África para fintar a pobreza”. O pai que “sempre tratou bem dos pretos”.  (Ler mais…)

4º "Contos Escolhidos", de Guy de Maupassant
«Haverá na mulher sentimento mais vivo que a curiosidade (…) quando a sua curiosidade impaciente desperta, será capaz de cometer todas as loucuras, todas as imprudências, todas as audácias, não recuará diante de nada.» (“Uma aventura parisiense”)
Um livro extraordinário com 42 contos, que o poeta português Pedro Tamen seleccionou (de entre mais de trezentos), traduziu e organizou em três grupos:
Contos mundanos, amorosos, eróticos e galantes (24)
Contos inquietantes, de horror e de mistério (9)
Contos exemplares (9)
Um clássico intemporal , uma prosa leve, surpreendente e hilariante.  (Ler mais…)

5º "Olhos Azuis, Cabelo Preto", de Marguerite Duras
«Uma noite, ele descobre que ela o olha através da seda preta. Que ela olha com os olhos fechados. Que ela olha sem olhar.»
Este é um livro pequenino apenas no número de páginas (96). O conteúdo é enorme e misterioso: a história de amor de dois amantes perdidos.
O enredo é a paixão desesperada de dois desconhecidos - o homem elegante e a mulher esbelta – por um estrangeiro de olhos azuis e cabelo preto, que viram no átrio de um hotel perto do mar.
(Ler mais...)


Que livros/autores visualizaria eu no Rol, se eu não fosse eu?
Não posso dizer mas... a verdade verdadeira é que chegaria até eles por outros caminhos e atalhos.
LEIAM!

15 comentários:

  1. Li três dos livros aqui expostos‼️
    Embora eu tenha nascido numa casa cheia de livros e a minha casa actual se afunde em livros, não vejo grandes vantagens na leitura, além de cansar os olhos. Uma pequena provocação minha, eu fundadora do Círculo Literário.

    BOM fim-de-semana 🌻 com muito sol e alegria‼️

    ResponderEliminar
  2. Não li nenhum dos mencionados, por isso já tomei nota dos títulos. Vamos ver se eu e a Teresa temos gostos semelhantes quanto a livros. :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que li todos. São muito bons.
    Teresa, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Bom, como já perdi um comentário vou abreviar, li três desses livros e não por sugestão exposta aqui:). Só porque sim. Os três são bons livros. Compro-os quase por inspiração e nem sempre acerto. O primeiro livro interessou-me, gosto de histórias contadas. memórias de infância. Quem sabe um dia o compro.
    Acho que faz um trabalho meritório, Teresa. Dá notícia dos livros e das histórias que contam. E o resto é com cada um.
    Bom fim de semana. E não pare:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Bea!
      As tuas palavras (todas) são um bálsamo para o meu tanto desânimo.
      Seguir em frente, sempre!
      Beijo, bom domingo.

      Eliminar

  5. Boa Noite!

    Depois de uma temporada afastada dos bloggers e sem o poetizando, o coração apertou com saudade e aqui estou com o convite para iniciarmos a segunda edição- nº 01.
    Ficarei feliz com sua participação neste projeto, pois você com poesias, pensamentos ou mensagens, enobrecerá a BC. Nos visite, e saibas mais sobe a BC, uma brincadeira sem competição.
    Nesta edição, postarei de 15 em 15 dias, ou seja duas vezes ao mês, para que haja tempo para todos participarem e visitar os amigos e amigas participantes .
    Espero, sugestões, pois este projeto já não é só do meu blogger e nosso!

    Com o pensamento do grande Vinicius de Moraes, fortaleço o convite, que é do fundo do meu coração.

    ”Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia”.


    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Lourdes! E bom regresso à blogosfera!
      Feliz por se ter lembrado de mim, lamento dizer que agradeço de coração mas não irei participar. Deixo para quem sabe poetizar.
      Prometo seguir TUDO, lendo e comentando quer no seu blogue, quer nos blogues dos amigos participantes no projecto.
      Vai ser linda a 2ª edição da BC!!

      "Pudesse eu não ter laços
      nem limites
      Ó vida de mil faces
      transbordantes
      Para poder responder
      aos teus convites
      Suspensos na surpresa
      dos instantes!"
      (Sophia de Mello Breyner Andresen)

      Beijo muito amigo. Bom domingo.

      Eliminar
    2. Minha amiga querida, fiquei feliz em lhe ver participando da BC, como comentarista. Fique a vontade, aquele espaço é de todos. Sempre observei na outra edição o quanto você comentava os blogues amigos e isso é muito bom. Sua presença só engrandece as nossas participações.
      Quanto as suas publicações, maravilhosas. Nesta poe exemplo sugere contos fantásticos! Parabéns! Abraços com carinho da amiga Lourdes.

      Eliminar
  6. Amanhã, venho cá roubar
    a caricatura do Chico Buarque
    É que é com ele
    que "vamos" assinalar
    o dia da Poesia
    Ele é Prémio Camões
    Sabia?

    Já leu "Leite derramado"?
    Fica aqui ele, lendo um bocado
    https://youtu.be/_tkaXxXXKVI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei, pois!
      E até sei que o prémio será entregue no dia 25 de Abril.
      Já li uma vez e meia "Leite Derramado". Eu explico: li metade do livro e a seguir esqueci-o no comboio. Andei horas «derramada» em lamurias (!) e no dia seguinte o maridão ofereceu-me outro livro.
      Ora, como no comboio ficou o livro e ficaram os meus sublinhados, voltei ao início.
      Tudo isto aconteceu em 2009, ainda não existia o Rol de Leituras.
      Quando o Prémio Camões lhe foi atribuído reparei que nada tinha do Chico Buarque no blogue. Ando a reler o que tenho dele em casa. Um dia deste chegará ao Rol.
      Rogério, do Rol podes roubar TUDO! Tu, e todos os que aqui vierem por bem!
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. :-)

      Isto era para ser uma carinha...

      Eliminar
  7. Fantástico o que lês, minha Amiga Teresa! Dos que nomeaste só li o da Marguerite Duras. A poesia ocupa-me mais…
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  8. Nunca li nenhum desses livros!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar