19 dezembro, 2019

INTERAÇÃO FRATERNA DE NATAL


A convite da amiga Roselia participo pela primeira vez na Interação Fraterna de Natal, projecto encantador lançado no seu Blog Espiritual Idade https://www.idade-espiritual.com.br/ e que este ano tem por tema: Minha Noite de Natal.
Lisonjeada, agradecida e «assustada», compartilho a minha participação.
(Gesso pintado a acrílico - Teresa Dias)

Sempre gostei de celebrar o Natal em minha casa e com toda a família: pais, irmã, cunhado, três sobrinhas, marido, dois filhos. Éramos poucos, mas celebrávamos com muito amor e alegria a Festa da Família. Durava dois dias. Dois dias de alguma confusão e muita animação por toda a casa, com maior incidência na cozinha, onde mãe e irmã (duas cozinheiras de mão-cheia) preparavam os doces e salgados e o resto da família só complicava. 
Tudo mudou no ano em que uma cadeira esteve vazia durante toda a celebração: a  do meu pai.
Primeiro foi a minha irmã a não comparecer todos os anos (as filhas cresceram...). Depois os meus filhos, que foram viver para longe: ele para o norte do país, ela para outro país. E depois, uma segunda cadeira vazia : a da minha mãe.
Abalada, no ano passado decidi celebrar o Natal a dois, num hotel sobre o mar (para me animar), a poucos quilómetros de casa. Gostei da experiência? Não! Não gostei, nem recomendo! A passagem de ano já fiz em vários lugares e gosto cada vez mais, mas o Natal... não repetirei! Tendo tudo à disposição, não tinha nada! Foi amargo o meu Natal de 2018.
Este ano vou passar o Natal a casa do meu filho, junto das minhas netas, nora e família. Alegria irá haver muita, tenho a certeza. E amor.  E harmonia. E luz. E beijos e abraços. E doces e salgados. E prendinhas. E cantigas. E birras, claro, da mais pequenina.
O Pai Natal foi convidado. Vai ser uma festa!
(Fugi ao tema? Me desculpe, amiga!)

(Foto da net.)

"O Natal que eu sonhei tinha canduras suaves,
Ingenuidades cristãs, legendários amores.
Poisavam-lhe, cantando, umas divinas aves,
Caíam-lhe do céu umas divinas flores.
O Natal que eu sonhei, relumbrante de luzes,
De almas imemoriais pela casa a passar,
Encobrindo no manto as minhas negras cruzes,
Para que a Paz e o Amor viessem ao meu lar!...
Mágica evocação dum mundo branco e loiro,
Infância toda envolta em nevoeiros dispersos,
Onde o sol de Dezembro entorna um raio d'oiro,
E em cuja Árvore de luz poisam meus versos!..."
(Excerto do poema «NATAL» de Júlio Brandão (1869-1947)

(Foto da net.)

38 comentários:

  1. A tua participação, querida Teresa, está muito boa. Demonstra exatamente aquilo que penso de ti, uma pessoa verdadeira, , sensivel e que fala o que lhe fai no coração, sem floreados, não se incomodadando por " abrir o livro " da sua vida. Aqui está descrito , sem qualquer problema, a tristeza do teu natal do ano passado e a alegria e felicidade que já estás sentindo por saberes que vais ter um natal maravilhoso. Fico muito, muito contente por ti, querida Amiga, porque sei que este Natal te fará esquecer o outro. O meu...vou fazer os possíveis, pois soube agora que a minha mãe, sexta feira vai fazer uma biopsia e não temos esperança de que o resultado seja agradável. Tem andado tão bem que nada disto era esperado, mas doença é assim mesmo, quando meno se
    esper, aparece. Não podia deixar de vir aqui deixar-te aquele nosso abraço, mas muito mais especial, porque, afinal é Natal. Que ele seja muito feliz!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga, pelo tamanho do carinho que me tens dado. Eu espero retribuir... a meio jeito... meio silencioso...
      Espero que as notícia sobre a saúde da tua mãe sejam boas. A distância não ajuda, eu sei, mas tem calma.
      Beijos e abracinhos, votos de um Natal repleto de amor... junto da pequenina Beatriz e restante família.



      Eliminar
  2. "Das alturas orvalhem os céus
    E as nuvens que chovam justiça.
    Que a terra se abra ao Amor
    E germine o Deus Salvador".

    Boas festas natalinas, querida amiga Teresa!
    Muito obrigada por ter aceito meu convite
    Sem sua participação, a X Interação de Natal não seria tão linda.
    Em primeiro lugar, não fugiu ao tema de forma alguma. Muito pelo contrário, contou-nos exatamente como será sua Noite especial de Natal
    Ficou linda sua participação, amiga.
    Muito propicio também o texto que encerrou o post.
    Que seu Natal seja mágico, com sonhos realizados e desejos do bem sejam realizados para o mais alto degrau de realização pessoal e familiar!
    Fico muito emocionada com cada leitura que recebo como um presente como a sua chegada em nossa festa que muito nos enriquece
    A imagem ilustrativa das maos tem um valor mensageira muito significativa.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados do 💟!
    Bjm festivo, carinhoso, natalino e fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga Roselia, foi um gosto participar na X Interação de Natal.
      Obrigada pelo carinho de todos os dias, no "Rol" e no "Pétalas".
      Desejo-lhe TUDO de bom, minha amiga! Você merece!
      Beijo carinhoso.

      Eliminar
    2. 😇💒😍🌼🌸😘😘😘😘😘😘😘

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada e bem-vinda ao meu "Rol"!
      Momentos favoritos eu gosto de recordar e... partilhar!
      Prometo passar para saber quais são os seus.
      FELIZ NATAL também para si.

      Eliminar
  4. Gostei da sua história de Natal, Teresa. Tem o sabor das coisas vividas o que, neste caso, me parece valer mais que a imaginação pura. Também costumava escrever uma história de Natal, mas não sei se este ano consigo; o tempo corre demais e talvez leve consigo a minha história:).
    Um beijinho especial nesta quadra que se augura bem convidativa pelos seus lados. E tudo a correr bem consigo e com os seus, Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Bea!
      Muito obrigada!
      Muito, muito obrigada!
      E tudo ficou dito!
      Beijo.

      Eliminar
  5. De forma alguma fugiste ao tema. Falaste lindamente dos teus Natais e experiências... Realmente, Natal só é bom em família... Que bom esse ano estarás assim com tudo que mereces e faz linda a festa ser! FELIZ NATAL! beijos, tuuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Chica!
      Não fugi? Pensei que sim!
      De qualquer modo, fez-me bem desabafar... participando!
      FELIZ NATAL, minha amiga!
      (Chica, se puderes manda para aqui um dos teus céus lindos e radiosos. O nosso está cinzentão e nublado...)

      Eliminar
  6. Teresa, minha querida Amiga, como gostei de ler o que escreveste sobre os teus Natais! Tens razão. Sem a família não é a mesma coisa. E com crianças é maravilhoso, elas convocam toda a inocência que nos resta.
    Muito belo o poema de Júlio Brandão.
    Que o teu Natal seja cheio de carinho. Que o Ano Novo te traga tudo o que desejas.
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida amiga, poeta e vizinha!
      Também te desejo um Natal cheio de carinho, um Natal abençoado.
      Estando tão perto parece estarmos tão longe. Desculpa amiga! Eu sou assim... parva!
      Um abraço apertadinho, um beijo muito amigo.

      Eliminar
  7. O Natal é a festa da família. Sem ela, mesmo que não falte nada, falta tudo... a presença dos familiares é indispensável.
    Magnífica participação, gostei imenso.
    Querida amiga Teresa, um bom fim de semana.
    E um Feliz Natal.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendi, Jaime! Aprendi da maneira mais amarga.
      Na minha casa, ou em casa de familiares, é onde eu espero/quero passar os restantes Natais da minha vida.
      Gostaste da minha participação, meu amigo? Pois fica sabendo que prezo muito a tua opinião. Obrigada!
      Ainda passarei por aí para te desejar FESTAS FELIZES!
      Beijo.

      Eliminar
  8. Bom dia, Teresa!

    Sou grata por celebrarmos juntas na Interação da Rosélia.

    Gratidão me apetece ler em sua participação linda descrevendo o coração alegre acima de todas as circunstâncias, ainda que saudoso pela falta daqueles que se foram fisicamente.

    Feliz Natal!

    Renata e Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindas ao meu "Rol", Renata e Laura!
      Sou grata por fazer parte do espantoso grupo de amigas da Roselia, participantes na X Interação Fraterna de Natal.
      Quem eu amava e já partiu continua vivo no meu coração. A saudade não tem fim e nesta época do ano dói ainda mais.
      Beijo. FESTAS FELIZES!

      Eliminar
  9. Que bonito, Teresa. Adorei ler a história verídica dos seus Natais.
    Que este Natal seja maravilhoso, embora já sem a presença de todos (é a lei da vida, não há nada a fazer, a não ser recordá-los com amor).
    O meu vai ser com mais ausências que presenças.

    Boas Festas, Teresa!
    Beijinhos.
    🎄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria!
      Nesta época festiva eu atenuo a dor das ausências, recordando os natais que passámos juntos. E foram lindos!
      Maria, que o seu Natal seja feliz, mesmo «com mais ausências que presenças».
      Beijo.

      Eliminar
  10. Teresa,
    linda sua história de Natal, que é a história
    de sua vida e retrata a evolução do Natal em família.
    Sempre será Natal quando relembrarmos o nascimento
    de Jesus.
    Tenha uma linda noite com os seus, particularmente
    com os pequeninos.
    Beijos! Feliz Natal!
    Celina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Celina. E muito bem-vinda ao meu "Rol"!
      Gostei de recordar e partilhar a história dos meus últimos Natais. Fi-lo com o coração.
      Agora... vou "espreitar" a tua participação!
      Beijo. FESTAS FELIZES junto de quem ama.

      Eliminar
  11. Querida Teresa

    Vi agora que também participaste na Festa de Natal da Rosélia. Adorei o teu post, feito com amor e sensibilidade.

    Também fiz um post lá no Xaile, pois também recebi, com prazer, o convite da nossa Amiga.

    Tudo de bom para ti e Família.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olinda, obrigada pelo carinho!
      Participei pela primeira vez. Recorri às memórias guardadas no coração e partilhei-as na Fraterna de Natal da nossa amiga Roselia.
      E lá vou eu... ler a tua participação.
      FESTAS FELIZES minha amiga, para ti e família.
      Beijo.

      Eliminar
  12. Linda participação, não fugiste do tema, muito pelo contrário, mostrou-nos seu caminhar e sentimento do real Natal em família. Que sua noite natalina seja repleta de amor e alegrias. Unidas nesta interação através da amiga em comum, Rosélia. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, muito obrigada! E bem-vinda ao meu "Rol".
      FESTAS FELIZES!
      Beijo

      Eliminar
  13. Queremos uma árvore
    De raízes profundas
    Para que os nomes
    Nunca sejam arrancados
    Dos nossos corações.
    Uma árvore de folhas largas
    Para que os nomes vindos
    Possam se juntar aos existentes.
    Uma árvore de sombra agradável
    Para que nossa amizade seja
    Um momento de repouso
    Na luta pela vida."

    Visitando na alegria de ver os amigos interagindo. Muito bonito é o que vejo aqui.
    Tenha uma quadra natalina abençoada!
    Bjm festivo de gratidão
    💟😇💒😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida amiga!
      Pelos versos lindos, pela amizade, pela delicadeza, pelo carinho.
      Obrigada pelo convite, por esta interação de amizade.
      Desejo para si um Novo Ano carregadinho de AMOR! Amor azulinho!!!!
      (O meu NATAL 2019 foi de muita paz, amor e ALEGRIA!)
      Beijo. Amigas para sempre!

      Eliminar
  14. Desculpe a minha intromissão, mas não acho nada que tenha fugido ao tema. Teve a coragem de narrar, de forma intimista, a vivência da sua noite de Natal, a cujos princípios pretende voltar.
    Que a felicidade esteja de volta à sua Consoada, com tudo de bom.
    Abraço fraterno no Natal de Jesus.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Intromissão?
      Juvenal, ao meu "Rol" quer vier por bem é bem-vindo!
      Muito, muito obrigada pelas suas palavras.
      O meu Natal 2019 junto da família foi abençoado com TUDO DE BOM!
      Não esquecerei o de 2018... para não o repetir!
      Desejo-lhe um Ano Novo pleno de felicidade!
      Abraço.

      Eliminar
  15. Olá Teresa
    A magia está no encontro, nos sorrisos, nos abraços e doces beijinhos
    Uma oração de agradecimento pela harmonia e deixar que o amor transborde
    Um feliz natal pleno de paz, amor e harmonia
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gracita, seja bem-vinda ao meu "Rol"!
      Que lindas suas palavras! Obrigada!
      Como o Natal já passou, desejo-lhe um 2020 cheinho de saúde, alegria e amor.
      Beijinhos.
      (Prometo uma visita p'ró ano. Está pertinho!!!)

      Eliminar
  16. Querida Teresa, Natal é mesmo um momento de muita reflexão e tem uma magia, de nos trazer lembranças que brotam nos olhos em forma liquida. Com o tempo vamos vivendo com aquela criança de outrora e assim fazemos do Natal o berço de nossas recordações. Natal é reunião de pessoas afins e por isso foi frustrada sua ideia de um Natal diferente.
    Mas vem Natal e desejo que este seja maravilhoso junto de seus entes queridos.
    Agradeço pela companhia nesta travessia, sempre atenciosa e amável.
    Boas festas amiga.
    Boa semana
    Beijo amiga na feliz semana da esperança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, meu amigo!
      Aprendi, em 2018, que NATAL só é uma festa se celebrado em família!
      Este ano, o meu Natal foi uma festa cheia de amor, alegria, harmonia!
      Querido amigo, também eu agradeço a sua companhia nesta travessia nem sempre fácil.
      Tenha um magnífico 2020!
      Beijo muito amigo.

      Eliminar
  17. Boa tarde Teresa,
    Uma participação excelente!
    Gostei de saber sobre os seus natais e acho que o Natal em hotel fica sem o espírito que o nosso lar ou de familiares nos transmitem, apesar das ausências pelos mais variados motivos que quase todos nós temos e sentimos.
    Tenha santo e feliz Natal junto de seus familiares.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, Ailime!
      Este ano o meu Natal em família foi abençoado!
      Porque o Natal já passou, desejo-lhe um Novo Ano cheio de TUDO BOM!
      Beijinhos.
      (Prometo uma visita no início de 2020.)

      Eliminar
  18. Natal



    Tempo de paz e amor

    De confraternização

    Essencialmente de família reunida

    Ao redor da mesa farto pão...



    Sentimentos de ardor

    Invadem o nosso coração

    Permanecer, a quem se ama, unida

    Com muito carinho e união...



    Incrível como tudo adquire um clima ideal

    O menino Deus é a razão do nosso Natal.





    Viva o Natal!

    Viva o Menino Deus que alegra o nosso coração!
    Feliz Natal, amiga!
    🌸😇💠🎁😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tudo lhe disse mais acima, minha amiga.
      Beijo carinhoso!
      Magnífico 2010!

      Eliminar