19 julho, 2019

Versos de Graça Pires e... «homens de Modigliani»!

Subversivamente
o instinto me descomenda.
E a magia inconsciente
do meu corpo
é um jogo clandestino
de gestos sem eco.
Há um ritual divino
nas carícias sensuais
em que me invento.
Nada me torna inocente
dos meus próprios sentidos
quando solto
as linhas marginais
do pensamento
e me seduzo
com gostos proibidos.
Sempre são excessivos os desejos de quem sonha
a vida toda num momento.
A solidão é como o vento.
É nos olhos do mendigo 
que a noite se prolonga por mais tempo.

Poema "MARGINALIDADE" (1990) de Graça Pires (blogue "Ortografia do olhar"), publicado no livro "Poemas Escolhidos -1990-2011".
Retratos pintados por Amedeo Modigliani (1884-1920):
1º Auto-retrato, 1919
2º Paul Alexandre, 1909
3º Moïse Kisling, 1915
4º Leopold Zborovski, 1918
5º Paul Guillaume, 1916
6º Chaim Soutine, 1915
7º Jean Cocteau, 1916
8º Pablo Picasso, 1915
(fotos da net)

 Amiga Graça, não te zangues comigo!
Eu continuo a preferir as tuas "mulheres de Modigliani"!

17 comentários:

  1. A poesia da Graça sempre linda e os retratos bem colocados entremeados! beijos às duas,chica

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler.
    Nunca li nenhum livro da Graça Pires, mas leio muitos dos seus poemas na Internet e gosto da sua poesia.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Querida Teresa

    Completamente "subversivo" este teu post, minha amiga :)) Adorei.
    Sim, as "Mulheres..." da nossa querida amiga Graça Pires tem o seu lugar consagrado. Mas está tua ideia foi mesmo linda.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto dos homens como das mulheres de AMADEO MODIGLIANI. Gosto de toda a obra do artista italiano.

    A POESIA de Graça Pires é também do meu agrado 🍀

    ResponderEliminar
  5. Adorei observar esta galaria de arte. Porquê só efiigies homens a compõem, se a graça de mulher realçará o talento do pintor. Salva a referência a Graça Pires, uma talentosa poetisa que, pessoalmente, admiro.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Uma ideia fantástica minha querida Amiga Teresa. E escolheste bem o poema para contracenar com os homens. Como havia de ficar zangada se a tua imaginação não tem limite? Obrigada por divulgares o meu poema de uma forma tão original.
    Tenho andado afastada do computador…
    Um bom fim de semana.
    Um beijo enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa!!
      Amiga, enquanto não vi aqui o teu comentário o meu coração quase parou, tal o receio de te ter magoado.
      Não foi fácil encontrar o poema que encaixasse no que eu imaginava pois tu, querida Graça, és uma poeta de «mão cheia»... de mulheres!!
      Entretanto, enquanto procurava o poema, outros versos magníficos descobri para futuras "gracinhas".
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  7. A nossa Graça
    em todos os apeadeiros da vida
    Bj às duas

    ResponderEliminar
  8. Boa noite de harmonia, querida amiga Teresa!
    Que lindo ficou o intercâmbio que fez no posr!
    A amiga Graca e uma poetisa de gabarito.
    Goste muito dos seus versos.
    Tenham ambas um fim de semana abencoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  9. A bela poesia da nossa amiga Graça é de muita sensibilidade e criatividade. São poemas muito reais, e canta essa realidade com profundidade, deixa-nos a pensar em muitas coisas, acho que é isso que ela procura sempre.
    Quanto a tua postagem, não poderia ser melhor. O artista...ótimo! Conheço as Mulheres de Modigliani, não tinha lido essa, Homens de Modigliani!
    Beijinho às duas queridas!

    ResponderEliminar
  10. Querida Teresa, como sabes, sou frequentadora do " ortografia do olhar ( adoro este nome ) e gostei muito de ver aqui este belo poema da nossa querida Graça. Não sabia que o Mogdiliani também se tinha dedicado aos homens, mas fiquei agora a saber. Sou mulher e por isso quase sempre me revejo nas mulheres que a Graça tão bem canta na sua poesia. Parabéns às duas e para as duas deixo os votos de um bom fim de semana e muitos beijinhos aconchegados num grsnde abraço
    Emilia

    ResponderEliminar
  11. Modigliani pintava de forma muito sua. Gostava de saber se o Leopold Zborovski estará parecido consigo mesmo. Agradou-me. Tem olhos cegos e certo ar de romantismo carente que nos absorve. Quem sabe era tuberculose ou assim :).
    BFS

    ResponderEliminar
  12. Caros leitores,

    agradecendo de forma eloquente as vossas visitas e comentários, convidamos-vos a ler o 2º Capítulo de "Variações em Quadrilha".
    https://contospartilhados.blogspot.com/2019/07/variacoes-em-quadrilha-capitulo-3.html

    Votos de excelente fim-de-semana!
    Saudações literárias!

    ResponderEliminar
  13. Ah que lindo Teresa, trazer a Graça com toda sua graça de poemizar tão belamente. Sou fã dela e tenho todos os livros dela.
    Bom saber que ela é admirada por você.
    Abraços e boa semana na leveza.
    Beijo amiga.
    Grato sempre pelo carinho lá.

    ResponderEliminar
  14. A minha mulher é grande apreciadora da arte de Modigliani.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  15. Teresa,
    Que alegria vir aqui e encher
    meus olhos e meu coração com esta
    publicação!
    Adorei.
    Tenho uma flor especial lá,
    dá uma olhada que a quer.
    Bjins de desejo de ótima nova semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar