07 fevereiro, 2020

Memórias recuperadas: moda e fotografia!

                                                                           (blusa estampada, 1990)

Se dúvidas eu tivesse, estas fotografias (e muitas outras) de «euzinha», tiradas nos anos noventa e esquecidas numa caixa de cartão no fundo de um armário, comprovam que foi no estilo marcante da década de noventa que se inspiraram os criadores da moda actual.
Foi um encantamento encontrar-me com elas e comigo, pois então! Recordei o instante exacto de cada disparo da máquina fotográfica, quando foram tiradas, onde foram tiradas, quem as tirou. Recordei, deliciada, instantes da minha vida pessoal e profissional (que marcas boas deixou em mim aquele mês de trabalho na Guiné-Bissau...).
Fotografias são uma prova de vida. E estas são sim fragmentos da minha vida, livres de quaisquer efeitos da passagem do tempo.
Sem pingo de nostalgia, mas com uma certa tristeza (confesso), por momentos quedei-me hirta pensando no quanto mudei, momentos apenas, pois logo gritei (a sério que gritei): VIVA! Continuo viva, saudável, fiel aos meus valores, e feliz!  (continuei gritando...) E não sou,  nem nunca fui, fanática por moda!
(Vá, a memória  já me prega algumas partidas, natural, não?!)
Pois então, foi para «memória futura» que decidi digitalizar estas fotografias (poderiam ser tantas outras) e «estampá-las» aqui no Rol. Talvez me inspirem a perder pelo menos metade dos quilos que ganhei. As rugas não me incomodam, são páginas do meu livro de vida, lembranças doces ou amargas, marcas do tempo, e o tempo é precioso!
Uma das fotografias é prova de uma lembrança doce e amarga: a doce celebração do meu 40º aniversário; a amarga ausência do maridão, longe, muito longe. A trabalhar, claro!
E, sem falha de memória, garanto que naquele exacto dia eu pesava: 51 quilos. Saudades daquele peso? Nunca, jamais, saudades eu só tenho dos que amo e do tempo que  não vivi intensamente.
Olhar fotografias antigas é gostoso demais. Verdade!
         
  (saia estampada, blusa cavada, 1990 / casaquinho estampado, 1990)
                                
(calça legging, 1990)

(calça legging, 1991 / saia de malha plissada, 1991)

(blazer com enchumaços, 1992 / saia calção, 1992)

(vestido abotoado à frente, 1993)

(vestido lycra, 1994 / casacão xadrez, 1995)

(calções compridos com cintura subida, 1995)

(macacão, 1997)

Deixei esta fotografia para o fim e propositadamente desfoquei-a um pouco. Eu, com o Carlos, algures no centro de Moçambique, no distante 1991
Reparem no que tenho ao ombro. Sim, sim, é uma confortável e prática mochila, em pele muito macia, recordo. Levava dentro tudo e mais alguma coisa!
Pois não é que as mochilas voltaram a ser «moda» e conquistam espaço com uma infinidade de cores e modelos?
Confesso, não acho piada nenhuma às mochilas pequeninas e, pior, cobertas de tachas.
(fotos da net)

Agora anote: os calções, mais compridos e amplos, em tons neutros ou estampados, cintura subida, com pregas, bolsos, folhos ou aplicações, vão estar em alta na primavera/verão 2020.  E as mochilas vão continuar «na berra», pois então!

(mochila às costa, Canadá, 1999)

Fui muito feliz nos anos noventa!


"A melhor coisa sobre  uma fotografia é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam."
Handy Warhol, pintor e cineasta americano (1928-1987)

31 comentários:

  1. Que lindo post! Belas fotos ,fazendo assim um passeio pela moda nas diferentes épocas. Ela muda, mas tu, sempre linda!!! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Chica!
      Eu não te conheço, mas te vejo linda!!
      Beijo, bom domingo.
      (vou já te visitar)

      Eliminar
  2. Teresa, minha querida Amiga, que elegante e que bonita estava nos anos 90! Agora continua bonita e elegante, eu sei… Foi um gosto enorme ver as fotografias. Realmente o passado não nos muda mas o que recordamos pode mudar a forma como olhamos para ele.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo, minha Amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga, pelas tuas palavras, pela tua amizade.
      Do passado eu faço os possíveis, e os impossíveis, para recordar apenas os bons momentos. Mas os menos bons me mudaram sim.
      Beijo, bom domingo.
      (vou agora deliciar-me com versos teus)

      Eliminar
  3. Ora eu acho que a Teresa é linda em qualquer idade. Mas linda mesmo. Linda de ser linda. E não é um elogio, é uma constatação. Preto no branco.
    Constato eu que, se quisesse fazer assim uma mostra dos anos passados, não teria por onde. Fujo dos fotógrafos quanto posso, deixam-me pouco à vontade. Tenho ideia de ser jovem, mas, fora as fotos do campismo (uma campista tinha máquina fotográfica) onde parecíamos uns ciganos, fica nada. Tenho uma única foto do tempo de faculdade, e nada de jeito, uma rapariga magrinha, cabeluda e séria. Quanto às modas....não creio que tenha passado por elas. Era mais calça de ganga e blusa:) dia sim dia sim.
    A Teresa tem uma história que se pode fazer com as fotos. Acho uma beleza. A minha tem mesmo de ser só paroles, paroles.
    Siena. Também não tenho sequer uma foto minha nessa terra que achei tão bonita. Mas tenho fotos de Siena. Muitas.
    As mochilas dão muito jeito e eu uso-as sempre, sem fazer caso de modas; em compensação, nunca gostei muito das saias calça. E tal.
    As fotos lembram-nos que há um passado onde estivemos. Seja feliz com as suas. E tenha óptimo fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Bea!
      Desta vez engoli em seco...
      Sempre gostei de fotografia. E guardo tudo. Em álbuns, em caixas e caixinhas. Agora com as máquinas digitais a «coisa» é mais complicada e chego a perdê-las na confusão de dezenas de pastas de arquivo no computador e em pens.
      Tenho tantas, mas tantas, fotografias, que dariam para contar mil e uma histórias aqui no Rol...
      Bea, a tua escrita, as tuas histórias «em paroles», são encantadoras: consegui ver essa menina de calça de ganga, magrinha, cabeluda e séria...
      Beijo, bom domingo.
      (nada prometo...)

      Eliminar
  4. Boa noite de paz, querida amiga Teresa!
    Que postagem belíssima!
    Uma volta ao passado, repleta de bons sentimentos, uma memória fotográfica extraordinária vejo aqui.
    Amiga, quero lhe agradecer pelo compartilhamento de tamanha riqueza do seu arquivo.
    Gosto de quem se revela de verdade,' mostra a cara' como se diz no Brasil.
    Quem não deve não teme.
    Estou encantada com a moda também, ser escrava dela é viver o inferno cá na Terra. Deus nos livre, amiga.
    Tenha um final de semana abençoado e feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    https://espiritual-marazul.blogspot.com/2020/02/manifestando-o-amor-inspirada-em.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, queria Roselia!
      Também gosto muito de você, pois se revela nos lindos poemas e sorrisos que compartilha.
      Da Verdade, eu amo!
      Beijo carinhoso, feliz domingo.

      Eliminar
  5. Bem bonita! E elegante. Tem aí algumas roupas muito giras, que se voltam a usar.

    Também não me incomodam nada as rugas (na verdade nem tenho muitas), nem o cabelo branco, mas os quilos a mais, também não gosto. Mas são as marcas da idade...

    Beijinhos. Bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel!
      Tivesse eu espaço e guardaria alguma roupa, como não tenho, quando me farto (não estrago nada) dou tudo!
      A saia de malha plissada e o camisolão (1991), tinham dado jeito este inverno...
      Beijo, bom domingo.
      (há muito que não te visito)

      Eliminar
  6. hahaha, minha amiga é linda demais! Um show!
    É verdade, Teresa, eu me encontro de vez em quando com minhas fotos antigas, a moda era outra, bem mais chique, pois lá a gente se vestia, hoje a gente se despe com uns panos por cima que chamam de tamanho único, servem para uma magra como para a bem mais gordinha. Mas não, tanto as magras como gordinhas perdem, impossível um número para 2 mulheres completamente diferentes. Naquela época o mundo era elegante, hoje ele é prático! não gosto das roupas de hoje, talvez algumas. Essa tua foto de 1993, em Portugal, tá divina! E as outras também são lindas. Saudades? falaste bem; também não tenho, apenas de emoções e sentimentos.Estamos a atravessar os ciclos da vida, e gostamos ou não, nada influenciará o seguimento do nosso caminho. Apenas sinto um aperto estranho em pensar que a despedida chegará, não importa a data, está tão bom por aqui...
    Amadinha, fizestes uma postagem de ouro, pra ti e para nós, amigos.
    Adorei, salvarei todas as fotos para a minha "Pasta Teresa".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida!
      O vestido rosa da foto de 1993 era um espectáculo! Hoje, eu não apertaria um único daqueles botões. Verdade nua e crua... e GORDA!
      Amiga, te falo mais tarde, ou amanhã, ou depois de amanhã.
      (Lembras-te daquela história da «menina das botas» que fingia que limpava? Ontem chegou ao fim! Fica imaginando o(s) meu(s) dia(s)...)
      Beijo, bom domingo, te amo!!!

      Eliminar
  7. que bonita em cada foto com o seu tempo pois de vez enquando faz bem lembrar sabendo que a moda antiga esta a voltar de novo voce é mt bonita seja qual fore a foto bjs tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Isa!
      A moda vem, vai, volta. Volta mas por vezes desilude.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  8. Se recordar é viver, penso que passou um bom bocado a digitalizar as fotos. Que aliás são muito bonitas e dão testemunho dessa felicidade.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adivinhou, amiga Elvira, adivinhou!
      Foram horas a seleccionar, ordenar, digitalizar, legendar... sempre em bom!
      Beijo, boa semana, faça o favor de estar bem.

