13 dezembro, 2019

Árvores e Poemas de NATAL..."up-to-date"!


NATAL UP-TO-DATE
Em vez da consoada há um baile de máscaras
Na filial do Banco erigiu-se um Presépio
Todos os pastores são jovens tecnocratas
que usarão dominó já na próxima década

Chega o rei do petróleo a fingir de Rei Mago
Chega o rei do barulho e conserva-se mudo
enquanto se não sabe ao certo o resultado
dos que vêm sondar a reacção do público

Nas palhas do curral ocultam microfones
O lajedo em redor é de pedras da lua
Rainhas de beleza hão-de-vir de helicóptero
e é provável até que se apresentem nuas

Eis que surge no céu a estrela prometida
Mas é para apontar mais um supermercado
onde se vende pão já transformado em cinza
para que o ritual seja muito mais rápido

Assim a noite passa E passa tão depressa
que a meia-noite em vós nem se demora um pouco
Só Jesus no entanto é que não comparece
Só Jesus afinal não quer nada convosco
(David Mourão-Ferreira, 1927-1996)


O ESPÍRITO DO NATAL
Ano após ano em Dezembro a
árvore artificial
deixa o encerro da cave para ser
a luz no frio. É um pinheiro da China. Quem
se deitar a fazer contas ao ágio
dessoutro negócio
(vinte e quatro mil escudos: já
lá vão nove invernos) a
coisa 
está mais ou menos por
dois contos e tal
o natal. Mau grado à sua copa (inerte
e inodora) falte
o olor a caruma dos natais da minha infância
nela escudo a floresta que ficou por abater
todo um mundo de plástico que
me sobreviverá.
(João Luis Barreto Guimarães, 1967-)


ORATÓRIA DO NATAL CÓSMICO
Natividade. Um deus rompe e sai 
sai da terra no romper da haste
seu presépio é uma flor de urânio
a vaca, tractor branco
o burro, um guindaste

carpinteiro de astronaves seu pai

reis magos em nuvem supersónica

harpas electrónicas

e o anjo que ao sol despia
o resplendor, as asas e o véu
às gentes descrentes anuncia:

- quando ele volta, livre, do cosmos
deuses morrem à míngua de céu
(Luís Veiga Leitão, 1915-1987)


Retirei os poemas do livro "NATAL... NATAIS", a Antologia de Vasco Graça Moura que reúne oito séculos de poesia  em língua portuguesa relativa ao Natal
Inclui 202 textos de 130 poetas. "Inicia-se com Afonso X, o Sábio, cujas Cantigas de Santa Maria foram escritas em galego-português no século XIII, e termina com Rui Lage e Pedro Sena-Lino, poetas que começaram a publicar em livro em 2002 e 2005."
Nesta época do ano gosto de folhear este livro. Encontro sempre pérolas poéticas encantadoras!
Como esta de José Saramago  (1922-2010), o nosso romancista distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

NATAL

Nem aqui, nem agora. Vã promessa
Doutro calor e nova descoberta
Se desfaz sob a hora que anoitece.
Brilham lumes no céu? Sempre brilharam.
Dessa velha ilusão desenganemos:

É dia de Natal. Nada acontece.



BOA SEMANA!

(Árvores de Natal, fotos da net.)

41 comentários:

  1. Lindas fotos e poemas que fazem pensar que tantas vezes, o verdadeiro NATAL não acontece...Fica tudo apenas nas aparências... beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o chamado Natal das aparências, feito de sorrisos forçados, abraços falsos, palavras vazias. Nem a rabanada mais doce adoça esse Natal!
      Obrigada, amiga Chica!
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Por isso, no cimo de cada pinheiro, há uma estrela a inquietar o mundo…
    Boa escolha de poemas, minha Amiga Teresa.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto minha querida amiga poeta, lá está a estrela na dita «festa encenada»!
      (Vou já par aí...)
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Teresa,
    Eu amo essa data e todos
    as publicações com esse enfoque.
    Linda postagem!
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, amiga Catiaho!
      Eu já amei muito essa data, deixei de amar quando perdi os pilares da minha vida, e voltei a amar quando vi a alegria do Natal nos olhos brilhantes das minhas netas.
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  4. Boa tarde de quinzena natalina, querida amiga Teresa!
    Cada abordagem do tema mais rica do que a outra. Impressionante!
    Modernas todas e com um cunho bem profundo onde vemos o mercantilismo barato e a "presepada" que se faz em torno da Data mais do que Especial.
    Muito inteligente sua postagem.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    https://espiritual-marazul.blogspot.com/2019/12/o-amor-e-epico.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, querida Roselia!
      Que bom que você gostou das minhas escolhas. Espero não chocar ninguém.
      Beijo carinhoso, fim-de-semana abençoado.

      Eliminar
  5. Mas já eu acho que na noite de Natal acontece tanta coisa! E que é uma noite tão outra daquelas a que o hábito nos obriga. É que sendo a mesma é sempre outra. E se eu fizesse um poema (mas não sei poemar) seria coisa tão diversa dos que escolheu.
    Gostei qb do poema de David Mourão Ferreira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venha daí o poema, Bea!
      Seria um gosto para mim e uma fantástica prenda para o meu "rol". Vá lá!! Tenho a certeza que a cronista sabe poemar. Sabe sim!
      Este ano a minha noite de Natal «será outra». Vou passá-la com as minhas netas, dois amorzinhos lindos e docinhos!
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. You are fishing for compliments, bea‼
      O seu talento para escrita é incrível. Não são palavras amigas para adoçar a época do ano. São palavras de alguém (desculpem a minha arrogância) que tem a capacidade de analisar obras literárias.

      Não sou de grandes ternuras, mas tanto a TERESA 💚 como a BEA merecem um beijinho de respeito 💙 pela qualidade dos blogues.

      Eliminar
    3. "Tão liso está meu coração,
      tão lisos meus pensamentos,
      que as lágrimas rolarão,
      e os contentamentos."
      (Cecília Meireles)
      Tanta generosidade, Teresa! Comovida, eu agradeço!
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
    4. Obrigada, Teresa:). E não, não estava à pesca de elogios. Pode crer.

      Eliminar
  6. Riqueza de publicação. Aplausos para si:))

    Hoje : Tempo incerto numa acalmia que dói

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita gentileza sua, Larrisa.
      Que eu agradeço.
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  7. Boas Festas Teresa !
    https://www.youtube.com/watch?v=hwacxSnc4tI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MUITO obrigada, Ricardo!
      Adivinhaste que amo apaixonadamente esta voz única!!!!
      No final do ano centenário do seu nascimento, acabei de ter uma ideia engraçada...
      BOAS FESTAS, meu amigo!
      Beijo.

      Eliminar
  8. Como bem escreveste, num comentário acima, vês o sorriso no rostinho das tuas netas e logo esqueces a " palhaçada " em que se tornaram alguns natais; digo alguns, porque há muitos em que o menino Jesuas está ao lado da mesa, confortavelmente deitado na sua caminha que agora já não é de palha e onde o convivio familiar é sincero, pois o carinho desta noite é dado o ano inteiro. Eu também, querida amiga, esqueço que o meu pai faleceu dia 25, que parte da familia está do outro lado do Atlantico, pois os meus netinhos merecem que a avó esteja alegre e partilhe com eles esta noite de tanta magia. Tudo mudou, desde os natais da nossa infância, com um pinheirinho cortado nas vésperas e musgo ainda húmido do orvalho da noite; tudo era preparado com muito carinho, uns dias antes, por mim e pelo meu irmão e depois da ceia o meu pai levava-nos ao Porto ver as iluminações o que para nós era um fantástico presente de natal; tudo está diferente e assino em baixo o que aqui nos apresentaste sobre o natal de agora, mas, amiga, façamos de tudo para que o nosso seja diferente e que não se resuma a pacotes embrulhados com papel colorido e bonitos laços. Deixo-te um abraço muito muito apertado e vai só com um lacinho para que, se quiseres, o pendures na tua árvore de Natal. A minha já está feita e as pessoas queridas estão todas lá representadas por um lacinho vermelho junto da estrela, Ainda agora olhei para ela e vi-te lá, sorrindo, porque este ano vais ter uma noite especial.
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Emilia, depois de um Natal a dois num hotel (em Portugal) cheio de gente estranha... espero ansiosa o dia de me reunir com a família para celebrarmos mais uma consoada abençoada.
      Um arrufo estúpido à volta de três palavrinhas «aí não (Porto), aqui (Lisboa)», e a fuga de casa para que não custasse tanto, resultaram no mais estranho Natal da minha vida.
      Já passou, é passado!
      Para mim, mas também para ti, este ano o Natal será ainda mais lindo.
      Os sorrisos e a alegria das pequeninas irão encher os nossos coração de amor!
      E não haverá lugares vazios à mesa, pois não falta quem ao nosso lado sempre está.
      (O lacinho vermelho já está pendurado... Obrigada!)
      Beijos e abracinhos, querida amiga.

