03 abril, 2018

À terça - imagens e palavras: "espelho"


“Pode estar-se vezes sem fim diante do espelho sem realmente uma pessoa se ver.”

Frase de John Steinbeck, escritor norte-americano (1902-68), in "O inverno do nosso descontentamento", Ed, Circulo de Leitores, 1993
Prémio Nobel de Literatura, 1962

(Veja mais no blogue “Pétalas de Sabedoria”)
Foto da net.

15 comentários:

  1. Virgi Maria... mas é assim mesmo, duas obras em uma, duas situações em uma, e tão real, tão fiel retrato do nosso descontentamento, dos nossos sofrimentos. Muito bom, e depende do que se vê primeiro ao espelho...ou o belo retrato ou a deprimente e retratada dor na alma!
    Beijo, querida amiga.

    ResponderEliminar
  2. Olha que bela verdade!
    Teresa eu penso que o espelho ... espelha a alma mas nem sempre o olhar capta o que a alma lhe diz!!!bj

    ResponderEliminar
  3. Olá, Teresa!
    A imagem é um bocadinho mórbida, mas interessante. Cada pessoa pode dar-lhe interpretação diferente. Tudo depende de como a vemos.

    Já as palavras gostei muito.:) Focam um escritor do qual não li muito, mas aprecio o pouco que dele li.
    Tenho - e li - os três volumes de "A Leste do Paraíso" oferta da minha filha, depois de saber do meu apreço pelo actor James Dean.
    E "As Vinhas da Ira".
    Em relação ao primeiro romance, vi também o filme, mas nada que se compare com a beleza descritiva do romance.

    Creio que é a primeira terça-feira que cá venho e gostei do 'programa'.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Janita!
      Se gostas de ler John Steinbeck espreita os meus posts sobre:"A pérola" e "O inverno do nosso descontentamento". Lê, os romances, que irás gostar.
      Sobre os dois que indicas... vou reler, ai vou, vou!

      És bem-vinda ao "programa" das terças-feiras.
      Se gostas de frases, de pensamentos, entra no meu "Pétalas de Sabedoria". E manda pétalas que elas aparecerão com o teu nome.
      Beijo.

      Eliminar
  4. Em certos dias veremos só o que queremos ver, noutros poderá ser precisamente o contrário.

    ResponderEliminar
  5. Ui! até dá medo!

    Enfim, uma grande verdade. Muitas vezes só vemos o que queremos ver. Outras viramos a cara...talvez à vista de algo parecido com essa imagem. Até tremo!!!

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Há espelhos assim
    mesmo de olhos fechados
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Páro pouco em frente do espelho, mas acho que ele só nos mostra o exterior, aliás, penso que é isso o que queremos dele; seria bom que o quisessemos para olharmos bem nos nossos olhos e assim vermos o que realmente nos vai na alma e o que realmente somos, pois só assim nos vemos de verdade. Assusta-nos o espelho, porque ele nos mostra aquilo que não gostamos de ver que são os estragos que o tempo tem feito no nosso rosto; se nos pusessemos na frente dele com o intuito de olharmos fundo nos nossos olhos talvez saissemos com um sorriso nos lábios e alegres por termos visto uma alma serena e feliz com o que o tempo tem feito com o nosso interior; o tempo causa rugas no rosto, mas também dá sabedoria e uma maior consciência do que precisamos fazer para sermos pessoas cada vez melhores. Uma pétala plena de sabedoria e que nos deve levar a olhar para o espelho de outra maneira. Obrigada, amiga e espero que estejam todos bem aí em casa. Um beijinho
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Emília, uma pétala é este teu comentário - uma "pétala plena de sabedoria".
      Sem olhar no fundo dos teus olhos, apenas lendo o que escreves, vejo a alma serena e feliz de uma mulher extraordinária.
      Aqui em casa estamos bem. Eu, mais alegre pois na Páscoa tive cá as minhas netinhas e "abasteci-me" de beijos babados e abracinhos apertados.
      Espero que contigo, e família, tudo esteja bem.
      Beijo.

      Eliminar
    2. És uma querida, Teresa e nāo mereço essas palavras; sei que sou muito " coração "e às vezes isso prejudica-me, mas é uma das caractefisticas que aprecio em mim,. Claro, tem oitras que não gostaria de ter, mas tenho e há que aceitá-las, pois não há outro remédio. Também tive uma boa Páscoa, apesar de parte da familia estado outro lado e sem o meu pai; lembrei-me muito dele, pois ele era guloso; gostava muito de pão de ló e dos outros doces caracteristicos; no Brasil os costumes e os doces são diferentes, mas a minha cunhada levou uma forma de barro de cá e faz muito bem o pão de ló. Também tive cá os meus netinhos, Lucas e Eduarda de 11 e 8 anos e isso contribuiu para que a alegria fosse maior. Outro motivo de grande alegria foi a gravidez da minha filha que vai ser mãe pela primeira vez; ainda não sabemos o sexo, mas isso não é importante. Fiquei muito feliz que tenhas tido esses beijinhos doces das netinhas; são uns fofos, os netinhos!!! Teresa, muito obrigada por tudo e espero que essa alegria continue e a saúde nāo falte. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
    3. Beijos para o Lucas, para a Eduarda, para a tua filha.
      Que a felicidade da família seja permanente.
      Para ti, amiga Emília, um abraço daqueles bem apertadinhos. És fantástica!

      Eliminar
  8. Uma verdade indesmentível.
    Continuação de boa semana, amiga Teresa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Que grande verdade minha amiga.
    Espero que tenha tido uma Páscoa muito Feliz.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  10. Bah! Realmente por vezes nem nos conseguimos direito ver! Temos visão distorcida,equivocada...bjs, chica

    ResponderEliminar