15 dezembro, 2017

“O hábito da leitura” - Pedro Luso


“Não raro recebo mensagens de jovens e de adultos que dizem que gostariam de ter o hábito da leitura, pois não se sentem com o ânimo necessário para se aventurarem em leituras que exigem deles o dispêndio de muito tempo.
Dizem alguns, que se sentem frustrados quando fecham o livro iniciado sem chegarem ao final da história ou do poema. Dizem, ainda, que gostariam de continuar com a leitura iniciada, mas desistem.
Então, pedem que lhes indique qual o método que poderá levá-los a aprendizagem da leitura. (Isso, em se tratando de ficção, já que muitos estão interessados em outras leituras, que não ficção ou poesia.)

A resposta para essa pergunta, que pode parecer fácil é, ao contrário, bastante difícil. Para cada pessoa deve-se aplicar um método que se adapte com sua idade, escolaridade, sensibilidade, aspirações.
Daí podemos concluir que as pessoas mais indicadas para dar esse tipo de orientação são os professores, já que no dia a dia da vida escolar podem observar quais são as tendências e aspirações de seus alunos.
Quanto aos adultos, que não mais frequentam bancos escolares, deverão eles escolher o que mais se aproxima de seu gosto, que pode ser romance, conto, crônica ou poesia. Isso não quer dizer que não possam aderir a todos esses gêneros.
Depois que esse adulto estabelecer uma hora adequada para a prática da leitura, em lugar igualmente adequado, estará iniciada a rotina para as suas leituras, desde que não desista dessa importante empreitada.
Portanto, para as pessoas adultas, que não mais frequentam os bancos escolares, a aquisição do hábito da leitura dependerá unicamente deles próprios. Portanto, vontade e determinação é a receita para atingirem esse objetivo.”


Pensava eu que Pedro Luso só escrevia poesia, poesia realmente boa, mas estava enganada.
Ao bisbilhotar o seu "Blog Veredas" descobri crónicas encantadoras. Esta, sobre o hábito (saudável) da leitura, agradou-me tanto que decidi - sem autorização do poeta/cronista - trazê-la para o meu roldeleituras. Desculpa, Pedro!

Pintura “The Garden Window”,  de Daniel F. Gerhartz, EUA 1965

5 comentários:

  1. É assim mesmo:
    " para as pessoas adultas, que não mais frequentam os bancos escolares, a aquisição do hábito da leitura dependerá unicamente deles próprios. Portanto, vontade e determinação é a receita para atingirem esse objetivo.”
    ... bj

    ResponderEliminar
  2. Oi, Teresa, chegando...
    Bem, trazes pra cá, para esse teu ótimo blog literário, um assunto muito pertinente para os dias de hoje, pois crianças já estão nas redes sociais. Rede Social vem desde o MSN, Orkut... e estourou no Face. E cadê o hábito da leitura, onde se forma ele? Nas escolas, lá atrás? Depende dos professores...as crianças precisam da liberdade de escolha, precisa gostar da leitura. Eu tive essa liberdade, escolhia o que gostava de ler ainda criança.Não havia Internet.
    Precisa-se de ajuda, sim, e mais por iniciativa dos quem tem por obrigação ver isso: os professores. Os pais serão chave de ouro, também. Mas terão eles o hábito?
    Ótimo teres tido a iniciativa de trazer essa crônica para cá, fiquei muito contente! É um assunto muito debatido, a leitura forma nossas crianças e jovens.E agora, me parece mais trabalhoso dado ao vício dos Smartfones. O tal 'interagir'.
    Um grande beijo!

    ResponderEliminar

  3. Minha amiga Teresa fiquei muito contente ao ver que publicaste uma crônica minha no teu blog, dedicado à resenhas magníficas de livros, poemas de nossos grandes poetas, que dignamente representam o que há de melhor na língua portuguesa, liderados pelo grande Fernando Pessoa, um dos nossos grandes poetas, que muito cedo me ensinou a trilhar o caminho da poesia. Lendo muito cedo poesia vi que tinha outros caminhos para percorrer, primeiro a leitura incansável de romances, contos e crônicas (que, diga-se, vieram depois da poesia); vi igualmente que poderia escrever contos e crônicas, depois de ter lido mestres como Machado de Assis, Eça de Queirós entre outros.
    Então, Teresa, fico agradecido pela tua iniciativa da publicação dessa crônica. Sempre que quiseres publicar o que tenho no Blog Veredas, tens toda a liberdade, o que me deixará muito contente.
    Meu grande abraço.
    Pedro

    ResponderEliminar
  4. O Pedro Luso tem excelentes crónicas. Foi bom encontra-lo aqui no "Rol de leituras".
    Um beijo e desejos de um bom Natal e um Ano Novo cheio de Amor e bem-estar.

    ResponderEliminar