      Eliminar
  9. Gostei de ler. Tanto mais que não conhecia nenhum dos poemas aqui divulgados.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou, amiga Elvira!
      Pois eu tenho aí uns contos lindos para ler...
      Beijo, feliz fim-de-semana.

      Eliminar
  10. Gosto do teu trabalho
    neste teu espaço
    Arvores de Natal?
    Também faço
    Com prendas acumuladas
    passo a passo

    Segunda-feira publico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu gostas do meu trabalho, e eu gosto do teu. Quites!
      Há oito anos que penduro apenas pais natal na minha árvore. Assim decidi quando nasceu a minha neta Carolina. Ela, e agora também a mana Madalena, adora!
      Eu que mudava a decoração da árvore todos os anos, pareço agora uma tontinha à procura de mais e mais pais natal!
      É impressionante como uma neta nos muda!
      Rogério, segunda-feira passarei para ver o que publicaste.
      Abraço. Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  11. Querida Teresa, como você foi feliz nessa escolha das árvores de Natal, como também nos poemas!! Todas belas, acho que eu não teria essa sua visão. Mas se eu tivesse de escolher uma, apenas, escolheria a da postagem inicial, diferente de tudo que já vi.
    Quanto aos poemas, todos ótimos, nenhum num chato 'mimimi' , todos mais ou menos falam a mesma coisa e, exatamente o que penso. Embora gostei de todos, ficaria com a objetividade do Saramago:

    NATAL

    Nem aqui, nem agora. Vã promessa
    Doutro calor e nova descoberta
    Se desfaz sob a hora que anoitece.
    Brilham lumes no céu? Sempre brilharam.
    Dessa velha ilusão desenganemos:
    É dia de Natal. Nada acontece.

    Maravilhoso, pequenino, mas diz tudo.
    Querida, adorei essa linda postagem, aplausos!
    Beijinho, um ótimo domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADA, querida Tais!
      Tu já sabes mas repito: eu gosto do teu gostar.
      E sabes por quê? Porque gosto de ti.
      E porque gosto eu de ti? Porque tu gostas de mim.
      E quando assim é, minha amiga, não há distância nem silêncio que desmanche esse gostar.
      "A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você." (Ralph Waldo Emerson)
      Beijo, amiga. Bom domingo.

      Eliminar
    2. Amadinha,
      que lindo tudo, aguenta coração!
      Hoje seguirá jornal.
      bjim

      Eliminar
  12. Bom dia minha amiga... Desde já te desejo um Feliz Natal para você e sua família... É que neste Natal a Paz, o Amor, a Sabedoria e a Gratidão estejam presentes em nossos lares. Um grande abraço de Luz...
    #Gratidão
    O seu Blog é suas mensagens estão maravilhosas... Parabéns...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiga Dilene!
      Desejo tudo em dobro para você e sua família!
      FESTAS FELIZES, abraço luminoso, beijo carinhoso.

      Eliminar
  13. Uma excelente selecção, não conhecia nenhum dos poemas.
    Obrigado pela partilha
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me acontece a mim no teu cantinho, com lugares, flores, poemas, pintores... que não conheço e fico a conhecer!
      Obrigada eu, pela visita.
      BOAS FESTAS para toda a tua linda família!
      Beijo.

      Eliminar
  14. Poemas que nos fazem bem à alma nesta quadra festiva.
    Beijinho, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poemas fora da norma, que publiquei depois de um momento de hesitação. Está feito!
      Beijo, feliz semana.
      (aqui... molhada!!!)

      Eliminar
  15. Olá, Teresa!
    Parabéns querida amiga Teresa pela belíssima postagem com o tema de Natal! Assim, tive a oportunidade de conhecer o poeta Vasco Graça Moura e alguns de seus belos poemas.
    Logo estaremos todos comemorando esse dia tão importante para as nossas culturas, portuguesa e brasileira (que, na verdade, parece ser uma só cultura).
    Meus votos, minha amiga Teresa, de um Natal com muita alegria e paz junto aos teus familiares.
    Uma boa continuação da semana Teresa.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, meu amigo Pedro!
      Os 3 poemas acima não são de Vasco Graça Moura (1942-2014), poeta, romancista, tradutor (de alguns dos maiores clássicos da literatura europeia) e político. Ele organizou esta antologia que contém poemas relativos ao Natal de 130 poetas portugueses. Dele são apenas dois. Um já está no rol, o outro deixo-to a seguir. Depois de o leres entenderás porque não o seleccionei para esta publicação de Natal.

      PARTO
      venham ver o presépio: há pouca luz.
      a figura do pai desapareceu.
      despedaçou-o há dias um obus.
      à mãe secou o leite. não comeu

      mais do que algumas raízes e algum lixo
      já nem lágrimas tem para as desgraças,
      não há vaca nem burro. nenhum bicho:
      na azinhaga apodrecem as carcassas.

      não virão os reis magos. não se engana
      a agenda traficante que combina
      o que pode valer a vida humana
      em armamento e gramas de heroína.

      no céu, mais um clarão de morte avança
      de cauda tracejante que desponta.
      nasceu estropiada uma criança.
      e deus. se acaso existe faz de conta.

      Querido amigo poeta, também te desejo um SANTO NATAL e um novo ano pleno de felicidade. Para ti e família, claro!
      Um beijo.

      Eliminar
    2. Bom dia aqui, boa tarde aí!
      Esta tua amável resposta ao meu comentário, querida amiga, serviu de esclarecimento quanto aos autores dos poemas de Natal, que integram a Antologia de Vasco Graça Moura, que, aliás, está bem claro no teu texto:
      “Retirei os poemas do livro "NATAL... NATAIS", a Antologia de Vasco Graça Moura que reúne oito séculos de poesia em língua portuguesa relativa ao Natal”.
      E dizer que não fiz referência ao “nosso” José Saramago!
      Mil perdões, querida amiga Teresa!
      O poema com o tema de Natal, que está transcrito acima do teu comentário, que tem por título “PARTO”, é de grande beleza poética, mas aborda uma triste da cruel realidade. Gostei muito. Parabéns!
      Renovo os meus votos de um Natal alegre e feliz, e um bom ANO NOVO, para ti, Teresa, e para os teus.
      Um beijo.

      Eliminar
    3. Mil perdões, meu amigo?!
      Beijo.

      Eliminar
  16. Uma bela selecção de poesia! Grata por este momento.

    Um abraço e Feliz Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! E bem-vinda ao meu «rol».
      Tentei saber um pouco sobre si, mas a «Menina Marota» não permitiu...
      Abraço, FESTAS FELIZES!

      Eliminar
  17. Adorei o primeiro!
    Bem interessantes suas escolhas e quanto ao meu sorriso... sou mulher de gargalhada e fácil sorriso mas em pose raramente sorrio!!!
    Um santo Natal junto de quem ama!

    ResponderEliminar