      Eliminar
  9. Muito linda postagem querida Teresa.
    Uma volta ao passado com belos giros pelo mundo e até o meu Brasil foi agraciado com sua visita.Interessante como as modas vão e voltam. Nela nada é passado ou demodê. gostei de lhe ver por aí.
    Boa semana com alegria e muita paz.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos obrigada, amigo Toninho!
      Foi, realmente, uma década de belos giros.
      Visitei três vezes o seu Brasil. Adorei! Só penso na quarta visita...
      Beijo, feliz semana.

      Eliminar
  10. Adoro fotografias, elas guardam para sempre momentos que nunca mais se repetem.
    Gostei imenso de ver as suas fotos.
    Quanto à moda, ela é cíclica e como tal, de tanto em tanto tempo, repete-se, havendo apenas pequenas diferenças.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já «divago» há muito tempo pelas suas partilhas fotográficas, sempre encantadoras.
      Muda a moda e mudamos nós, que a vestimos. Algumas dessas mudanças são difíceis de «vestir»...
      Obrigada Maria, beijinhos.

      Eliminar
  11. Olá, Teresa!

    A tendência desta ou daquela moda, minha amiga Teresa, deixa o homem fora de órbita. Sabes bem que nesse terreno ficamos devendo. A sorte é que temos as mulheres para darem suas abalizadas opiniões do que pode ou não ficar bom para nós, quando vamos comprar óculos, sapatos, camisas, calças ou ternos.
    Gostei da postagem, nas quais apareces em muitas fotos em vários lugares. Parabéns!

    Uma boa semana, Teresa.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, querido amigo!
      As tendências de moda não deixam só o homem fora de órbita, deixam também mulheres como eu que não acham piada alguma a verem tudo mudar de uma estação para a outra.
      Tendências só uma: consumista - carteiras, sapatos (botas, ténis, sandálias), óculos de sol, lenços, chapéus... me deixam enlouquecida!
      Sempre acompanhei o maridão às compras. No dia em que prescindir da minha companhia e opinião... não vou achar piada, não!
      Nos anos noventa andámos sim por muitos sítios. O mesmo se passou na década seguinte. Talvez um dia recupere essas memórias. (Dá uma trabalheira...)
      Beijo, resto de boa semana.

      Eliminar

  12. Que memórias maravilhosas! E a menina, Bela, Belíssima! Tenho de concordar contigo, há inspiração e grande nos anos 90. E mostras isso nas roupas que
    trazes e que te ficam tão bem. Elegante e bonita!

    E andaste por muito sítio: Moçambique, Guiné-Bissau. Terás de nos contar coisas
    dessas andanças.

    Gostei de tudo. E do teu texto, alegre, bem-disposto. Um must...

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Olinda!
      Em Moçambique vivi dos 6 aos 23 anos. Voltei depois, de férias, três vezes.
      Na Guiné-Bissau estive um mês (15 Janeiro a 15 Fevereiro, 1990). A trabalhar andei por praticamente todo o país. Tenho muitas e belas fotos e memórias. Talvez um dia digitalize algumas e publique. (Odeio digitalizar fotos... pronto disse!!)
      Beijinhos amiga.

      Eliminar
  13. Que gira, Teresa! E é verdade, os modelitos voltam a estar na moda passados alguns anos, por isso me arrependo por vezes de me desfazer de algumas peças de roupa. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luisa!
      Quantas vezes eu já me arrependi... mas o espaço não estica!
      Luisa, diz-me, tu nasceste ou viveste em Moçambique?
      Pergunto porque o termo "gira","giro" era (e certamente continua a ser) usado lá. Tudo era GIRO naquele meu país do coração!
      Beijo.

      Eliminar
    2. Não, Teresa, nunca estive em Moçambique. :) Mas, de facto, uso muito esta palavra e acho que a ouço bastante cá pelas bandas do meu sul.

      Eliminar
  14. Olá, querida Teresa!

    Gostei tanto de ler e ver este post! Tu, sempre de aspeto agaiatado e mto risonha. És bonita e mto elegante (que inveja)!

    Não podemos ser escravas da moda, mas há tendências, que seguimos, logicamente. Não aprecio mochilas, embora tenha uma da Camel, preta e k, por vezes, me dá mto jeito.

    As fotos nunca mudam, isso é verdade e recordar é viver e quando se foi mto feliz, então é ver e ver.

    Amanhã, o meu blogue fará cinco anos. Estás convidada. Espero por ti no blogue. Obrigada!

    Beijos e um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida Céu!
      Sempre gentil...
      Inveja de mim? Não tenhas! Inveja (boa) tenho eu do teu saber poetizar romântico e caliente!
      Convite aceite. Lá estarei para celebrar contigo.
      (Sabes que sinto saudades tuas? Verdadinha!!!)
      Beijinhos.

      Eliminar
  15. Obrigada, querida Teresinha, pelas tuas palavras no meu blogue.

    Deixa k te diga k essa tua foto de 94 com vestido preto de lycra faz o meu género, embora goste de saias pelos tornozelos, tipo country (estará bem escrito?) e nos pés sandálias molinhas.

    Beijinhos e as saudades são recíprocas.

    ResponderEliminar