14 junho, 2019

Viajando e aprendendo: Resorts - dicas e sugestões!


Entre viagens mais voltadas para a descoberta de outros lugares, pessoas e culturas, feitas normalmente em grupo e com guia turístico, gostamos de escapadinhas para resorts em lugares paradisíacos, onde pouco mais fazemos que relaxar, conversar, ler, mergulhar no mar e nas piscinas, e rir muito, de tudo e de nada.
Gosto de andar todo o dia de chinelos, fato de banho e saídas de praia e caprichar à noite na maquilhagem e toilette. Geralmente começamos a noite no bar do hotel, jantamos num dos vários restaurantes, assistimos a algum espectáculo de música ou dança, passeamos e regressamos «cansados» ao quarto. Da discoteca fugimos sempre.
Resorts são, por norma, estâncias turísticas localizadas longe dos centros urbanos, razão pela qual garantem aos hóspedes comodidade, comida e bebidas (a qualquer hora do dia), actividades recreativas (ginástica dentro e fora da piscina, jogos, música, dança), desporto ao ar livre, ginásio, restaurantes informais e formais/cozinhas do mundo, que exigem reserva prévia (nós escolhemos e reservamos logo à chegada ao resort um restaurante diferente para cada jantar), muita animação.
Nós, sempre que possível saímos do resort. Num dia completo, ou apenas parte do dia,  em excursão organizada visitamos uma cidade próxima, ou apenas os dois num táxi do resort, vamos mergulhar no mar de uma praia próxima. O custo com qualquer saída do resort  nunca está incluído no pacote “all-inclusive”.
Lugares há em que é desaconselhada qualquer saída do resort. Jamaica foi um desses lugares. Visitar a violenta capital Kingston, jamais! 
O meu gosto por resorts resultou de uma primeira experiência fantástica. Outras se seguiram e, felizmente, o gosto tem aumentado. Confesso, sou adepta de resorts! Não é pelo "all inclusive" pois eu como pouco e bebo menos (comigo têm lucro), é por ter no mesmo lugar tudo o que gosto de usufruir nas férias: praia, piscina, actividades recreativas e muita diversão. Mais adeptos do que eu só os americanos. Porquê? Hum, hum... tente descobrir!
Em 2007,  estivemos no Vila Galé Marés Resort, localizado na praia de Guarajuba, Bahia - Brasil.
É pequeno, mas charmoso e a localização perfeita.
Saímos duas vezes: passámos um dia nas belas praias do Impassai e do Forte; outro em Salvador da Bahia (a 60 km do resort), onde visitámos algumas das muitas igrejas da cidade e percorrermos a pé o centro histórico, testemunho do Brasil colonial, Património Mundial da Humanidade.
Foi a nossa primeira experiência em resorts e gostei muitíssimo! Gostei tanto que voltaria todos os anos, mas... há outros para conhecer, diz o maridão.  Tem razão!









Em 2008 voámos para Cancun-Riviera Maya, no México. Ficámos instalados no  Ocean Coral & Turquesa Resort, um resort excepcional no Mar das Caraíbas. Recordo-me dos muitos mergulhos nas águas cristalinas, das muitas e animadas actividades recreativas e da excelência dos 6 restaurantes de cozinha italiana, caribenha e tradicional mexicana. Foi lá que aprendi a reservar os restaurantes logo à chegada ao resort.
Fizemos duas visitas: Chichén Itzá (a cerca de 200 km de Cancun), a cidade-templo construída pela civilização maia, considerada em 2007 uma das novas Sete Maravilhas do Mundo; Xel-Há (a cerca de 123 km de Cancun) um  impressionante parque aquático, conhecido como o maior aquário natural do mundo.
Em 2012 fomos até ao mar do Caribe e ficámos no Club Rotel Riu Ocho Rios, Ocho Rios, St. Ann - Jamaica.
De lá saímos para ir a uma feirinha próximo. Mas nem a extrema simpatia dos vendedores, nem o acessível preço dos "recuerdos" travaram o meu treme-treme no pouco tempo (que pareceu muito) que por lá andei.
Em 2015, o destino foi o Club Hotel Riu Funana, na Ilha do Sal - Cabo Verde.
Desta vez contámos com a companhia do meu filho, nora e da neta Carolina (a Madalena não era  nascida). Foi maravilhoso!
Num jipe demos a volta à ilha. E gostei do que vi em Ponta Preta, Murdeira, Monte Leão, Palmeira, Santa Maria e, claro, Espargos a maior cidade da Ilha do Sal.
Gostei da simpatia do pessoal do hotel, da excelente comida servida em vários restaurantes, da diversão diária, de aprender os passos básicos do funaná.
Não gostei do vento à noite, da água fria da piscina, do mar gelado e agitado. Ali banho só tomei de chuveiro. Verdade!
Não sei se voltarei a Cabo Verde...


Em 2018, festejámos o 70º aniversário do maridão no  fantástico resort Luxury Bahia Príncipe,  em Punta Cana - República Dominicana. 
Dentro do resort - uma bem organizada pequena cidade cheia de hóspedes e funcionários super simpáticos - há sete hotéis, totalmente independentes uns dos outros. É enorme mas ao segundo dia já não se estranha, antes se entranha. Para mim, é um amor p'rá vida toda.
Nós ficámos no Luxury Bahia Ambar Blue, hotel para adultos, mas tínhamos acesso aos equipamentos dos restantes hotéis. E conhecemos tudo!
Saímos deste magnífico resort para uma visita guiada a Santo Domingo, a encantadora capital e maior cidade da República Dominicana. Prometo um dia partilhar mais detalhes sobre esta visita.
Gostei muito da República Dominicana e deste resort em particular. Farei todos os possíveis e impossíveis para lá voltar. Haja saúde!
Curiosidades: cerca de 8.000 hóspedes por semana (não se dá por eles), durante todo o ano; 2.500 funcionários; 80% do que é servido no hotel (e que bom era tudo!) é produzido no país. Surpreendente, não?!
Se nunca esteve num "resort all inclusive", escolha um e compre já a viagem.
Na mala leve fatos de banho, saídas de praia, túnicas, shorts, chinelos, saco de praia (sem toalha dentro), toilettes para a noite, sandálias, um agasalho, artigos de higiene, protector solar, óculos de sol, livros e... basta!
Brinde à vida!

(Mais fotos das viagens ao Brasil, Cabo Verde, México e Jamaica aqui
Fotos da República Dominicana... um dia também lá estarão.)

31 comentários:

  1. Que lindas escolhas e gostei de ver o da Bahia, que tanto adoro! As praias do Forte e Imabassaí são lindas. Resorts com all-inclusive são ótimos e quando conseguimos boas promoções vale muito..Gostei de teu post! beijos, chica e lindo fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Chica!
      Quando puderes passa uns dias no Vila Galé Marés. Vais gostar e... voltar.
      Há um outro Vila Galé em Salvador, eu apenas vi por fora.
      Beijo, feliz fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Resorts podem ser lindos e confortáveis, mas quando estou passeando, gosto de estar em contato com o lado 'selvagem' da coisa, e também de morar em casas, como se fosse uma habitante local.
    Amei as fotos e as dicas.

    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto do que gostas, Ana.
      Mas, para mim os resorts são especiais - não me preocupo com nada, só desfruto de tudo! E tudo, em alguns casos é MUITO BOM!.
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Bom dia de paz, querida amiga Teresa!
    Assim que ja esteve no Brasil?
    Por coincidência, o unico resort que fui foi na Bahia também, em Porto Seguro.
    Passei meu penúltimo aniversário e, a noite, apos o jantar, todos no enorme salao cantaram parabens para mim. Foi um momento emocionante.
    A baiana trouxe o bolo... Com velinhas a apagar e tudo... Muito lindo!
    Na Bahia, tem um borogodo que a todos encanta...
    Vou ver as fotos todas.
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Roselia, já estive três vezes no seu grande e belo Brasil.
      Se não houver 3 sem 4, um dia aí nos encontraremos. Quem sabe!
      Resort em Porto Seguro. Faltou o nome, para eu anotar.
      Só posso imaginar, o seu sorriso encantando a Bahia.
      Beijo, luminoso fim-de-semana.
      (Ainda não disse, a sua nova foto do perfil é magnífica! Eu olho-a e sorrio também. Obrigada!)

      Eliminar
  4. Querida Teresa, podes não acreditar, mas os únicos banhos de mar e piscina que tomei foi em Riviera Maya, no resort Princess; o calor era tanto e as águas tão quentes que não saia da água. Nem no nosso Algarve, em geral em Vila Moura entro na água. Quanto à Bahia, conheci há uns 5 anos; vim de navio com o meu irmão e, numa paragem fiz a excursão ao centro de Salvador e fiquei desiludida, pois a sujeira era tamanha e os buracos tantos que fiquei triste. A Igreja do sr do Bonfim, sempre tão mostrada na tv, foi outra decepção; mas, infelizmente, como já disse muitas vezes, até a minha cidadezinha de Guaratinguetá, tão bonita e arrumada, quando para lá fui, hoje está um caco e dá-me tristeza, pois lá tive os meus filhos e vivi muitos anos. O Brasil regrediu bastante em estradas e manutenção das cidades; Como sabes, vou lá todos os anos e estou ansiosa por ver a minha Guaratinguetá ( reunião de garças brancas na lingua indigena ) arrumadinha como quando lá vivi. Teresa, ainda na conheci nada dos outros lugares que mostras; o facto de ter de ir todos os anos ao Brasil impede- me de viajar como gostaria, mas, não pode ser de outra maneira. Primeiro está a minha mãe. Um abraço muito, muito apertadinho e junto vai a minha grande amizade
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida amiga!
      Senti o mesmo que tu no centro de Salvador. E zonas houve que não nos foram mostradas. É pena que se deixe degradar um património como aquele.
      Emília, um dia conhecerás outros lugares. Enquanto Deus permitir, corre a mimar a tua mãe. Coisa boa!
      Abraços apertadinhos, e fim-de-semana carregado de beijinhos babados da Beatriz.

      Eliminar
  5. Uma reportagem muito interessante. Parece que agora é perigoso ir para a Republica Dominicana. Acabam de dizer na TV que há várias mortes misteriosas entre os turistas.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois do gosto que foi escrever e compartilhar a minha experiência na República da Dominicana... uma notícia que me incomodou por demais!
      Seis turistas, todos americanos, morreram súbita e misteriosamente. O FBI está a investiga. Aguardemos!
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  6. Muito se viaja por este blogue afora. Aproveite, Teresa. E bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto der e puder, aproveitarei sim!
      Bea, há prazeres que atenuam dores.
      Beijo, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  7. Adorei! Parece que viajo junto, estava esperando por uma postagem assim, até parece que não conheço o teu blog de viagens! As fotos estão lindas!
    Que lindinha ficou tua foto de perfil, menina! rssss.
    Beijo, querida amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, alegria!
      Gostaste da foto do perfil, gostaste? E quem foi que fez, quem foi?
      Pois claro, foi surpresa de uma amiga especial-virtual!!!
      Só falta mudar a cor da foto para os outros blogues. Se vires por aí a minha amiga, diz-lhe para o fazer.
      Amiga, o blogue das viagens está desactualizado. A preguiça não me deixa tratar as fotos. Acontece!
      Beijo, querida, e bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Já vi, ela mandou dizer para enviares mais fotos, vai mandar várias...Essa tá lindinha!
      beijinhos, alegria!

      Eliminar
  8. Sugestões de excelentes lugares, minha Amiga Teresa. Estou a imaginar-te, assim descontraída, de chinelos, à vontade… As férias são para isso mesmo…
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça, descontraída, de chinelos, à vontade, essa sou eu, até quando vou à "nossa" praia aqui ao lado.
      A bem dizer, ando à vontade desde que deixei de correr de manhã para Lisboa. Corria de saltos altos, imagina!
      Beijo, querida amiga, boa semana.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Obrigada, Isa!
      Por passares por aqui e pelas brilhantes dicas sobre moda.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  10. Teresa,
    Adorei passear nos seus passeios.
    Sugestões maravilhosas.
    Passear é viver sem as preocupações
    do dia a dia.
    Ótimo fim de semana.
    Bjins
    CatiahoAlc.
    http://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/
    https://frasesemreflexos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu adorei a tua companhia...
      Obrigada, Catiaho. Desculpa a minha ausência.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  11. Excelente reportagem e sugestões.
    Também eu adoro viajar e há realmente resorts espectaculares.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já percebi que adoras viajar e escolhes bem os destinos.
      Saúde, Maria, para que não pares.
      Beijo, feliz semana.

      Eliminar
  12. Tenho a sorte de conhecer muitos e em muitos locais do Planeta.
    Sabe sempre bem.
    Beijo, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só posso imaginar por onde já andaste...
      Aceito sugestões.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  13. Boa tarde, excelentes sugestões, conheço alguma coisa, razão para gostar mais das ilhas barreira do meu Algarve.
    A nova foto de perfil é linda.
    AG

    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, António!
      O nosso Portugal é lindo, mas há mais mundo para conhecer.
      A foto do perfil foi um miminho de uma amiga virtual.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar

  14. Nunca estive num resort... mas gostava de um dia poder experimentar a sensação! 🙂
    O meu marido já teve oportunidade de ir uns dias de férias (proporcionadas pela empresa onde trabalha) para Cabo Verde, precisamente para o "Club Hotel Riu Funana, na Ilha do Sal".
    Gostou imenso da experiência pelo descanso e convívio que um local paradisíaco como aqueles (onde nunca falta nada) lhe proporcionou. Mas, ele acabou por me confirmar a ideia que eu já tinha sobre esses espaços: é tudo artificial... e para quem viajar com o objectivo de "conhecer mundo", só se salvam as tais saídas à descoberta dos locais mais próximos onde a "vida real" acontece.

    Gostei de viajar contigo... e volto mais tarde para embarcar contigo nas tuas viagens.

    Beijinhos prometidos
    (^^)

    P.S. quanto ao vento desagradável que sentiste, conforme explicaram ao meu marido, isso foi muito bom... porque nas épocas em que não há esse vento incomodativo... há algo muito pior: mosquitos!! 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que sempre que possível nós saímos do resort. Para vermos o que está para lá desse "artificial". Sou louquinha por resorts, ponto!
      Clara, tens de experimentar. Se aceitas a minha sugestão, começa pelo Vila Galé Marés. A localização é excelente, é pequeno, é acolhedor e não falta alegria brasileira. Vais amar!
      Cabo Verde para mim, já foi! Sem mosquitos, mas com baratas.
      Beijinhos viajados.

      Eliminar
  15. Querida Teresa

    Uma maravilha este teu post. Uma forma de viajar em segurança e com tudo incluído, uma boa organização, pessoas para nos apoiarem. Isso é fantástico quando passamos férias em destinos que fogem um pouco do nosso modo de vida habitual, não é verdade? Os resorts são realmente a melhor forma de o fazer. As fotos são lindas, muito bem tiradas. Pareces uma profissional.:) Hei-de voltar para as ver todas.

    Muito obrigada, minha amiga. Gostei imenso desta tua reportagem, feita com amor.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga, pelas palavras que me deixaram babada.
      Tu viajas comigo e eu... aprendo contigo. Muito!
      Beijo.


      Eliminar