23 novembro, 2020

o ódio propaga-se

“Um pingo de ódio na tua alma é o suficiente para descolorir tudo, como um pingo de tinta preta no leite." (*)

Alguns dicionários definem ÓDIO como um intenso sentimento de raiva, rancor, ira, desprezo, aversão,  antipatia, repulsa, horror.
Todas palavras repelentes, emoções negativas sentidas vezes sem conta nas relações sentimentais e nas relações sociais.
Nas relações sentimentais, com demasiada facilidade o amor se transforma em indiferença, e mesmo em ódio. A forma deficiente como comunicamos uns com os outros, a forma fria como transmitimos os afectos, provoca desilusão e afastamento.
Nas relações sociais, o ódio manifesta-se nos fanatismos religiosos, com consequências trágicas; nos conflitos raciais, com fronteiras marcadas por preconceitos, e intolerâncias; nos grupos organizados, onde a agressividade sobrevive pelo poder do colectivo; nas redes sociais, onde discursos incendiários, insultos e ameaças são frequentes.
Eu, orgulhosamente, não odeio ninguém, nem me desgasto com atitudes tóxicas. Simplesmente, ignoro.
Aprendi a afastar-me de pessoas perturbadas, de comportamentos destrutivos, de venenos emocionais. 
A vida é demasiado preciosa, e curta, para ser desperdiçada desejando mal a alguém. 
Não me tenho dado mal! 
(Teresa Dias)


(*)  "O progresso do amor", de Alice Munro.

(foto Pinterest)

14 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Sou a Andréia Inoue e escrevo principalmente sobre exposições e peças teatrais. Novos amigos são bem vindos, quero conhecer o seu conteúdo e te convidar para seguir o meu Blogger.
    https://andreia-inoue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Sim, Teresa, destilar veneno é uma escolha, ser envenenado/a é quase sempre outra escolha. Gostei muito do texto!
    Vivemos tempos de treva em pleno século XXI.
    Abração, boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Aprendi a afastar-me de pessoas perturbadas, de comportamentos destrutivos, de venenos emocionais...

    Bom dia de nova semana, querida amiga Teresa!
    A imagem da serpente é fidelíssima ao tema acordado com propriedade e objetividade por você.
    Tenho vivido tão levemente sem revides inúteis com pessoas desequilibradas, bipolares. É desgastante demais e, como disse com sabedoria, a vida é breve.
    O Amor deve nos pontuar o viver indubitavelmente.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
  4. Bom dia querida Teresa!
    Uma semana de mais amor e tolerância num mundo que nem uma pandemia, fez rever conceitos. É lamentável a disseminação de ódio no seio da humanidade, gerando tanta tristeza no seu caminho. Precisamos acordar a sociedade inerte diante os descalabros vigentes.
    Um mundo de mais amor, de mais sensibilidade em todos os reinos para criar uma onda de respeito, que faça esta roda girar desta inercia.
    Belo texto em tempo de crise das relações humanas(sic) cada vez mais degradadas, com uma violência que assusta amiga.
    Grato pela partilha.
    Beijo e paz numa semana leve e alegre.

    ResponderEliminar
  5. O ódio é um veneno que mata. Propaga-se porque há pessoas dispostas a odiar só porque sim...
    Que tenhas uma boa semana minha Amiga Teresa.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Tudo o que for o oposto ao AMOR é nefasto para uma boa sanidade mental.
    .
    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  7. Um texto interessante que nos ajuda a organizar as nossas reflexões.
    Boa Noite

    ResponderEliminar
  8. creio eu que todos, podendo, se afastam de quem os odeia. Já basta sermos odiados. Com um naipe de sentimentos tão variados e alguns de uma positividade incrível temos de nos cingir ao mais destrutivo?!..é preciso ter galo.

    ResponderEliminar
  9. Há quem diga que o ódio é a outra face do amor. Nunca senti nenhum sentimento ruim por ninguém que tenha conhecido ou conheça, mas já senti um sentimento ruim, que talvez fosse ódio, por algumas situações que passei, fome, guerra, miséria.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  10. Olá minha querida amiga Teresa!
    O mundo era tão mais mágico!
    Sem esses ódios inúteis!
    Um abracinho de luz!💛🌻💛
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
  11. Querida Amiga do coração, colocaste uma serpente na foto, porque, quando conhecemos uma pessoa má, cheia de ódio e rancor, dizemos que é uma autêntica serpente. Não conheço ninguém que goste deste bicho, ebora haja algumas muito bonitas, mas sabemos que as suas picadas podem até levar à morte. Mas, pensa, querida Amiga, por acaso a serpente ataca sem ser ameacada? Por acaso ela abandona as suas crias? Não! Ela só mata para sobreviver e, como ela, todos os outros animais ditos irracionais. Quem deveria estar na foto era o ser humano, o tal Homo Sapiens. Este é o único ser que odeia o seu semelhante por futilidades, é o único ser que " suja a água que bebe ", é a única criatura que abandona e até mata as suas crias, enfim...é o único ser que mata por nada. Nunca encontrei uma serpente pela frente, mas, se encontrasse, desviava-me bem devagarinho, tentando não a pisar, pois sairia incólume do encontro, de certeza; agora...perante um ser humano cheio de ódio correria " a sete pés ", pois duvidaria muito da sua atitude. Já tive de me afastar de uma pessoa que foi capaz de me negar um abraço que lhe pedi; custou-me a admitir o rancor e a mágoa que existiria nessa pessoa que durante anos considerei uma grande amiga. Não quero utilizar aqui a palavra ódio, pois acho-a forte demais, mas...não sei...Não chegou a deixar marcas no meu coração, porque vi que a vida me afastou dela no momento certo; ignoro-a, simplesmente e agora, nem noto se passa ou não por mim na rua. Não sinto raiva e nem lhe quero mal, pois tenho consciência que esses sentimento seria mais prejudial a mim do que a ela. Vivo na " santa paz " como se costuma dizer e afato de mim emoções que possam alterar o meu bem - estar interior. Tadinhas das serpentes, levam a fama, mas não prejudicam ninguém; ficam no seu canto , enroladinhas, pedindo para não serem perturbadas. Fico por aqui, Teresa, pois já " falei " demais . Esta tua amiga não se cala....virgeeeee!
    Um abraço do tamanho do mundo carregadinho de amizade.🍃🍃🌻🌻💐
    Emilia

    ResponderEliminar
  12. Teresa, querida, bela crônica que escreveste!
    Um sentimento muito desprezível, são vários sentimentos em um. Fico estarrecida como pode uma pessoa carregar consigo esse sentimento que aniquila a alma, principalmente do hospedeiro! É uma avalanche de coisas ruins, e digo que é muito mais nocivo para quem o tem. A pessoa que está na mira desse sentimento, , afasta-se logo e talvez esqueça da dita pessoa. Um infeliz. Mas, o que se desperta nos outros, não é de domínio nosso. Mas o bom é que podemos mudar nossas atitudes, pessoas complicadas, o mais saudável é deletar!!!
    Beijo, excelente!!!
    Adiante!

    ResponderEliminar