… para a minha fuga não acabar por se converter numa série de movimentos desordenados e inúteis, deveria ter uma meta precisa e que essa meta só poderia ser o império do tio Isaac, lá longe, naquele país onde tudo podia acontecer, isto é, na América.
Este romance de Susanna Tamaro – galardoado em 1989 com o Prémio Elsa Morante – relata a história de um adolescente que procura escapar ao destino inevitável de se tornar adulto refugiando-se num mundo de sonhos, fantasia e liberdade.
Ruben, o protagonista e narrador da história, vive com a avó e a bisavó (ambas mudas e cegas) nunca casa grande onde impera o silêncio, a tranquilidade e muita liberdade. Quando Ruben fez quinze anos e um professor chegou à casa grande para acompanhar a sua educação, a vida tranquila começou a esboroar-se como um biscoito sob as lagartas de um carro de combate.
O professor é severo, exigente e obriga-o a cumprir regras.
Era indispensável descobrir o mais depressa possível um remédio para aquela tirania.
Como as avós não o podem salvar, Ruben foge, rumo à América, onde crê ser possível continuar a ser criança. A viagem é mirabolante e hilariante.
Desiludido, Ruben regressará a casa e descobrirá que...
… não vou contar mais nada, logo, vai ter que ler para saber.
Vale a pena conhecer o Ruben.
Leia e divirta-se!
Com a cabeça nas nuvens, de Susanna Tamaro
Tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo
Ed. Presença, 1996
123 págs.
Olá! :)
ResponderEliminarAdorei, adorei este livro.
E também gosto muito deste blogue :)
Boas leituras.
Olá Denise,
EliminarA leitura deste romance não foi fácil. Até chegar a 1/3 da história pensei desistir, várias vezes. Ainda bem que segui em frente porque acabei por me divertir e aprender.
Recomendo-o a adolescentes e... pais de adolescentes, claro!
Bom domingo.
Tenho-o, mas ainda não o li. Susanna Tamaro é uma autora de que gosto muito e creio que tenho tudo o que ela tem publicado em Portugal, mas não li os livros todos.
ResponderEliminarBom fim-de-semana e boas leituras:)
Olá Isabel,
EliminarEu não li todos, nem tenho todos. Mas gosto da escrita dela e das suas histórias.
Bom fim-de-semana também para ti, com muitos e bons livros.