23 outubro, 2020

"O gesto que fazemos para proteger a cabeça" - Ana Margarida de Carvalho

Quantas dores pequeninas bastam para anular a grande, 
É a lei da compensação, marcha, homem rasteiro que evitas a planície, faz-te ao caminho, se eu  pudesse não andava nisto, bem sabemos, pára de o repetir, não queiras ser a tua própria semeadura, anda, puxa, anda, anda, 
desanda daí,
A trama do terceiro romance de Ana Margarida de Carvalho desenrola-se toda no espaço de um dia “entre dois entardeceres”, no Alentejo rural fronteiriço do final da década de trinta do século passado.
Numa paisagem agreste, sob uma atmosfera de miséria e abandono “Dois homens caminham. Um chega à terra para matar saudades do mar; outro supera um carreiro íngreme com uma carga de azeitonas. O primeiro vem vergado ao peso da vingança. O segundo ao da sobrevivência. Cruzam-se numa estrada, perdida, no Alentejo, junto à fronteira. De Espanha chegam os ecos dos fuzilamentos e os foragidos da Guerra Civil. Transaccionam-se mercadorias, homens, mulheres e até bebés.(…) 
Duas comunidades antagónicas, que se hostilizam, guerreiam e dependem uma da outra: uma à míngua, entre vendavais e pó; outra prospera, em traficâncias várias, cercada por pântanos, protegida por um tirano local e pela polícia política, abriga todos os rejeitados pela sociedade, malteses, republicanos espanhóis, fugitivos, cuspidores de fogo, ciganos, artistas de circo, evadidos de conventos, bêbados e arruaceiros. As velhas acusações transformam-se, a guerra tem renovados motivos, a raiva escolhe outros métodos. O grito do corpo continua o mesmo, tal como o gesto que fazemos para proteger a cabeça.” 
a sobrevivência tem muita teimosia 
Na aldeia atormentada Nadepiori «raio de nome, calha bem a lugarejo mal atamancado, que lugar feio de se viver, porque havia sempre algo que o vento rompia, arrancava e desancava», lugar onde «nunca ninguém fica muito tempo doente», porque «ninguém chega a velho», onde não há música «o vento rouba-nos as melodias no seu uivo furioso, mal abrimos a boca» terra de encruzilhada, de vendavais e pó, e verões escaldantes, homens e mulheres rudes, cruéis, vagueiam vulneráveis, enrodilhados em segredos e verdades amargas: Simão, Maria Angelina (um falcão), Maria Adelaide, Maria Armanda, Domingas, Maria Alzira, Maria Albinha, Maria Albertina, Constantino, Camilo, e muitos mais, são todos personagens de histórias de sofrimento, resiliência, sobrevivência, neste romance magistralmente construído.
procurando bem sempre se acaba encontrando, é nestas paragens que vagueia a alma 
No início assusta o intenso e estonteante ritmo da narrativa, as frases curtas e duras, a pontuação bizarra dos seis longos parágrafos (tantos quantos os capítulos do livro), mas logo, logo, a altíssima qualidade da escrita da autora nos arrebata. 

Repito-me: A imaginação de Ana Margarida de Carvalho não tem limites e a forma como combina as palavras não tem igual. Se a história não o agarrar nas primeiras páginas, não desista. 
Eu considero obrigatório ler Ana Margarida de Carvalho. Ler porque contar é impossível.
E mais não digo.
 
(“O Gesto Que Fazemos Para Proteger a Cabeça”, verso de um poema da poetisa polaca Wislawa Szymborska) 

O Gesto Que Fazemos Para Proteger a Cabeça, de Ana Margarida de Carvalho 
Relógio D’Água Editores, 2019 
255 págs.
(foto net)

12 comentários:

  1. .Acredito que seja um romance fascinante de ler.
    .
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Embora tenha aí muitas obras à espera dos olhos ficarem melhores, creio que tão depressa possa ir à Bertrand vou comprar o livro. Tenho lido tanto sobre ele. E há dias também vi e ouvi na TV.
    Abraço saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. A sobrevivência tem muita teimosia...

    Boa tarde de paz, querida amiga Teresa!
    Deve ser bom o romance pelas pinceladas que nos deu aqui.
    Tenha dias abençoados!
    Vamos lendo e nos enriquecendo.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. Ai...ai...ai...nem sei o que hei-de fazer, Amiga do coração; tenho tantos livros à minha espera e a certeza " mais que certa " ( sei que não se pode dizer isto...) que este livro agradar-me-ia muito; compro, não compro, eis a questao! E depois a pandemia e depois a pouca vontade de entrar numa livraria e depois este medo de sair de casa e encontrar o desgraçado do virus, Sabes, Teresa, nasci e vivi numa aldeia até ir para o Brasil, nuns tempos em que a miséria era muito grande e era minha vizinha, em casas que eu frequentava e onde via a " teimosia da sobrevivência ". " O gesto que fazemos para proteger a cabeça ", não precisei de o fazer e considero-me uma pequena priveligiada, mas assisti a muitas cabeças totalmente desprotegiadas onde a má sorte ou os deuses ou a vida...não sei... pareciam querer que tudo de mau lhes caisse em cima;
    mesmo assim, algumas dessas cabeças " chegaram a velhos " e eu admirei-lhes a coragem e resiliência Admirei-as, visitei algumas, acompanhei-as quando a vida as convidou a partir. Recordo muitas com saudade! Estás a ver? Quase que me caiu uma lágrima ao pensar na teimosia da sobrevivência em casas onde era feliz, brincando despreocupada. Também se brinca no meio da miséria, mas...não é fácil! Um abracinho daqueles bem apertadinhos e mil beijinhos. SAÚDE, Teresa linda!
    Emilia

    ResponderEliminar
  5. «...a forma como combina as palavras não tem igual»

    ResponderEliminar
  6. Escrita que me diz alguma coisa. Vou ver se alguém mo oferece:). Já tenho o último de Lobo Antunes prometido para o Natal.

    ResponderEliminar
  7. Puxa... que maravilhosa publicação.

    ResponderEliminar
  8. Conheço o verso. O livro não de Ana Margarida de Carvalho, não. Não consigo acompanhar tanta leitura, Teresa. Obrigada. Vou pô-lo na fila...
    Um grande beijo.
    Muita saúde e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  9. Teresa,
    Adorei a sugestão.
    Toda informação
    enriquece quem aqui vem.
    Bjins de boa nova semana
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma sugestão de leitura que registo com todo o agrado.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar