“A atividade cerebral dos mais novos aumenta quando ouvem histórias de embalar, garante um estudo científico de John S. Hutton, investigador do Centro Médico Hospital Infantil de Cincinatti, EUA.
Crescer com livros, ler em voz alta para as crianças são atos que ajudam ao desenvolvimento da linguagem e ao sucesso escolar, está comprovado.
Para o psicólogo clínico Eduardo Sá, «o sistema nervoso funciona como um músculo que precisa de ser estimulado, sob o risco de, ao não suceder assim, atrofiar. (…) porque o acesso à palavra nos permite vestir em palavras aquilo que sentimos, crianças que melhor verbalizam, podem tornar-e mais felizes. (…) As histórias juntam imagens e palavras, ajudam a pensar. Crianças que mais precocemente acedem às histórias são mais aptas para a matemática, para a língua materna, para a representação, e para a relação. Mais histórias significa crianças mais saudáveis e crianças mais inteligentes».”
Excerto da crónica de Katya Delimbeuf, publicada na “E”, revista do jornal Expresso de 10 Outubro 2015.
Vale a pena ler na íntegra.
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