31 outubro, 2017

SAPIENS - História Breve da Humanidade - Yuval Noah Harari

Três importantes revoluções moldaram o curso da história: a Revolução Cognitiva deu-lhe início há cerca de 70 000 anos. A Revolução Agrícola acelerou-a há cerca de 12 000 anos. E a Revolução Industrial, iniciada há apenas 500 anos, pode muito bem pôr fim à história e dar início a algo diferente. Este livro conta como estas três revoluções afetaram os seres humanos e os restantes organismos.
“A superfície do nosso planeta mede cerca de 510 000 milhões de quilómetros quadrados, dos quais 155 são terra. Mesmo em 1400 d.C., a grande maioria dos agricultores, juntamente com as suas plantas e animais, aglomerava-se numa área de apenas 11 milhões de quilómetros quadrados: dois por cento da área do planeta. A restante superfície era demasiado fria, demasiado quente, demasiado seca, demasiado húmida ou, por qualquer razão, inadequada ao cultivo. Estes minúsculos dois por cento da superfície terrestre constituíram o palco onde se desenrolou a história da humanidade.”

É assim, numa linguagem cativante, acessível a todos, que Noah Harari expõe a sua perspectiva original e inteligente sobre a evolução humana. Aqui e ali, a inclusão de mapas, fotos, esquemas e desenhos, torna a leitura mais  informativa e apaixonante.

"Há 70 000 anos, o Homo Sapiens ainda era uma animal insignificante que fazia a sua vida num canto de África. Nos milénios que se seguiram, transformou-se no senhor do mundo inteiro e num dos flagelos do ecossistema. Hoje, está prestes a tornar-se num deus, preparado para adquirir são só a juventude eterna como também as capacidades divinas da criação e da destruição. (…)
Avançámos das canoas para as caravelas, para barcos a vapor, para vaivéns espaciais - mas ninguém sabe para onde vamos. Estamos mais poderosos do que alguma vez estivemos, mas não fazemos ideia do que fazer com esse poder. Mas pior ainda é que os humanos parecem mais irresponsáveis do que nunca." 
Existirá algo mais perigoso do que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?

Esta História Breve da Humanidade, escrita por um competente historiador, investigador e professor de História do Mundo, na Universidade Hebraica de Jerusalém, surpreende, prende, ensina.
É um livro para aprender e aprender.
Quando se lê, entende e aprende, é muito gratificante!

Sempre que uma amiga especial nos aconselha determinado livro, não hesitemos… 
Obrigada!

SAPIENS” – Historia Breve da Humanidade, de Yuval Noah Harari
Tradução de Rita Carvalho e Guerra
ELSINORE,20/20 Editora, 2017
504 págs.

6 comentários:

  1. Que ótima essa tua resenha, sempre foi para mim um assunto apaixonante, afinal, correntes surgem para dizer de onde viemos e para onde vamos, nada certo para onde vamos, apenas suposições e fé. Mas estudos científicos nos dão o conhecimento de onde viemos. que jornada atravessamos, hein, amiga?? Todos saímos de um lugar só e depois cada grupo tomou seu caminho, surgiram diversas etnias, raças e vamu-que- vamu!! Realmente é uma delícia esse livro. quando vi a entrevista de um jornalista brasileiro entrevistando o autor, em sua terra, no dia seguinte fui atrás...E voltei como uma criança que ganhou sua boneca... É o mais completo que li, aliás, ainda estou lendo!
    Beleza!!!
    Beijooos!

    ResponderEliminar
  2. Acredito que existe dentro das pessoas mais lúcidas e nada alienadas, esse temor a que você se refere com relação aos 'deuses atuais e cada vez mais e mais irresponsáveis e gananciosos , chega a ser apavorante'.
    O livro maravilhoso.
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  3. Ao longo da vida estamos sempre a aprender.
    Obrigado pela dica, parece ser um livro muito interessante.
    Boa semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  4. Gosto sempre de vir ver os livros recomendados. Este interessa-me. Obrigada.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar