07 novembro, 2014

"O triunfo dos porcos" - George Orwell

Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.
Duvido que haja alguém que não tenha lido este romance satírico de George Orwell, - uma critica aos regimes políticos totalitários do século XX, nomeadamente a ditadura  repressiva e violenta exercida por Josef Stalin na União Soviética, entre 1922 1953 - que narra a revolta dos animais da Quinta «Manor» contra a exploração e dominação dos humanos, e aborda temas como corrupção, traição, opressão e exploração. 
Não deis ouvidos a quem vos disser que o homem e os animais têm interesses comuns, que a prosperidade de uns é a prosperidade dos outros. Isso é tudo mentira! Afirmava o velho porco Major, cérebro da revolta que levará ao afastamento do proprietário da quinta, o Sr. Jones.
Depois da  morte de Major, dois porcos robustos e inteligentes assumem a liderança da quinta: Snowball e Napoleão. Como ambos sabem ler e escrever, cabe-lhes a missão de condensar os princípios dos Animais em sete mandamentos:
1) Tudo o que anda com dois pés é inimigo.
2) Tudo o que anda com quatro patas ou tem asas é amigo.
3) Nenhum animal usará roupa.
4) Nenhum animal dormirá na cama.
5) Nenhum animal beberá álcool.
6) Nenhum animal matará outro animal.
7) Todos os animais são iguais.
Para os animais menos inteligentes, incapazes de aprender os sete mandamentos, Snowball cria a máxima: «Quatro pernas bom, duas pernas mau» e todos se entendem.
Passa o verão, passa o outono, e no inverno gelado a polémica à volta da construção de um moinho de vento abala a liderança dos dois porcos. Vão a eleições. Os restantes animais, divididos em dois grupos, gritam palavras de ordem:
- Votai por Snowball e três dias de trabalho por semana!
- Votai por Napoleão e muita comida!
Napoleão, seduzido pelo poder, não espera pela contagem dos votos e, com a ajuda do seus cães, expulsa Snowball. De seguida, estabelece na quinta uma ditadura opressiva e corrupta, muda-se para casa do Sr. Jones, dorme na cama, bebe álcool, executa outros animais, anda sobre as duas patas traseiras, altera o texto de alguns mandamentos.
A vida é dura para os restantes animais, mas não deixam de aclamar o líder «Nosso Chefe, Camarada Napoleão».
Na primavera, a Animal Farm proclama a República e Napoleão é eleito, por unanimidade, presidente.
Na quinta, agora mais próspera e melhor organizada, apenas enriquecem os porcos e os cães.
Os mais velhos recordam os primeiros tempos da Revolta, sem perder a esperança nem o sentimento da honra e do privilégio de fazem parte da Animal Farm.
Actualíssimo, não?!
Se ainda não leu, por favor leia.

O Triunfo dos porcos, de George Orwell
Tradução de Maria Antunes
Ed. Perspectivas e Realidades, 1980
111 págs.

Sem comentários:

Enviar um comentário